| Em 28/06/2024

Pesquisa desenvolve analisador de qualidade de energia elétrica com comunicação remota

Analisador de qualidade de energia elétrica transmite os dados coletados a longas distâncias – (Foto por: Arquivo/Pesquisador)

Um projeto de pesquisa aplicada, financiado pelo Governo do Mato Grosso por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e conduzido por uma equipe da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), desenvolveu um Analisador de Qualidade de Energia Elétrica inovador, que pode gerar e transmitir os indicadores via rádio frequência.

Sob a coordenação do doutor Jackson Paulo Bonaldo, do departamento de engenharia elétrica, foi criado um dispositivo para analisar a qualidade da energia elétrica e transmitir os dados coletados a longas distâncias sem necessitar de uma infraestrutura de comunicação pré-existente.

Este projeto foi apoiado com recursos do Edital nº 010/2021 – Pesquisa com Alto Nível de Maturidade Tecnológica (PANMT), da Fapemat.

(Imagem: Arquivo/Pesquisador)

Para chegar ao objetivo, foram estabelecidas metas específicas para o desenvolvimento do analisador.

A equipe integrou todos os módulos essenciais, como processador digital de sinais, circuitos de condicionamento de corrente e tensão, sistemas de alimentação e circuitos de isolamento galvânico, em uma única placa de circuito impresso.

O dispositivo mede o consumo real de energia, oscilações, e analisa o formato da onda para garantir que o fornecimento de energia esteja em conformidade com normas nacionais e internacionais.

Além disso, o protótipo foi encapsulado para proteção e praticidade. Ele também permite flexibilidade na medição, possibilitando aos usuários configurar cálculos de potências e valores RMS individuais e coletivos de sistemas polifásicos, de acordo com diferentes metodologias, inclusive além das normatizadas pelo PRODIST Módulo 8.

Essa abordagem resultou em um produto final de alta qualidade, com potencial para produção em massa, e já existem empresas nacionais interessadas em adquirir a transferência de tecnologia.

O analisador foi rigorosamente testado em laboratório e em campo para verificar sua funcionalidade e precisão em diversos cenários, incluindo situações de problemas extremos de qualidade de energia. Para esses testes, foi utilizada uma fonte de alimentação programável adquirida especialmente para o projeto.

Um diferencial significativo do analisador é sua capacidade de comunicação remota com uma central de monitoramento, utilizando tecnologia sem fio de longa distância para transmitir e receber dados. Essa funcionalidade permite seu uso em áreas sem redes móveis ou infraestrutura fixa de telecomunicações, como cabos metálicos ou de fibra ótica.

Pedido de patente

Um pedido de patente foi submetido ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) para proteger a propriedade intelectual do analisador, visando garantir a exclusividade do produto no mercado.

Como resultado direto do projeto, foi adquirida uma fonte programável CA trifásica que substituiu uma fonte antiga e danificada. Esta aquisição beneficiou os pesquisadores da UFMT, permitindo a continuidade de suas pesquisas e contribuindo para o ensino em disciplinas como Qualidade de Energia Elétrica e Eletrônica de Potência.

Fonte: FAPEMAT (Widson Ovando/ Fapemat)

Leia também

Em 20/11/2024

Projeto que documenta o patrimônio arqueológico de Roraima é selecionado para a Iniciativa Amazônia+10

Roraima abriga tesouros que, por vezes, permanecem ocultos no solo amazônico. Neste contexto, o Dia da Cultura e Ciência, comemorado na terça-feira, 5, reforça a preservação do conhecimento local por intermédio do projeto “Inventário e Documentação do Patrimônio Arqueológico de Roraima”. Fomentado pela Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima) por meio […]

Em 19/11/2024

Goiás inaugura Centro de Excelência em Segurança Hídrica do Cerrado na UEG

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), em parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG), lançou o Centro de Excelência em Segurança Hídrica do Cerrado (Cehidra Cerrado), o oitavo do estado. Com sede no Câmpus Central da UEG, em Anápolis, o projeto conta com um investimento de R$ 15 milhões […]

Em 19/11/2024

Fapergs e IEL lançam o Programa Cientista na Indústria

Na segunda-feira (04) a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) em parceria com o Núcleo Regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), lançou o edital Programa Cientista na Indústria, com o objetivo de selecionar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), com a inserção de recursos humanos nas indústrias […]

Em 19/11/2024

Governo da Paraíba lança edital do Circuito Game Dev Quest e incentiva entusiastas e desenvolvedores de jogos digitais

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) e em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), lançou, na terça-feira (12), o edital do Game Dev Quest, um circuito voltado para o desenvolvimento de jogos digitais independentes (jogos indie). […]

Em 19/11/2024

Energia Limpa: Investimentos da FAPEMA aceleram pesquisas em fontes renováveis

O Governo do Maranhão, por meio da FAPEMA, está impulsionando a diversificação energética e a sustentabilidade com investimentos significativos em pesquisas sobre energias renováveis. O apoio ao Instituto Nacional de Energias Oceânicas e Fluviais (INEOF), sediado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), está fortalecendo o desenvolvimento de tecnologias para explorar energias renováveis de origem marinha […]

Em 19/11/2024

Presidente do CONFAP é eleito membro da Academia Mundial de Ciências (TWAS) 

A Academia Mundial de Ciências para o Avanço da Ciência nos Países em Desenvolvimento (TWAS, na sigla em inglês) anunciou na quinta-feira (14), seus novos membros eleitos para tomarem posse a partir de 1º de janeiro de 2025.  Entre os 74 novos membros eleitos está o presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo […]