O Seminário de Avaliação Final do Programa de Pesquisa do SUS – PPSUS, uma parceria do Governo Federal com a Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia – Sesau, e coordenado pelo Ministério da Saúde – MS, aconteceu nos dias 15 e 16, em Porto Velho-RO. A Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia – Fapero foi a responsável por realizar as chamadas públicas, investir e contratar projetos de pesquisadores. Foram avaliadas e discutidas as apresentações de vários cientistas da região. O evento reuniu entidades e representantes da saúde do SUS.
O objetivo central do seminário foi elencar os problemas de saúde ou o próprio funcionamento do SUS, que são prioridades na região, e contratar pesquisadores habilitados para estudarem sobre a problemática e apresentar um produto com resoluções que beneficiem a qualidade de vida da população. A coordenadora nacional do PPSUS, Dra. Marge Tenório falou sobre a importância do programa para Rondônia e destacou que, “abrange os pesquisadores da própria região da chamada, além de fomentar a pesquisa para que diminuam os agravos da saúde e melhorem os atendimentos no SUS. Também faz com que a ciência e tecnologia em saúde do Estado sejam alavancadas”, salientou.
O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha ressaltou sobre a relevância da ação. “A gestão do Estado está empenhada em continuar investindo na ciência para o melhor desenvolvimento no âmbito do SUS em Rondônia, valorizando os profissionais e pesquisadores locais e beneficiando a população rondoniense”, disse.
Estiveram presentes no evento, os representantes do Ministério da Saúde, Dra. Marge Tenório; coordenador-geral do Programa de Pesquisa em Agropecuária e Biotecnologia CGSAU/DABS/CNPq Dr. Gilberto Ferreira de Souza; o presidente da Fapero, Paulo Renato Haddad; o diretor científico da Fapero, Marcos Vinicius Rivoiro; além do próprio secretário de Saúde.
A banca de avaliadores do PPSUS representando a Sesau, foi composta pelas servidoras do Centro de Educação Técnico Profissional da Área da Saúde de Rondônia – Cetas/RO, Dra. Marcela Milrea Araújo Barros e Mestre Geysa Maria Malaquias do Nascimento Lemke.
Fonte: FAPERO (Por: Lara Lívia/Secom – Governo de Rondônia)
SIGA O CONFAP NAS REDES SOCIAIS: