Na última quarta-feira, 21, aconteceu a interiorização das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Sergipe (SNCT) nos municípios de Lagarto e Itabaiana. Alunos de escolas públicas apresentaram projetos do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBICjr) mostrando a importância da inserção da ciência e tecnologia na educação básica.
Um dos projetos apresentados é da estudante do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Rafaela dos Santos, que desenvolveu, junto com o professor Sílvio Santos, o projeto “Célula Game”, que permite ao estudante entender mais sobre as células jogando através do computador.
“Todo ano o meu professor nos motiva a fazer algo diferente na sala de aula, então, esse ano a gente precisava falar sobre as organelas usando a criatividade. A partir daí fizemos um jogo que tem a maquete com todas as organelas da célula que interage com o computador. Isso ajuda muito porque a disciplina de Biologia tem pouco material didático”, explicou a estudante Rafaela.Já os alunos do Colégio Estadual Vicente Machado Menezes, no município de Itabaiana, apresentaram um projeto sobre a história de Maria Thétis Nunes. “Poucas pessoas sabem quem foi Maria Thetis e para isso estamos fazendo o levantamento de toda a biografia publicada por ela. São mais de 20 livros contando a história dessa mulher que foi a primeira diretora do Atheneu. Nós queremos que as pessoas a vejam além da estátua. O projeto está na linha de divulgação de intelectuais sergipanos”, destacou o coordenador do projeto Anderson da Silva Almeida.
Importância do PIBICjr
A professora da Escola Estadual Abelardo do Rosário Tobias Barreto, Vanessa Paloma Alves, afirma que o PIBICjr tem contribuindo para a formação científica dos estudantes do ensino médio. “O PIBICjr é muito importante porque é um dos primeiros contatos que os alunos têm com a ciência. Esse incentivo, apesar de ser uma bolsa, vai além de uma contribuição financeira e faz com que os alunos mergulhem no conhecimento. Eles passam a romper as paredes e os muros da escola”.
A coordenadora da SNCT em Sergipe, professora Sônia Menezes, também destacou a importância do programa para as escolas públicas. “O objetivo da SNCT é despertar a produção científica. O tema da SNCT é Luz, Ciência e Vida e quando vocês estão pesquisando e produzindo ciência vocês estão contribuindo para a vida e trazendo luz para a escola. Os alunos que participam do PIBICjr certamente eles tendem a seguir na trajetória científica”
Fonte: Assessoria de Comunicação da FAPITEC