| Em 23/09/2016

UEMS vai oferecer especialização em segurança pública

Um convênio assinado no dia 21 entre a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) e a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) vai proporcionar dois cursos de pós-graduação para oficiais da Polícia Militar.

O primeiro curso de pós-graduação lato sensu em Planejamento, Inteligência e Liderança na Segurança Pública será destinado a Majores e Tenentes; já o segundo será de pós-graduaçãolato sensu em Ciências Policiais e Gestão em Segurança Pública que atenderá aos capitães. Cada curso oferecerá 40 vagas e na unidade da UEMS em Campo Grande.
Para o reitor da UEMS, professor doutor Fábio Edir Santos Costa é uma honra para Universidade realizar o curso e desta maneira estar servindo à sociedade. “Quem ganha com esse convênio é a população que com certeza terá uma polícia mais preparada e qualificada”, afirmou Fabio Edir.

 

 

[cml_media_alt id='10860']sejusp_2[/cml_media_alt]

O diretor-presidente da Fundect, Marcelo Augusto Santos Turine explicou que a articulação e a gestão do convênio foram realizadas pela Fundação. “Nosso objetivo é colocar a educação, a ciência, a tecnologia e a inovação a disposição da Segurança Pública do Estado, através de convênios como este”, enfatizou Turine.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa afirmou estar muito satisfeito com a parceria com a UEMS, que já proporcionou a realização do curso de pós-graduação lato-sensu em Segurança Pública com Ênfase em Políticas Estratégicas e Alto Comando, que está em andamento. “Essa parceria é um avanço muito importante. Historicamente quando nossos policiais recebiam capacitação, eles tinham que abandonar o estado. Hoje estamos tendo a oportunidade de formar nossos policiais em nosso estado”, explicou José Carlos Barbosa, que ainda completou: “Se temos um centro de formação de excelência em nosso estado, como é a UEMS, porque não compartilharmos para capacitação de nossa corporação?”

Outras parcerias

Durante a assinatura o convênio, o reitor da UEMS, professor Fábio Edir Santos Costa adiantou que até o final do ano será assinado um novo convênio com a Sejusp para criação de um curso de linguística para oficias da Polícia Militar.

Outra proposta da Universidade é a criação de uma Escola de Formação de Oficiais em Mato Grosso do Sul, onde seriam capacitados soldados e sargentos, com curso tecnológico em Segurança Pública. “Esse curso já está aprovado em nossos colegiados e temos a possibilidade de colocá-lo em prática, reafirmando nosso compromisso com a sociedade sul-mato-grossense e colocando a nossa Universidade a disposição da qualificação da Policia Militar”, enfatizou Fabio Edir.

Estavam presentes na assinatura do convênio o comandante da PM, Coronel Jorge Edgard Júdice Teixeira, o subcomandante Geral da PM, coronel Francisco Assis Ovelar, o secretário adjunto da Sejusp, delegado Antônio Carlos Videira, o superintendente de Segurança Pública, Coronel Deusdete Oliveira Filho, o diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PM, Tenente Coronel Paulo Rogério de Carvalho Silva, o presidente da Associação dos Oficiais Militares Estaduais de MS (AOFMS), coronel Alírio Villasanti Romero, o Pró Reitor de Administração e Planejamento da UEMS, Márcio de Araujo Pereira e o coordenador dos cursos que serão oferecidos pela UEMS, professor doutor Wander Matos Aguiar.

Os editais com as informações sobre os cursos de pós-graduação em Planejamento, Inteligência e Liderança na Segurança Pública e em Ciências Policiais e Gestão em Segurança Pública serão publicados na próxima semana, no Portal da UEMS.

Fonte: Emmanuelly Castro –  Ascom UEMS

Leia também

Em 19/05/2025

Divulgado o resultado da Chamada do Programa de Ações Marie Sklodowska-Curie Intercâmbio de Pessoal 2024

O programa de Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA) publicou, na terça-feira (6), o resultado da Chamada – Marie Skłodowska-Curie Intercâmbio de Pessoal 2024, vinculada ao programa europeu de apoio à Pesquisa e Inovação Horizon Europe, que conta com o apoio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). Entre as ações apoiadas pelas […]

Em 19/05/2025

Projeto Lietro: Acessibilidade e Inclusão na Educação do DF

A inclusão e acessibilidade é um desafio que está no centro de uma iniciativa pioneira da Universidade de Brasília (UnB), com fomento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF).  O projeto Lietro está transformando a educação para crianças e adolescentes com dificuldades de comunicação e aprendizado. A iniciativa busca tornar as escolas mais inclusivas […]

Em 16/05/2025

Pesquisa apoiada pela Fapesq destaca a importância em refletir e agir contra o racismo na infância

Projeto de pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) mapeou, analisou e propôs caminhos para o enfrentamento do racismo nas práticas educativas voltados, sobretudo, à formação de profissionais da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, no estado da Paraíba. A pesquisa integrou o Programa Primeiros Projetos – PPP, com apoio do Governo […]

Em 15/05/2025

Com mais de R$ 107 milhões, Governo de Santa Catarina apoia a formação de novos mestres, doutores e pós-doutores

O incentivo do Governo de Santa Catarina à formação de mestres, doutores e pós-doutores para colaborar com o desenvolvimento do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) do Estado ultrapassou R$ 107 milhões com o lançamento de três editais pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) nesta semana. […]