| Em 18/10/2023

Pesquisas sobre a qualidade das águas superficiais e subterrâneas têm o apoio da Fapero

As pesquisas realizadas são de grande importância e retorno à sociedade. (Foto: LABLIM/UNIR Ji-Paraná).

O Laboratório de Limnologia e Microbiologia – Lablim, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em Ji-Paraná, desenvolve importante pesquisa em Águas Superficiais e Subterrâneas. As pesquisas desenvolvidas realizam o monitoramento e a avaliação da qualidade das águas que são fatores primordiais para a adequada gestão dos recursos hídricos, permitindo a caracterização e a análise de tendências em bacias hidrográficas, sendo essenciais para várias atividades de gestão, tais como: planejamento, outorga, cobrança e enquadramento dos cursos de água.

O Governo de Rondônia, por intermédio da Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento à Ciência e a Pesquisa – Fapero, é parceiro institucional do Grupo de Pesquisa em Águas Superficiais e Subterrâneas, da Universidade Federal de Rondônia (campus de Ji-Paraná) no Lablim. O sucesso das pesquisas que vem sendo realizadas se deve ao fomento da Fapero no referido laboratório através do Programa de Apoio à Pesquisa –  PAP – Universal.

Águas subterrâneas são aquelas que correm no subsolo, geralmente em um espaço entre as rochas. Essas águas são muito importantes para a alimentação de rios e lagos e também podem ser extraídas em regiões com escassez de água doce. O Grupo de Pesquisa em Águas Subterrâneas e Superficiais – GPEASS possui três linhas de pesquisa: a) Limnologia, b) Ecotoxicologia e c) Microbiologia.

As pesquisas realizadas são de grande importância e retorno à sociedade. O grupo, também auxilia os gestores públicos no que se refere aos problemas ambientais, com o objetivo de contribuir para as tomadas de decisões.

Sob a coordenação da professora Elisabete Lourdes do Nascimento, o Grupo de Pesquisa é apoiado pela Fapero no edital PAP/Universal (2021). A pesquisa atua na coleta de água subterrânea e é analisada no laboratório de Limnologia e Microbiologia.

Pesquisadora em campo sob a coordenação do GPASS/UNIR. (Foto: LABLIM/UNIR Ji-Paraná).

A análise de água subterrânea é um procedimento utilizado para medir a potabilidade da água e também para tipificar qual o uso que ela pode ter, seja comercial ou residencial. Por meio da análise de água subterrânea é possível conhecer os componentes químicos da água.

A análise de água subterrânea é requerida principalmente para solicitar ou manter outorga de uso deste recurso perante as autoridades competentes, além de ser muito importante para evitar doenças de veiculação hídrica, que tem sido responsável por epidemias e o crescimento da taxa de mortalidade infantil nos países em desenvolvimento.

Além disso, a análise de água subterrânea possibilita a avaliação do nível de contaminação da água. As águas subterrâneas podem ser contaminadas por poluentes que existam no solo, como pesticidas, chumbo ou esgoto doméstico.

Pesquisador durante a coleta de água no rio Machado. (Foto: LABLIM/UNIR Ji-Paraná).

A contaminação de águas subterrâneas é mais preocupante que a de águas superficiais, já que a renovação das águas no subsolo é mais difícil. Desta forma, a análise de água subterrânea torna-se um processo fundamental para identificar contaminantes e combate a transmissão de doenças hídricas.

O Governo de Rondônia investiu só em pesquisas no Estado nos últimos 4 anos um total de R$ 13 milhões. É o maior valor de investimentos públicos desde a criação da Fapero há 12 anos.

O Lablim está localizado no Prédio da Engenharia Ambiental (Laboratório 1, térreo) no campus da Universidade Federal de Rondônia-UNIR, situado na Rua Rio Amazonas, 351, Bairro Jardins dos Migrantes, Ji-Paraná.

 

Fonte: FAPERO (Por: Victoria Angelo Bacon/Ascom Fapero)

 

SIGA O CONFAP NAS REDES SOCIAIS:  

    

Leia também

Em 17/09/2024

Governo do Tocantins investe R$ 2,6 milhões no apoio a projetos de pesquisa que promovam o desenvolvimento sustentável

O Governo do Tocantins, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), lançou o edital da Rede de Desenvolvimento Regional do Tocantins (Rede Deser). O edital apoiará projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) voltados às regiões dos quatro Centros de Desenvolvimento Regional (CDRs), sendo eles […]

Em 17/09/2024

Governo do Acre promove cultura inovadora concedendo bolsas de estudo para mães solo e pesquisas sobre autismo

O governo do Acre vai continuar incentivando a cultura inovadora. O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac), Moisés Diniz, anunciou a concessão de bolsas de estudo para Mães da Ciência e Mentes Azuis. Os programas visam apoiar e incentivar pesquisadores, doutores, mestres e graduados, mães solo e mães atípicas […]

Em 16/09/2024

Lançada chamada CONFAP – ERC IA 2024

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) lançou nesta segunda-feira, 16 de setembro, a chamada CONFAP – ERC IA 2024, em parceria com o Conselho Europeu de Pesquisa (ERC). A chamada é lançada no âmbito do Acordo de Implementação (Implementing Arrangement – IA) assinado entre a Comissão Europeia e o CONFAP […]

Em 16/09/2024

FAPEPI celebra 30 anos com Documentário que destaca Ciência, Tecnologia e Transformação de vidas

Em um marco significativo para a ciência e a inovação no Brasil, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) está comemorando três décadas de conquistas com o lançamento de um documentário revelador. Intitulado “Fapepi: 30 Anos de Ciência, Tecnologia e Inovação – Transformando Vidas e Futuros”, o filme oferece uma visão […]

Em 13/09/2024

Mais pesquisadores mineiros serão beneficiados com bolsas de produtividade

Em agosto, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) assinaram novo Acordo de Cooperação Técnica com foco nas Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ). A parceria foi anunciada durante o seminário em comemoração aos 39 anos da FAPEMIG, realizado no último dia 28. Por […]

Em 12/09/2024

Metodologia permite testar de forma remota a mobilidade e a força muscular de idosos com demência

Pesquisa conduzida na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) mostrou que é possível adaptar testes de mobilidade funcional e de força muscular para que sejam realizados no ambiente doméstico, de forma remota. A proposta é atender pessoas idosas com demência por telessaúde, a partir de um protocolo que envolve o treinamento de cuidadores e a […]

Em 17/09/2024

Edital vai apoiar pesquisadores negros e indígenas em projetos de transição energética no Nordeste

Com o objetivo de ajudar na preparação de uma nova geração de pesquisadores negros e indígenas para pensarem em soluções baseadas em ciência e tecnologia que atendam às necessidades de suas comunidades, o Projeto Mukengi (lê-se: muquêngui) abriu inscrições para sua terceira edição, desta vez com foco no tema “economia verde”. A iniciativa do Instituto Mancala, com apoio […]