| Em 16/06/2021

Programa Peiex/AP encerra ciclo de atividades com 50 empresas amapaenses certificadas para exportação

Evento de certificação ocorreu de forma virtual e contou com a participação de representantes da Apex-Brasil, do Governo do Amapá, da FAPT e de  instituições de pesquisa e do setor econômico. (Imagem: reprodução)

As 50 empresas amapaenses participantes do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) já estão certificadas para atividades de exportação. O evento de encerramento deste ciclo do programa ocorreu na sexta-feira, 11, de forma virtual. O núcleo do Peiex foi lançado em 2019 no Amapá, com o objetivo de fortalecer o ambiente inovador e exportador do Estado, colocando o programa como ferramenta para a interlocução das cadeias locais de desenvolvimento com as cadeias globais.

A realização do programa é da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) que tem atuado em Macapá, sob a gerência do Governo do Estado através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap).

Para a coordenadora de qualificação da Apex-Brasil, Rita de Cássia, o programa cumpriu seu papel no Amapá, qualificando de forma competente as empresas participantes. “Agradecemos aos parceiros no Amapá, como o Governo do Estado pelo apoio, e parabenizo a equipe do nosso núcleo local que foi essencial para o desenvolvimento das atividades de qualificação. Temos um compromisso de continuar atuando no Amapá através da instalação de um novo polo até o fim do ano”, informou a coordenadora.

A relação Governo, mercado e academia foi fundamental para a execução do programa, como explica o secretário de Ciência e Tecnologia do Amapá (Setec), Rafael Pontes, que representou o governador Waldez Góes no evento. “O Governo cumpre mais uma vez o seu papel de conectar instituições e setores através de programas como o Peiex, que qualificou 50 empresas locais para o mercado global, ajudando a alavancar o desenvolvimento do Estado”, enfatizou o secretário Pontes.

Localização das empresas participantes do Peiex/AP nos munícipios do Amapá (Imagem: reprodução)

De acordo com dados divulgados pela Comex Stat, o Amapá é o 22º no ranking de maiores exportadores do Brasil. Apenas em 2019, foram exportados US$ 261 milhões em produtos, sendo o Porto de Santana a principal via de escoamento.

A diretora-presidente da Fapeap, Mary Guedes, destacou a importância da parceria entre o Governo e a Apex-Brasil, que é vinculada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), do Governo Federal. “A parceria foi fundamental para a execução do programa, que atendeu vários setores, em diversos municípios, e possibilitou a habilitação para a exportação das empresas participantes, fortalecendo o ambiente exportador do Amapá”, destacou a diretora-presidente da Fapeap.

Nos atendimentos, houve a participação de empresas voltadas aos setores de produtos e de bens e serviços, com destaque para alimentos e bebidas com 18 empresas atendidas e, em seguida, às voltadas à cadeia do açaí com 10 atendimentos. Boa parte dos atendimentos ocorreram na região metropolitana com 37 em Macapá e 6 em Santana. Em seguida veio Laranjal do Jari com 3 e Mazagão, Calçoene, Porto Grande e Oiapoque com um atendimento cada.

Números do Núcleo Peiex do Macapá-AP (Imagem: reprodução)

Sobre o Peiex

Peiex é oferecido pela Apex-Brasil para as empresas brasileiras iniciarem o processo de exportação de forma planejada e segura. O programa é implementado em todas regiões do país, por meio de parcerias da Apex-Brasil com instituições locais de ensino e pesquisa, como universidades, parques tecnológicos ou fundações de amparo à pesquisa, além de federações de indústria.

Para mais informações acesse: portal.apexbrasil.com.br/qualifique-sua-empresa-peiex ou mande e-mail para: apexbrasil@apexbrasil.com.br.

 

Fonte: FAPEAP (por Assessoria de Comunicação da Fapeap com adaptações)

 

SIGA O CONFAP NAS REDES SOCIAIS:  

    

Leia também

Em 18/09/2024

Fapern apoia: Lançamento de livro sobre Desertificação na Bacia do Apodi-Mossoró

Na terça-feira (10), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi palco do lançamento do livro “Suscetibilidade à Desertificação na Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró”. O evento ocorreu durante a Aula Magna do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (Plandites), no campus de Pau dos Ferros, e destacou […]

Em 18/09/2024

Funcap lança em parceria com a Finep edital do Programa Tecnova/CE III

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), órgão vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), lançou no dia 11 de setembro, o edital nº 10/2024 – Tecnova/CE III. Realizado em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Governo Federal, ele tem […]

Em 18/09/2024

Programa Ganhando o Mundo da Ciência abre inscrições para mobilidade acadêmica no Japão

Estão abertas, até o dia 15 de outubro, as inscrições para o Programa Ganhando o Mundo da Ciência para mobilidade acadêmica na Universidade Provincial de Kyoto (KPU), no Japão. São até duas vagas para estudantes de graduação e até duas vagas para pós-doutorado. A iniciativa é resultado do acordo de cooperação assinado entre a Fundação Araucária, Secretaria […]

Em 18/09/2024

FAPEMIG assina acordo de cooperação científica com a FAPESP

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) firmaram um acordo de cooperação científica e tecnológica que irá viabilizar o lançamento de chamadas futuras, o apoio a projetos, programas e outras iniciativas até setembro de 2029. O documento […]

Em 13/09/2024

Mais pesquisadores mineiros serão beneficiados com bolsas de produtividade

Em agosto, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) assinaram novo Acordo de Cooperação Técnica com foco nas Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ). A parceria foi anunciada durante o seminário em comemoração aos 39 anos da FAPEMIG, realizado no último dia 28. Por […]

Em 12/09/2024

Metodologia permite testar de forma remota a mobilidade e a força muscular de idosos com demência

Pesquisa conduzida na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) mostrou que é possível adaptar testes de mobilidade funcional e de força muscular para que sejam realizados no ambiente doméstico, de forma remota. A proposta é atender pessoas idosas com demência por telessaúde, a partir de um protocolo que envolve o treinamento de cuidadores e a […]