| Em 16/03/2022

Governo do Tocantins lança Programa Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

(Divulgação: Governo do Tocantins)

Com o objetivo de promover o desenvolvimento do Estado do Tocantins, o governador em exercício, Wanderlei Barbosa, lançou na quinta-feira, 10/03, o Programa Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e um elenco de ações para alavancar o setor científico, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt). O evento foi realizado na sala de reuniões do Palácio Araguaia e contou com a presença de pesquisadores e gestores públicos.

Dentre as ações apresentadas constam o Projeto do Parque Tecnológico do Tocantins a ser implantado na Capital, à margem do Lago de Palmas, na NS-15, próximo ao Shopping Capim Dourado e aos câmpus da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A expectativa do Governo é implantar um espaço para reunir empresas, universidades e poder público, com os objetivos de estimular a cultura da inovação e contribuir com o desenvolvimento do Estado.

Durante o evento, o Governador Wanderlei Barbosa assinou a minuta do projeto de lei que institui o Marco Legal da Ciência e Tecnologia do Tocantins, que dispõe sobre os estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação. Também entregou um veículo do Projeto Estruturante, que será utilizado pelos pesquisadores e participou da entrega de cartões de custeio aos coordenadores dos projetos do Programa de Bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)/Fapt.

“Temos que fazer investimentos nesta área de ciência, tecnologia e pesquisas em todos os setores. Nós sabemos da importância e de que maneira vamos industrializar o Estado e gerar muito mais empregos. Nós temos que buscar esses caminhos e buscar as parcerias. Estamos com o olhar voltado para esse setor, porque sabemos que é o caminho para o desenvolvimento e se aportamos recursos, seguramente estaremos lado a lado com outros estados para fazermos a evolução tecnológica”, salientou o governador Wanderlei Barbosa.

Lara

Durante o lançamento do Programa, também foi realizada a entrega simbólica das chaves do Laboratório de Referência Animal (Lara) de Araguaína, ao reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). A construção do laboratório é resultado do convênio do Governo do Tocantins, por meio da Fapt, com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e busca diminuir os custos de logística do produtor rural que, atualmente, recorre aos serviços do laboratório em outros estados.

Convênio

Ainda durante o evento, a Fapt e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) celebraram convênio, que objetiva apoiar projetos de pesquisa voltados para o conhecimento, o monitoramento, o manejo, o uso e a proteção da biodiversidade, do patrimônio cultural e dos recursos naturais em unidades de conservação estaduais do Tocantins.

Investimento em pesquisa

Também foi assinado um Termo de Outorga do Edital Bolsa de Produtividade, que visa à valorização de pesquisadores doutores com relevante produção científica, tecnológica e de inovação em suas respectivas áreas do conhecimento, com vistas a contribuir para o desenvolvimento do Tocantins.

O presidente da Fapt, Márcio Silveira, defendeu que o investimento em ciência, tecnologia e inovação pode ajudar a transformar o Tocantins. “É a primeira vez em mais de 30 anos que o Governo faz um gesto muito importante para a ciência e tecnologia, como viabilizar a bolsa para pesquisadores de mestrado, bolsa de produtividade e outros. Isso é o básico, mas se começarmos a fazer o básico bem feito, temos certeza de que vamos evoluir bastante”, pontuou.

Presenças

O evento contou com a presença da comunidade científica e de gestores públicos, reitores de universidades, deputados estaduais, federais e secretários de Estado.

 

Fonte: FAPT (por Jarbas Coutinho/Governo do TO, com adaptações)

 

SIGA O CONFAP NAS REDES SOCIAIS:  

    

Leia também

Em 18/09/2024

Fapern apoia: Lançamento de livro sobre Desertificação na Bacia do Apodi-Mossoró

Na terça-feira (10), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi palco do lançamento do livro “Suscetibilidade à Desertificação na Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró”. O evento ocorreu durante a Aula Magna do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (Plandites), no campus de Pau dos Ferros, e destacou […]

Em 18/09/2024

Funcap lança em parceria com a Finep edital do Programa Tecnova/CE III

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), órgão vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), lançou no dia 11 de setembro, o edital nº 10/2024 – Tecnova/CE III. Realizado em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Governo Federal, ele tem […]

Em 18/09/2024

Programa Ganhando o Mundo da Ciência abre inscrições para mobilidade acadêmica no Japão

Estão abertas, até o dia 15 de outubro, as inscrições para o Programa Ganhando o Mundo da Ciência para mobilidade acadêmica na Universidade Provincial de Kyoto (KPU), no Japão. São até duas vagas para estudantes de graduação e até duas vagas para pós-doutorado. A iniciativa é resultado do acordo de cooperação assinado entre a Fundação Araucária, Secretaria […]

Em 18/09/2024

FAPEMIG assina acordo de cooperação científica com a FAPESP

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) firmaram um acordo de cooperação científica e tecnológica que irá viabilizar o lançamento de chamadas futuras, o apoio a projetos, programas e outras iniciativas até setembro de 2029. O documento […]

Em 13/09/2024

Mais pesquisadores mineiros serão beneficiados com bolsas de produtividade

Em agosto, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) assinaram novo Acordo de Cooperação Técnica com foco nas Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ). A parceria foi anunciada durante o seminário em comemoração aos 39 anos da FAPEMIG, realizado no último dia 28. Por […]

Em 12/09/2024

Metodologia permite testar de forma remota a mobilidade e a força muscular de idosos com demência

Pesquisa conduzida na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) mostrou que é possível adaptar testes de mobilidade funcional e de força muscular para que sejam realizados no ambiente doméstico, de forma remota. A proposta é atender pessoas idosas com demência por telessaúde, a partir de um protocolo que envolve o treinamento de cuidadores e a […]