
O Governo do Estado do Amapá, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (FAPEAP), lançou na segunda-feira (28/04) a Chamada Pública nº 002/2025 – Pesquisa e Inovação para o Autismo no Amapá. A iniciativa visa financiar um projeto que promova avanços no conhecimento, diagnóstico, inclusão, tratamento e apoio às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no estado.
O edital disponibiliza até R$ 52 mil para apoiar um projeto de pesquisa aplicada, que deverá integrar ciência, políticas públicas e impacto social, com duração de até 12 meses. O recurso será destinado ao pagamento de bolsas para o coordenador do projeto e dois bolsistas de iniciação científica, além de custeio para execução das atividades.
Entre os objetivos da chamada estão:
- Fomentar a produção de conhecimento aplicado sobre o autismo.
- Criar soluções práticas, como materiais educativos, protocolos de atendimento, plataformas digitais e eventos de capacitação.
- Estimular a formação de recursos humanos no tema.
- Promover a inclusão social e a visibilidade do TEA por meio de ações de divulgação científica.
Podem submeter propostas pesquisadores(as) mestres ou doutores(as) vinculados a Instituição de Ensino Superior (IES) ou Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), pública ou privada, sediada no estado do Amapá, com experiência comprovada na temática do autismo.
O prazo para submissão das propostas é de 30 de abril a 11 de junho de 2025, exclusivamente pelo sistema SIGFAPEAP.
Fonte: FAPEAP (Por: Ascom Fapeap)