| Em 01/07/2021

Protótipos desenvolvidos no Centelha Amapá são apresentados em workshop

O programa estimula a geração de novas ideias e a disseminação da cultura do empreendedorismo inovador. (Foto: Rafael Aleixo/Fapeap)

As 15 startups participantes do Programa Centelha Amapá apresentaram na sexta-feira, 25/6, os resultados parciais de seus projetos. O workshop “Mudanças exigem inovação; e inovação leva ao progresso, Amapá do futuro” avaliou a funcionalidade dos protótipos em desenvolvimento durante os primeiros 6 meses de contratação.

O objetivo do Centelha é estimular o empreendedorismo inovador, por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos, como bens e/ou serviços, ou de processos inovadores.

As participantes do programa, Isabela Santos e Natália Lima, apresentaram o projeto Tecdron: soluções em inspeção de engenharia. A startup utiliza drones e outras ferramentas tecnológicas para mapeamentos, levantamentos topográficos, planos diretores, entre outros.

“Através do programa que desenvolvemos será possível o levantamento de informações fundamentais para projetos de construções diversas, como escolas e feiras, por exemplo. Com resultados em 3D, será possível ter mais dados e com melhor precisão na realização de projetos de construções”, explicou Isabela Santos.

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com contrapartida do Governo do Estado do Amapá disponibilizaram R$ 800 mil na atual edição do Centelha-AP. As startups aprovadas são de várias áreas como: tecnologia social, realizada virtual, química e novos materiais, inteligência artificial e automação.

O representante da Finep, Marcelo Camargo, lembrou durante o evento que o Amapá foi pioneiro no lançamento do programa na região Norte. “O Amapá foi o primeiro a lançar o programa na região, o que despertou o interesse dos demais estados também. Gostaria de agradecer todo o apoio dado pelo Governo do Estado e parabenizar os nossos participantes locais pelos excelentes resultados apresentados”, disse Marcelo Camargo, da Finep.

De acordo com a diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap), Mary Guedes, a apresentação dos resultados preliminares do programa é fundamental para a continuidade do programa.

“O Centelha apoia, por meio da concessão de recursos de subvenção econômica, a geração de empresas de base tecnológicas, a partir da transformação de ideias inovadoras, em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do estado do Amapá. Em breve, um novo edital será lançado para contemplar outras ideias inovadoras”, explicou a diretora da Fapeap.

No evento, os representantes de cada startup tiveram a oportunidade de apresentar seus protótipos desenvolvidos, nesta etapa da qualificação dos produtos como parte da Etapa 5 do programa.

As startups terão ainda um conjunto de atividades com orientações e suporte para que os empreendedores possam desenvolver suas empresas e aplicar os recursos recebidos da subvenção da melhor forma, potencializando as chances de sucesso do empreendimento.

Mais informações sobre o programa podem ser acessadas em: www.programacentelha.com.br/ap ou www.fapeap.portal.ap.gov.br.

Sobre

O programa é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operada pela Fundação CERTI e executado no Amapá pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap).

 

Fonte: FAPEAP (Por Rafael Aleixo/Ascom-Fapeap)

 

SIGA O CONFAP NAS REDES SOCIAIS:  

    

Leia também

Em 18/09/2024

Fapern apoia: Lançamento de livro sobre Desertificação na Bacia do Apodi-Mossoró

Na terça-feira (10), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi palco do lançamento do livro “Suscetibilidade à Desertificação na Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró”. O evento ocorreu durante a Aula Magna do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (Plandites), no campus de Pau dos Ferros, e destacou […]

Em 18/09/2024

Funcap lança em parceria com a Finep edital do Programa Tecnova/CE III

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), órgão vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), lançou no dia 11 de setembro, o edital nº 10/2024 – Tecnova/CE III. Realizado em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Governo Federal, ele tem […]

Em 18/09/2024

Programa Ganhando o Mundo da Ciência abre inscrições para mobilidade acadêmica no Japão

Estão abertas, até o dia 15 de outubro, as inscrições para o Programa Ganhando o Mundo da Ciência para mobilidade acadêmica na Universidade Provincial de Kyoto (KPU), no Japão. São até duas vagas para estudantes de graduação e até duas vagas para pós-doutorado. A iniciativa é resultado do acordo de cooperação assinado entre a Fundação Araucária, Secretaria […]

Em 18/09/2024

FAPEMIG assina acordo de cooperação científica com a FAPESP

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) firmaram um acordo de cooperação científica e tecnológica que irá viabilizar o lançamento de chamadas futuras, o apoio a projetos, programas e outras iniciativas até setembro de 2029. O documento […]

Em 13/09/2024

Mais pesquisadores mineiros serão beneficiados com bolsas de produtividade

Em agosto, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) assinaram novo Acordo de Cooperação Técnica com foco nas Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ). A parceria foi anunciada durante o seminário em comemoração aos 39 anos da FAPEMIG, realizado no último dia 28. Por […]

Em 12/09/2024

Metodologia permite testar de forma remota a mobilidade e a força muscular de idosos com demência

Pesquisa conduzida na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) mostrou que é possível adaptar testes de mobilidade funcional e de força muscular para que sejam realizados no ambiente doméstico, de forma remota. A proposta é atender pessoas idosas com demência por telessaúde, a partir de um protocolo que envolve o treinamento de cuidadores e a […]