A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict-RS) lançou, na segunda-feira (4/12), o Observatório da Inovação RS, que tem a participação da Fapergs, sendo uma nova ferramenta que concentra dados relevantes para o ecossistema gaúcho. Durante evento na Sala de Recitais da Casa da Ospa, em Porto Alegre, foram apresentados os principais indicadores e conteúdos disponíveis no Observatório.
O diretor de Conhecimento para Inovação, Ciência e Tecnologia da Sict-RS, Diego Moraes, explicou que o Observatório foi desenvolvido ao longo do ano e se trata de um produto vivo, a ser aprimorado continuamente com a inserção de novas informações. “Queremos que todos os envolvidos com o ecossistema de inovação conheçam esta ferramenta, para que possam tomar decisões pautados em dados e divulgar para outras pessoas. Dessa forma, poderemos dar cada vez mais transparência para as ações do governo”, pontuou.
A página do Observatório é dividida em duas abas: Sobre, que descreve os objetivos e as fontes de dados, e o Painel, que abre a ferramenta de dados feita no Microsoft Power BI. O material do Painel abrange quatro pilares: Indicadores de Inovação (dados sobre recursos humanos, políticas públicas, inovatividade, impacto, obstáculos e empreendedorismo), Ambientes de Inovação (incubadoras, NITs, parques tecnológicos, ICTs, aceleradoras e centros de inovação), Indicadores de Pesquisa (P&D empresarial, formação e produção científica, áreas de pesquisa e investimento em pesquisa) e Programas da Sict (Inova RS, Techfuturo, Educar para Inovar e Consulta Popular).
O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (Fapergs), Odir Dellagostin, também enfatizou a importância do Observatório para a transparência das ações do governo. “As pessoas podem ver para onde estão indo os recursos públicos, por exemplo. Temos ali diversos dados sobre os projetos aprovados em editais da Fapergs: as áreas de atuação, as instituições, as regiões, os valores concedidos. Ainda vamos incluir dados de empresas, que tem sido outro foco nos últimos anos”, afirmou.
Na ocasião do evento anual do Inova RS, estavam presentes a secretária da Sict-RS, Simone Stülp, o secretário adjunto, Raphael Ayub e diretores da Fapergs e da Sict-RS.
Acesse o Observatório da Inovação RS aqui.
Fonte: FAPERGS (Por: Asscom/Sict-RS e Fapergs, com adapatações)
SIGA O CONFAP NAS REDES SOCIAIS: