| Em 19/04/2023

Projetos científicos e estratégias para programas de pós-graduação são avaliados no Amapá

(Foto: Kelison Neves – FAPEAP/Setec)

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap) realizou na quinta-feira (13) e sexta-feira (14), o “Seminário de Avaliação do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação: Parcerias Estratégicas nos Estados”, voltado para acadêmicos, professores, mestres e doutores de todas as áreas de conhecimento. A  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Universidade Federal do Amapá (Unifap) são parceiras no evento.

O Seminário teve como objetivo avaliar  o desempenho de projetos científicos que resultam em bolsas de pós-graduação. Com os dados, a ideia é elaborar estratégias para fortalecer a formação qualificada de recursos humanos e o desenvolvimento de programas de pós-graduação emergentes ou em consolidação no Amapá.

“Estamos fazendo a avaliação parcial desses projetos, o que inclui a apresentação de todas as pesquisas que estão sendo feitas por 88 bolsistas da Capes. Eles estão apresentando o andamento dos estudos realizados na Unifap e em outras instituições de nível superior”, explicou o coordenador Científico e Tecnológico da Fapeap, Luís Takiyama.

Uma das pesquisas apresentadas foi a da Neliane Freitas, de 30 anos, formada em Licenciatura em Informática pelo Instituto Federal do Amapá (Ifap), e que, desde 2021, é bolsista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unifap. O objeto de estudo da pesquisadora é a valorização da identidade quilombola.

Neliane Freitas, bolsista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unifap. (Foto: Kelison Neves – FAPEAP/Setec)

“Esse projeto surgiu no quilombo do Curiaú, através de uma atividade em sala de aula, com alunos do ensino infantil, onde eles tinham que pintar o personagem com o qual se identificavam. Tinha três personagens: o negro, o indígena e o não-negro. Todas crianças que pintaram escolheram o não-negro, uma situação que chamou a atenção porque a atividade foi realizada em uma escola quilombola”, destacou a bolsista Neliane Freitas.

Com a bolsa de estudos obtida por meio do Capes, Neliane tem conseguido ampliar e aprimorar a pesquisa desenvolvida sobre a valorização da identidade quilombola, avanços que ela fez questão de ressaltar durante o evento avaliativo.

“O seminário é muito importante não só para avaliar o desempenho das pesquisas realizadas, mas também serve para dar visibilidade aos estudos que estão sendo produzidos. É a oportunidade para que nós, pesquisadores amazônidas, possamos mostrar para todo o mundo o que sabemos e pesquisamos sobre a Amazônia”, pontuou Neliane.

De acordo com a Capes, que é a instituição responsável por fomentar a pós-graduação no país, o Amapá tem desempenhado um bom trabalho tanto no que se refere às pesquisas realizadas quanto à oferta de bolsas que viabilizem o aperfeiçoamento de profissionais de nível superior.

“Em 2020, por meio do edital do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação nos estados, a Fapeap teve 4 projetos selecionados, a maior quantidade possível, praticamente conseguiu a concessão da totalidade de bolsas e, desde então, vem executando um excelente trabalho para elevar a qualificação de pesquisadores no estado”, frisou coordenador geral de Fomento às Ações Estratégicas da Capes, Julio Piffero.

Para a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec/AP), a avaliação do desempenho de estudos e pesquisa é fundamental para que o Governo do Amapá tenha condições de continuar avançando com o desenvolvimento do estado.

“O objetivo do nosso governador, deste governo e da secretaria, é fazer com que a gente diminua a distância entre geração de conhecimento e geração de inovação e empreendimentos a partir de pesquisas. Com o evento de hoje, a gente espera avançar mais para atingir essa meta”, ressaltou o gestor da Setec/AP, Edivan Barros.

 

Fonte: FAPEAP (Por: Kelison Neves/Ascom Fapeap, com modificações)

 

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