Foi realizada na quarta-feira (12/7), no Palácio do Planalto, em Brasília, a solenidade de reativação do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), com a posse dos membros que irão compor o órgão.
O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) possui cadeira no CCT e será representado pelo presidente Odir Antônio Dellagostin e pelo vice-presidente Márcio de Araújo Pereira.
O CCT é o órgão de assessoramento superior da Presidência da República e principal fórum de debate com a comunidade científica, a sociedade e o setor produtivo sobre a Política Nacional de Ciência e Tecnologia.
A última reunião do CCT ocorreu em 1º de agosto de 2018. A solenidade realizada nesta quarta-feira marcou a retomada do órgão, que será composto por 34 membros, com a participação de 16 ministros de Estado, 8 membros entre produtores e usuários de ciência e tecnologia e 9 representantes de entidades dos setores de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia. O presidente da república preside o CCT.
Conferência Nacional de CT&I
Na solenidade, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto que convoca a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, prevista para ser realizada no primeiro semestre de 2024. A conferência foi instituída para discutir com a sociedade as políticas para a área de CT&I e sua última edição aconteceu em maio de 2010.
Ordem Nacional do Mérito Científico
Durante o evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, entregaram a medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico a entidades e pesquisadores, entre eles a médica sanitarista Adele Benzaken e o infectologista Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda. Os dois pesquisadores tiveram a honraria revogada pela gestão anterior, em 2021. Em repúdio, 21 outros cientistas renunciaram à indicação na época e também foram agraciados na solenidade realizada na quarta-feira (12), entre eles, o pesquisador Paulo Sérgio Lacerda Beirão, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e diretor do CONFAP na região Sudeste.
*Com informações do MCTI
SIGA O CONFAP NAS REDES SOCIAIS: