A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) informou na última quinta-feira (1º) a alguns programas de pós-graduação cearenses que os mesmos estão autorizados a implementar novas bolsas de mestrado e doutorado a partir do mês de setembro. Essa autorização é a quarta redistribuição de bolsas autorizada pela Fundação.
Com a nova redistribuição de bolsas, a Funcap atenderá 73% da demanda qualificada de bolsas de mestrado, com 490 bolsas disponíveis, e 69% da de doutorado, com 276 bolsas disponíveis. Em março, mês de divulgação do resultado do Edital 11/2015 – Programa de Bolsas de Formação Acadêmica – Modalidade: Mestrado e Doutorado, o atendimento da demanda era de 58% para mestrado e 63% para doutorado.
O número de bolsas enquadradas na demanda qualificada refere-se à avaliação realizada pelas Câmaras de Assessoramento e Avaliação Técnico-Científica da Funcap. Os programas de pós-graduação cearenses recomendados pela Capes (ou em processo de recomendação) solicitam uma quantidade de bolsas à Funcap e as Câmaras analisam os pedidos levando em conta, entre outros aspectos, a nota do programa atribuída pela Capes; o número de teses e dissertações defendidas, número de artigos publicados, entre outros critérios.
Confira: http://bit.ly/2bQL4jC
Fonte: Assessoria da Funcap