
Foi realizada na quinta-feira, 20/03, no auditório Waldemiro Gomes do Museu Sacaca, em Macapá (AP), a cerimônia de abertura do 67º Fórum Nacional CONFAP. Realizado pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap), o evento reuniu na capital amapaense as principais lideranças da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do país, para promover a colaboração entre as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) e debater desafios e soluções para o futuro da pesquisa no Brasil.
O evento também integrou as pautas de sustentabilidade, ciência e inovação, destacando o papel estratégico da pesquisa no enfrentamento das mudanças climáticas, no ano em que o Brasil sediará a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30).
A cerimônia de abertura do evento foi transmitida ao vivo pelos canais do YouTube do CONFAP e da Fapeap. Assista a íntegra aqui.
Participaram da mesa de abertura o então presidente do CONFAP, Odir Dellagostin; o presidente da Fapeap, Gutemberg de Vilhena Silva; o diretor de Programas e Bolsas no País da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Luiz Antonio Pessan; o superintendente da Área de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento Tecnológico da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), André Nunes; a diretora de Cooperação Institucional, Internacional e Inovação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (DCOI/CNPq), Dalila Andrade Oliveira e o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Amapá, Edivan Andrade, que na ocasião também representou o Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti).
Dellagostin destacou em sua fala de boas-vindas que as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) possuem um papel de destaque no fomento à CT&I brasileira nos últimos anos.
“O Brasil avança na ciência, mas esse avanço tem sido sustentado, principalmente, pelos esforços estaduais. São as Fundações Estaduais que garantem a continuidade do investimento em pesquisa e inovação, muitas vezes compensando a ausência de recursos federais”, afirmou o então presidente do Conselho Nacional das FAPs, Odir Dellagostin, que se despediu da presidência do CONFAP nesta edição do evento.

O evento também enfatizou a necessidade de ampliação dos investimentos estaduais e a busca por maior autonomia no fomento à pesquisa. O anfitrião do Fórum e presidente da Fapeap, Gutemberg de Vilhena Silva, ressaltou que o crescimento do investimento estadual reflete a maturidade do sistema de ciência e tecnologia nos estados. “Temos mostrado que, mesmo diante de desafios, as FAPs são capazes de transformar o cenário da pesquisa brasileira com investimentos estratégicos e bem aplicados”, pontuou.
O Fórum contou com a presença do governador do Amapá, Clécio Luís, que destacou a importância da pesquisa aplicada para o desenvolvimento social e econômico. “A pesquisa aplicada é a redenção para oferecer um modelo para o desenvolvimento social e econômico do país”, declarou o governador.
No turno da tarde foi realizado o painel “Interação com as Agências Nacionais de Fomento à CT&I: perspectivas para 2025”, que contou com a participação do diretor da Capes, Luiz Antonio Pessan; do coordenador-geral de Programas Estratégicos da CAPES, Julio César Piffero de Siqueira; da diretora do DCOI/CNPq, Dalila Andrade Oliveira, e com a moderação do presidente do CONFAP Odir Dellagostin.
Acordos de Cooperação
Durante a programação do Fórum foram realizadas as assinaturas de acordos de cooperação do CONFAP com parceiros.
Odir Dellagostin e Dalila Andrade Oliveira assinaram o Protocolo de Cooperação Científica, Tecnológica e de Inovação entre o CONFAP e o CNPq com vistas à execução do Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia e Inovação. Em sua 4ª edição, o Prêmio reconhece a atuação de pesquisadores(as) que se destacaram em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, cujos resultados tenham contribuído para a produção de conhecimento e beneficiado direta ou indiretamente o desenvolvimento e o bem-estar das populações brasileiras. A premiação também reconhece a atuação de profissionais de comunicação que, por meio do jornalismo científico, tenham contribuído para aproximar a ciência, a tecnologia e a inovação da sociedade. O CNPq, por meio da Coordenação de Execução e Difusão de Prêmios Nacionais e Internacionais em CT&I (COEDP/CGITC) apoia a iniciativa desde a primeira edição, em 2021.

Em seguida, Paulo Gadelha, coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030 e Odir Dellagostin assinaram o Acordo de Cooperação entre o CONFAP e a Fiocruz com vistas à implementação do Instituto Brasileiro de Saúde Única (IBSU) .
A Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030 está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e busca criar e fortalecer parcerias com organizações nacionais, como o governo, a sociedade civil e as populações locais, para promover esforços colaborativos na busca de soluções para questões complexas em saúde, clima e outros temas relacionados ao desenvolvimento sustentável. O Acordo de Cooperação assinado entre as entidades visa fomentar a atuação nacional em Saúde Única, para viabilizar o diagnóstico do setor, um inventário de pesquisadores, de projetos e da produção científica, além da publicação de editais conjuntos.

Na sequência da programação foi realizado o segundo painel do turno da tarde. Com o tema “Região das Guianas, Universidades e a COP 30: Ciência e Inovação para um futuro sustentável”, o painel contou com as palestras do reitor da Université de Guyane (Guiana Francesa), Laurent Linguet; dos pesquisadores da University of Guyana, Calvin Bernard e Gyanpriya Maharaj e do presidente da Fapeap, Gutemberg de Vilhena Silva.
Fechando a programação de quinta-feira do evento, Márcia Perales Mendes Silva, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), proferiu a palestra “Amazônia Inovadora: Ciência, Empreendedorismo e Sustentabilidade em Rede”.
Acesse a cobertura completa do 67ª Fórum Nacional CONFAP aqui.
Por: Fernando de Lucena, da Assessoria de Comunicação do CONFAP, com colaboração de Alessandra Rodrigues, da Ascom Fapeg