No dia 2 de dezembro, o presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), Odir Dellagostin, recebeu do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, a condecoração Cavaleiro da Ordem da Estrela da Itália, concedida pelo presidente da República da Itália, Sergio Mattarella, sob indicação da Embaixada da Itália no Brasil. A cerimônia foi realizada em Brasília.
A condecoração Cavaleiro da Ordem da Estrela da Itália é uma honraria concedida pelo governo italiano a pessoas, tanto italianas quanto estrangeiras, que tenham contribuído significativamente para promover a amizade entre a Itália e outras nações, através de iniciativas que promovem cooperação e intercâmbio cultural, econômico e diplomático.
Odir Dellagostin foi condecorado por promover nos últimos anos, à frente da presidência do CONFAP, importantes acordos para cooperação científica entre Brasil e Itália.
Além do presidente do CONFAP, outras nove personalidades foram agraciadas na cerimônia: o colaborador do Consulado Honorário da Itália em Salvador, Paolo Vincenzo Francesco Loi; o coronel Lincoln Duque Barbabella; o tenente Wallerson Scherrer da Silva; o jornalista Kaiser David Vargas Konrad; o almirante Arthur Fernando Bettega Corrêa; o físico Stefano de Leo; a professora Carolina Horta Andrade; o cônsul Honorário da Itália em Fortaleza, Vittorio Ghia, e o empresário Giuseppe Perrucci.
Cooperação CONFAP e MAECI
O CONFAP possui um acordo de cooperação com o Ministério das Relações Exteriores da Itália (MAECI), assinado em 2019 e renovado em 2024, que prevê a realização de ações conjuntas para cooperação bilateral voltada à pesquisa científica, tecnológica e de inovação, como chamadas públicas para fomento a projetos de pesquisa conjuntos entre cientistas dos dois países, mobilidade de pesquisadores e seminários bilaterais.
Chamadas Mobility Confap Italy
O CONFAP possui um acordo de cooperação com a Universidade de Bolonha (UNIBO) – que atua como Secretariado Técnico da Rede das Universidades Italianas. O acordo viabiliza a realização do programa Mobility Confap Italy – MCI. A primeira edição do programa começou em 2017 e durou quatro anos, de 2017 a 2021, e possibilitou a abertura de três chamadas públicas do CONFAP, que por meio das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) participantes disponibilizou bolsas de estudo para pesquisadores do Brasil realizarem intercâmbio nas universidades italianas.
A segunda edição do programa foi lançada em 2023, com o lançamento da quarta chamada pública Mobility Confap Italy – MCI. A chamada teve 60 propostas de pesquisadores com projetos em diferentes áreas do conhecimento aprovadas que receberão fomento de 17 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) para mobilidade a 15 universidades da Itália.
Ao todo, o programa MCI já aprovou 160 projetos e a quinta chamada está prevista para ser lançada no início de 2025.
Cooperação CONFAP e CNR
Em maio deste ano, o presidente do CONFAP, Odir Dellagostin, e a presidente do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália (CNR), Maria Chiara Carrozza, assinaram Memorando de Entendimento para realização de ações conjuntas entre as entidades, com o objetivo de apoiar a mobilidade de pesquisadores e projetos de pesquisa voltados a ações para enfrentamento das mudanças climáticas, e soluções para a biodiversidade e bioeconomia.
Cooperação Iniciativa Amazônia+10 e UniTO
Em outubro de 2023, o CONFAP e a Universidade de Turim (UniTO), da Itália, assinaram Memorando de Entendimento para promover a Cooperação Internacional entre a universidade italiana e as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) brasileiras, no âmbito da Iniciativa Amazônia+10, que tem como objetivo apoiar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico sobre a floresta tropical, as interações natureza-sociedade e o desenvolvimento sustentável e inclusivo da região Amazônica.
Missão Técnica do CONFAP na Itália
Em maio deste ano, uma delegação brasileira organizada pelo CONFAP realizou a Missão Internacional na Itália para Cooperação em Pesquisa & Inovação, com o objetivo de aprofundar iniciativas de cooperação e gerar oportunidades entre os estados brasileiros e suas Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) e entidades italianas. As áreas de foco da missão incluíram desafios globais ligados ao clima, mudanças climáticas e eventos extremos, desenvolvimento sustentável e a importância de investir conjuntamente em iniciativas colaborativas de pesquisa e inovação.
Assessoria de Comunicação do CONFAP