| Em 16/04/2024

Programa da Faperj está entre finalistas do prêmio Faz a Diferença

Jorge Belizário, coordenador do programa Jovens Talentos, financiado pela Faperj – (Foto: Felipe Corrêa)

O professor Jorge Belizário, coordenador do programa Jovens Talentos, é um dos finalistas do prêmio Faz a Diferença do jornal O Globo. Indicado na categoria Ciência e Saúde, professor Belizário trabalha, incansavelmente, há 23 anos, tendo beneficiado mais de 11 mil estudantes. A escolha dos finalistas é pelo voto popular. A votação ocorrerá até o dia 28 de abril, no site https://oglobo.globo.com/premio-faz-diferenca/noticia/2024/04/13/premio-faz-diferenca-2023-os-finalistas-na-categoria-ciencia-e-saude.ghtml.

Financiado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e executado pela Fundação Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), vinculadas à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, o programa Jovens Talentos está presente em mais de 70 escolas e universidades de 39 municípios fluminenses.

Instituído em 1999, o Jovens Talento é um programa de pré-iniciação científica, pelo qual estudantes, entre 15 e 18 anos, da rede pública do Ensino Médio e profissional de todo o estado, têm a oportunidade de vivenciar a prática científica. Todos os jovens selecionados no Jovens Talentos recebem da Faperj uma bolsa no valor de R$ 300,00, a título de ajuda de custo, durante todo o período de participação no programa, que é de 18 meses.

O programa contempla 37 áreas do conhecimento, incluindo desde temas de pesquisa básica de laboratório até pesquisa de campo com atividades em parques como o Paleontológico de Itaboraí e os Sítios Arqueológicos de Angra dos Reis e Paraty.

As parceiras do programa Jovens Talentos são com instituições como a UFRJ, Uerj, UFF, UniRio, Fiocruz, universidades Estadual do Norte Fluminense, Federal Rural do Rio de Janeiro, a Católica de Petrópolis, a de Vassouras, Valença, a da Serra dos Órgãos, Eletronuclear, e várias unidades dos Institutos Federais Fluminense como de Bom Jesus, de Campos, Itaperuna, Cabo Frio, Guarus, Cambuci, Maricá, Paulo de Frontin, Paracambi, Volta Redonda, Resende, Nilópolis, Mesquita; Rede Cefet, Colégio Pedro II e várias escolas da SEEDUC, entre outros.

Com política de acessibilidade, o programa conta com jovens indígenas Guarani, da Aldeia Sapukaí em Bracui. Além disso, o Jovens Talento tem parcerias com o Instituto Nacional de Surdos, o Instituto Benjamin Constant e a APAE, para inclusão de estudantes surdos, cegos e com outras deficiências. Em uma ação pioneira, o programa inseriu jovens detentos do Presídio Evaristo de Morais Filho, na Quinta da Boavista. A participação desses detentos no programa tem servido para redução da pena dos mesmos. A cada cinco dias de atuação, há menos um dia de pena, além da progressão da pena para regime semi-aberto ou condicional.

Fonte: FAPERJ (Por: Claudia Jurberg/ Ascom Faperj)

Leia também

Em 05/05/2025

Pesquisa na área de hipertensão leva à formulação de tônico contra a calvície

Robson Augusto Souza dos Santos, pesquisador do Departamento de Fisiologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB/UFMG), é categórico quando começa a contar sua trajetória. “Dificilmente você se senta na bancada e fala: eu vou inventar um medicamento! Isso vem como consequência. Vem com o interesse por um processo, peptídeo […]

Em 02/05/2025

Com apoio da Fundect, campo experimental avalia sustentabilidade agrícola na Rota Bioceânica em Porto Murtinho

Projeto de pesquisa liderado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está avaliando a sustentabilidade de diferentes culturas para recuperação de pastagens degradadas em Porto Murtinho (MS), município estratégico na Rota Bioceânica. A iniciativa é resultado da criação da primeira Unidade Experimental de Pesquisa da rota, com investimento de R$ 1,5 milhão da […]

Em 01/05/2025

Dispositivo inovador garante eficácia na odontologia a pacientes com deficiência ou comportamento difícil

A saúde bucal de pessoas com deficiência e/ou comportamento difícil apresenta muitos desafios, especialmente quando se trata da realização do atendimento odontológico e manutenção da saúde bucal, de forma adequada e segura. Com o objetivo de solucionar esse problema, a pesquisadora e cirurgiã-dentista Ana Cecília Moreira desenvolveu o Abreboca, dispositivo inovador destinado a abrir – […]

Em 30/04/2025

Investimentos em inovação e tecnologia no agro aéreo vai impactar em ganhos e menos acidentes fatais

Com o objetivo de alcançar avanços na tecnologia aeronáutica paranaense, foi lançado na sexta-feira (25), o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Aeronaves de Pequeno Porte. O foco inicial das pesquisas é o avião agrícola de pulverização não tripulado. O projeto visa, inicialmente, o voo remotamente pilotado do AgroVANT (uma aeronave de pulverização agrícola, […]