| Em 05/05/2022

Governo do Tocantins lança ações de Ciência, Tecnologia e Inovação na Agrotins 2022

Governo do TO, através da Fapt leva ações de ciência, tecnologia e inovação na Agrotins 2022. (Foto: Nonato Silva/Governo do TO)

O Governo do Tocantins, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), estará na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022) com ações de Ciência, Tecnologia e Inovação nos dias 10 a 14 de maio no Parque Agrotecnológico de Palmas, em Palmas – TO. Durante o evento será lançado o Edital de Pesquisa Agropecuária que  visa a consolidação da Rede de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) Agropecuária do Estado do Tocantins. Como uma das grandes parceiras do evento, a Fapt, ainda oportuniza o lançamento de livros e a realização de palestras com assuntos voltados para atividades agropecuárias.

O presidente da Fapt, Márcio Silveira, enfatizou que o papel da Fundação é de amparar a comunidade científica e dos pesquisadores em todas as áreas do conhecimento. E desta forma a Fapt está sendo uma das parceiras da Agrotins 2022 através do apoio do Fundo de Ciência, Tecnologia do Estado do Tocantins que viabiliza o fortalecimento do sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação no setor agropecuário.

“O apoio visa o fomento da revolução tecnológica, do desenvolvimento de processos de inovação, para que a tecnologia seja levada ao produtor. Por isso, fizemos a parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro/TO) no sentido de juntar esforços através das políticas públicas agrícolas. A Fapt terá um stand no evento, onde proporcionará uma programação e divulgação das pesquisas da agro”, enfatizou.

Governo do Tocantins lança edital de Pesquisa Agropecuária no valor de R$ 2 milhões para o desenvolvimento de pesquisas científicas no Estado. (Foto: Nonato Silva/Governo do TO)

 

Programação da FAPT na Agrotins 2022

 

  • DATA: 10/05/22 – Terça-feira (10h)

Lançamento do livro Batata Doce – do plantio à colheita

A obra destina-se a estudantes de agronomia e a técnicos interessados na produção da batata-doce. Aborda as mais recentes tecnologias para esta cultura, como aspectos econômicos, botânica, exigências edafoclimáticas, preparo do solo e plantio, cultivares, adubação, manejos de irrigação, plantas daninhas, pragas e doenças e colheita. Batata-doce: do plantio à colheita foi escrito pelos mais renomados professores e pesquisadores desta cultura no Brasil.

Local: Stand da FAPT (Pavilhão Institucional) – Horário: às 10h

Autores: Ranoel José de Sousa Gonçalves e Aluízio Borém, com participação de capítulo no livro dos professores Márcio Silveira e Ildon Rodrigues

  •  DATA: 11/05/22 – Quarta-feira (10h, 15h)

*Lançamento do Edital Pesquisa Agropecuária 

Objetivo: Selecionar projetos, para apoio financeiro, de pesquisa e desenvolvimento tecnológico e de inovação do setor agropecuário que visem contribuir significativamente para o fortalecimento CT&I e desenvolvimento regional do Estado do Tocantins.

Público alvo: Pesquisadores doutores que atuam na pesquisa agropecuária em Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Tocantins. O valor do Edital é de 2 milhões oriundo do Fundo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado.

Local: Pavilhão institucional  – Horário: às 10h

*Entrega de 12 Notebooks para pesquisadores que fazem parte do Programa de Pesquisa Científica de Base Rural, custeado pelo Governo Federal através da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com contrapartida do Governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT).

Local: Auditório Beija Flor  –   Horário: às 15h

  • DATA: 12/05/22 – Quinta-feira (1oh)

*Apresentação do Programa Centelha TO 

Objetivo: O Programa Centelha TO, visa a seleção de 25 propostas de empreendedorismo inovador que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos no Estado, o qual será feito por meio de edital que será divulgado até junho deste ano. Serão concedidos  recursos de subvenção econômica não-reembolsável.  O edital é subsidiado pelo Governo federal por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) com contrapartida  do Governo estadual por meio da Fundação de Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), que juntos disponibilizam um montante de R$ 1,3 milhão.

Local: Sala de Reunião do Gabinete da Secretaria de Indústria e Comércio do Estado no Pavilhão do Desenvolvimento na Agrotins

Horário: às 10 horas

  • DATA: 13/05/22 – Sexta-feira (9h, 11h30, 15h)

*Palestra – Tema: Avanços da Pecuária Tocantinense: Impactos Tecnológicos na Sanidade Animal do Estado com a Implantação do Laboratório de Referência Animal (Lara) – UNITINS.

Palestrante: Cláudio Henrique Clemente

Público: Pesquisadores, produtores rurais e acadêmicos, com foco na pecuária, produção e sanidade animal

Local:  Pavilhão da Pecuária  –  Horário: às 9h

Capacidade: 40 pessoas 

 

*Palestra – Tema: Prevenção de acidentes com serpentes: ambiente, toxinas e tratamento

Palestrante: Carla Simone Seibert

Público: Pesquisadores, produtores rurais e acadêmicos e público em geral

Local: Auditório Canarinho – Pavilhão do Agronegócio  –  Horário: 11h30

Capacidade: 40 pessoas 

 

*Lançamento do Livro “Agricultura e Mudanças do Clima no Estado do Tocantins: Vulnerabilidade, Projeções e Desenvolvimento.”

Organizadores: Erich Collicchio (UFT) e Humberto Ribeiro da Rocha (USP)

Público: Pesquisadores, produtores rurais e acadêmicos

Local: Auditório da Agroenergia – Pavilhão do Agronegócio  –  Horário: 15h

Capacidade: 40 pessoas

 

Acesse a programação completa da Agrotins 2022 no site: agrotins.to.gov.br

 

Fonte: FAPT (por Geórgya Laranjeira Correa/Governo do TO)

 

SIGA O CONFAP NAS REDES SOCIAIS:  

    

Leia também

Em 18/09/2024

Fapern apoia: Lançamento de livro sobre Desertificação na Bacia do Apodi-Mossoró

Na terça-feira (10), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi palco do lançamento do livro “Suscetibilidade à Desertificação na Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró”. O evento ocorreu durante a Aula Magna do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (Plandites), no campus de Pau dos Ferros, e destacou […]

Em 18/09/2024

Funcap lança em parceria com a Finep edital do Programa Tecnova/CE III

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), órgão vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), lançou no dia 11 de setembro, o edital nº 10/2024 – Tecnova/CE III. Realizado em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Governo Federal, ele tem […]

Em 18/09/2024

Programa Ganhando o Mundo da Ciência abre inscrições para mobilidade acadêmica no Japão

Estão abertas, até o dia 15 de outubro, as inscrições para o Programa Ganhando o Mundo da Ciência para mobilidade acadêmica na Universidade Provincial de Kyoto (KPU), no Japão. São até duas vagas para estudantes de graduação e até duas vagas para pós-doutorado. A iniciativa é resultado do acordo de cooperação assinado entre a Fundação Araucária, Secretaria […]

Em 18/09/2024

FAPEMIG assina acordo de cooperação científica com a FAPESP

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) firmaram um acordo de cooperação científica e tecnológica que irá viabilizar o lançamento de chamadas futuras, o apoio a projetos, programas e outras iniciativas até setembro de 2029. O documento […]

Em 13/09/2024

Mais pesquisadores mineiros serão beneficiados com bolsas de produtividade

Em agosto, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) assinaram novo Acordo de Cooperação Técnica com foco nas Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ). A parceria foi anunciada durante o seminário em comemoração aos 39 anos da FAPEMIG, realizado no último dia 28. Por […]

Em 12/09/2024

Metodologia permite testar de forma remota a mobilidade e a força muscular de idosos com demência

Pesquisa conduzida na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) mostrou que é possível adaptar testes de mobilidade funcional e de força muscular para que sejam realizados no ambiente doméstico, de forma remota. A proposta é atender pessoas idosas com demência por telessaúde, a partir de um protocolo que envolve o treinamento de cuidadores e a […]