| Em 07/10/2024

Pesquisadores piauienses listados entre os mais influentes do mundo em 2024 têm projetos apoiados pela FAPEPI

Seis pesquisadores piauienses foram destaques novamente no ranking dos cientistas mais influentes do mundo de 2024, elaborado pela editora científica Elsevier em colaboração com a Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. A seleção é parte da 7ª edição do “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators”, que avalia o impacto das citações de artigos publicados em 2023.

Entre os pesquisadores piauienses estão Ademir Sérgio Ferreira de Araújo (UFPI), Anderson de Oliveira Lobo (UFPI), Edson Cavalcanti da Silva Filho (UFPI), Edvani Curti Muniz (UFPI), Laécio Santos Cavalcante (UESPI) e Paulo Michel Pinheiro Ferreira (UFPI).

A lista é composta por 2% dos cientistas com maior influência global, com base nas citações científicas recebidas. A avaliação utiliza o “c-score”, indicador que leva em consideração o impacto das citações com e sem autocitações. Os dados são extraídos da plataforma Scopus, um dos maiores repositórios de artigos científicos revisados por pares, e abrangem 22 campos e 174 subcampos científicos.

Entre os seis pesquisadores, três estão desenvolvendo pesquisas em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) e um já desenvolveu projeto em parceria com a Fundação, destacando a importância da pesquisa local no cenário internacional.

O pesquisador Edson Cavalcanti pela 3° vez integrando o ranking mundial, expressou a emoção de estar entre os cientistas mais influentes do mundo. Cavalcanti, que atualmente tem duas importantes pesquisas apoiadas pela Fapepi, compartilhou o orgulho e a importância desse reconhecimento:

“Eu me sinto muito feliz, honrado e realizado. Daqui a quinze dias completo18 anos de UFPI. Então, isso é um reconhecimento de todo o trabalho dedicado, de todo o auxílio financeiro que a Fapepi e outras agências de fomento como CNPq, Capes e Finep, essas quatro agências, em especial a Fapepi, têm nos auxiliado para que a gente continue desenvolvendo, mudando a realidade e divulgando o nome da nossa instituição e do estado em todos os locais do mundo. Considerando a repercussão, os trabalhos que a gente tem desenvolvido no Brasil, no Piauí mais especificamente, têm sido reconhecidos em todo o mundo”, destacou.

Pela 3° vez, professor Edson Cavalcanti integra a lista de pesquisadores mais influentes do mundo. (Foto: Divulgação)

Cavalcanti é responsável por projetos inovadores como o “Sistemas antimicrobianos obtidos a partir da incorporação de óleo essencial em argilominerais do estado do Piauí” e “Do semiárido para o semiárido: desenvolvimento biotecnológico de hidrogéis superabsorventes provenientes de fontes vegetais para uso eficiente de água e de nutrientes”.

Esses projetos são de suma importância para o desenvolvimento de novas tecnologias aplicáveis à saúde e agricultura, contribuindo diretamente para a melhoria das condições do semiárido piauiense. Com o apoio da Fapepi, suas pesquisas têm conseguido destaque internacional.

Outras pesquisas de impacto com apoio da FAPEPI

Também integra a lista de Stanford Ademir Sérgio Ferreira de Araújo com diversas iniciativas vinculadas à Fapepi, todas voltadas para o enfrentamento de desafios ambientais no semiárido. “Revegetação como estratégia de recuperação da biodiversidade em Unidades de Recuperação de Áreas Degradadas e Redução da Vulnerabilidade Climática (URAD) no semiárido piauiense” tem como objetivo restaurar áreas degradadas, ao mesmo tempo em que combate os efeitos das mudanças climáticas. Outros projetos financiados pela fundação, “Tecnologia sustentável para o semiárido piauiense: uso de bactérias promotoras de crescimento para otimizar o desenvolvimento, fisiologia e produtividade de plantas de palma forrageira” e “Potencial uso do hidrogel para veiculação de estirpes de bactérias como inoculantes na promoção do desenvolvimento e produtividade da cana de açúcar”, investigam o uso de soluções biológicas para aumentar a produtividade agrícola em regiões áridas, destacando-se como um avanço tecnológico relevante para o setor agropecuário.

Financiados em parceria com a Fapepi, este projetos apresentam soluções que também podem ser aplicadas em outras regiões do Brasil e do mundo que enfrentam desafios semelhantes ao Piauí.

Professor Ademir Sérgio em atividade de coleta e recuperação de solo em Santo Antônio Lisboa. (Foto: Divulgação)

Ainda na lista dos mais influentes está Paulo Michel Pinheiro Ferreira que conta com o apoio da Fapepi em uma iniciativa voltada para o desenvolvimento de fitoterápicos. No projeto “Propriedades terapêuticas contra doenças crônicas e formulação fitoterápica de uma preparação oral rica em diterpenos clerodânicos da planta Casearia sylvestris, Ferreira investiga compostos naturais com potencial para o tratamento de doenças crônicas.

Professor Paulo Michel, ao centro, e integrantes do LabCancer. (Foto reprodução: UFPI)

Ao financiar essa pesquisa, a Fundação fortalece a biotecnologia no estado e amplia o alcance das soluções naturais para a saúde.

Outro nome de destaque no ranking de Stanford,é Laécio Santos Cavalcante que participou de um projeto de Desenvolvimento Científico e Regional (DCR) em parceria com a Fapepi, realizado na UFPI em 2013. Sua pesquisa contribuiu para o avanço do conhecimento em química e desenvolvimento regional.

O apoio contínuo a iniciativas como essas, posiciona o Piauí como um celeiro de inovação científica, capaz de produzir conhecimento com impacto global e melhorar a qualidade de vida da população local e além.

Pesquisador Laécio Santos Cavalcante. (Foto reprodução: ENQUIS)

FAPEPI: um agente transformador no cenário científico do Piauí

O apoio da Fapepi a esses projetos além de contribuir para o desenvolvimento científico no estado, também impulsiona o reconhecimento global da ciência produzida no Piauí. Com investimentos em pesquisas estratégicas que abordam problemas locais, como a escassez de água e a degradação ambiental, a Fundação cumpre um papel essencial no desenvolvimento de soluções que têm impacto tanto regional quanto global.

A inclusão de pesquisadores piauienses no ranking global demonstra que a ciência desenvolvida com apoio da Fapepi é de relevância internacional, oferecendo respostas para desafios que afetam populações de regiões áridas e semiáridas em todo o mundo. Além de promover a inovação, a Fundação colabora para que o Piauí seja visto como um polo de produção científica de ponta, com impacto direto no bem-estar social e no desenvolvimento sustentável.

Com a continuidade desse suporte, a Fapepi reafirma sua missão de promover a ciência e a inovação, garantindo que o conhecimento gerado no estado tenha alcance global e contribua para o enfrentamento de grandes desafios da humanidade.

Fonte: FAPEPI (Por: Ascom Fapepi)

Leia também

Em 03/07/2025

Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) anuncia os agraciados da 4ª edição dos Prêmios de Ciência, Tecnologia e Inovação

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) realizou, na manhã desta quinta-feira (3), no auditório Carvalho Pinto da FAPESP, em São Paulo, a cerimônia de entrega do Prêmio CONFAP de Boas Práticas em Fomento à CT&I e do Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia & Inovação – Professor Ennio Candotti (4ª edição). […]

Em 02/07/2025

Pesquisadores desenvolvem sistema rápido para diagnóstico da resistência à antibióticos

Pesquisadores de Mato Grosso realizaram estudo para detectar isolados Multi Resistentes a Drogas (MDR), ou seja, bactérias (organismos) resistentes a múltiplos antibióticos em animais e humanos. Nos estudos foi verificado o perfil de susceptibilidade a antimicrobianos em diferentes populações, tornando possível padronizar um teste rápido de detecção de genes de resistência. Através da implantação da […]

Em 01/07/2025

FGV promove workshop sobre parcerias internacionais equitativas no 68º Fórum Nacional CONFAP

Como ampliar a contribuição de pesquisadores brasileiros para o avanço da ciência global? Essa foi a pergunta central do workshop “Fortalecendo Parcerias Equitativas de Longo Prazo para Ampliar Cooperações Internacionais”, realizado no dia 1º de julho, em São Paulo, no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Organizado pela Fundação […]

Em 01/07/2025

Pesquisadores identificam novas espécies de briófitas na Paraíba e propõe ações de conservação em ecossistemas em área protegida da Caatinga

Pesquisa realizada no Parque Estadual do Poeta e Repentista Juvenal de Oliveira, em Campina Grande, identifica novas espécies de briófitas (musgos), pequenas plantas rasteiras, folhosas ou talosas, que geralmente crescem em locais úmidos nas florestas ou nas margens de cursos d’água. Essas plantas seriam um direcionador para ações de conservação e podem ajudar a compreender e monitorar a saúde […]

Em 30/06/2025

Fapepi participa de lançamento da SoberanIA, primeira inteligência artificial brasileira

Em um marco histórico para a tecnologia piauiense e brasileira, foi lançada na quarta-feira (25), no Palácio de Karnak, em Teresina, a SoberanIA, primeira inteligência artificial desenvolvida no Brasil com infraestrutura própria, domínio público e funcionamento exclusivo em língua portuguesa. O evento contou com a presença de autoridades locais, representantes de universidades, startups nacionais, parlamentares, […]

Em 27/06/2025

Fapeam divulga resultado final do Programa Ciência na Escola

Mais de R$ 6,5 milhões serão investidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), para apoiar a participação de professores e estudantes da capital e do interior, em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica no estado a serem desenvolvidos nas escolas. A iniciativa […]

Em 27/06/2025

Projeto apoiado pela Fapitec/SE promove saúde e qualidade de vida para mulheres idosas na UFS

O projeto Mais Viver, apoiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado do Sergipe (Fapitec/SE), surgiu com o objetivo de auxiliar mulheres idosas por meio da prática de exercícios físicos personalizados, focados em fortalecer músculos, na melhoria da flexibilidade, coordenação motora e habilidades cognitivas. A abordagem inovadora combina treinamento funcional […]

Em 26/06/2025

Facepe consolida protagonismo na inovação com premiações nacionais e internacionais de startups locais

Com uma política pública estratégica voltada para o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação, o Governo de Pernambuco vem colhendo os frutos de um ecossistema pujante e cada vez mais reconhecido no Brasil e no mundo. Por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PE) e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia […]

Em 23/06/2025

Fapespa lança Mapa Gastronômico inédito em Belém

A tradicional bebida indígena da Amazônia, que carrega no sabor a ancestralidade e as memórias do povo paraense, dá nome ao estudo inédito de mapeamento do cenário gastronômico da capital do Pará: o projeto Belém Papa Chibé. O site com os resultados da pesquisa foi lançado na quinta-feira (29) na Fundação Amazônia de Amparo a […]