Com o objetivo de apresentar o resultado das pesquisas científicas com foco na melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS), 13 pesquisadores, coordenadores de projetos nas mais diversas áreas de saúde, participarão do Seminário de Avaliação Final do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS): Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS). O evento será online e ocorrerá no dia 03 de março (quinta-feira) das 8h30 às 12h30 e das 14h às 17h. Tem como público alvo, gestores públicos, profissionais e acadêmicos na área de saúde. O evento é promovido pelo Governo do Estado do Tocantins, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt).
O Seminário contará com a participação de representantes do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Além de cientistas convidados, especialistas no assunto e de membros da Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins que farão a avaliação dos projetos.
“Trabalhar o PPSUS no Tocantins, representa apoiar o desenvolvimento de estudos científicos que podem contribuir de forma significativa com a melhoria dos serviços públicos de saúde do Estado. O apoio dos governos estadual e federal no financiamento dos projetos é de fundamental importância principalmente por viabilizar estudos que tragam soluções para os problemas de saúde. Os resultados dos projetos evidenciados pela equipe da Fapt possibilitam a implantação de novas políticas públicas que beneficiem a sociedade”, destacou a Assessora Técnica de Programas e Projetos de Saúde da Fapt, Adriana Arruda.
Programação do Seminário do PPSUS 2022
Data: 03/03/22 (Quinta-feira), das 8h30 às 17h.
Evento Virtual – o link será disponibilizado 24 horas de antecedência no site da FAPT (www.to.gov.br/fapt)
– Abertura Oficial
- Representante da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins/FAPT
- Representante da Secretaria Estadual de Saúde/SESAU
- Representante do Ministério da Saúde
- Representante do CNPq
9h às 9h15 – Distúrbios neurológicos tardios induzidos por deficiência de tiamina – investigação experimental. (Fabiano Mendes de Cordova – Doutorado em Neurociências)
9h15 às 9h30 – Desenvolvimento de formulações de inseticidas biorracionais para controle de mosquitos vetores do zika vírus. (Raimundo Wagner de Souza Andrade – Doutorado em Biologia Molecular)
9h30 às 10h45 – Tema: Programa de residência médica em saúde da família e comunidade promove melhoria na atenção básica da saúde? (Neilton Araújo de Oliveira – Doutorado em Ciências da Saúde)
11h15 às 11h30 – Análises da susceptibilidade a antibióticos de bactérias multirresistentes (BMR) isoladas de Unidade Terapia Intensiva/UTI de Hospital Regional do Estado do Tocantins. (Alex Sander Rodrigues Cangussu – Doutorado em Biotecnologia)
11h30 às 11h45 – Desenvolvimento de uma ferramenta de análise geoespacial a partir dos dados do SINAN-TO sobre os casos de hanseníase no Tocantins através de métodos e ferramentas de inteligência artificial. (Ary Henrique Morais de Oliveira – Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação)
11h45 a 12h – Leishmaniose Visceral como problema de saúde pública no serviço de hemoterapia na região norte do Estado do Tocantins.( Bruna Alexandrino – Doutorado em Medicina Veterinária Preventiva)
14h às 14h15 – O acidente botrópico no Tocantins: epidemiologia, fatores ambientais e toxicidade do veneno. (Carla Simone Seibert – Doutorado em Ciências / Fisiologia Geral)
14h15 a 14h30 – Efetividade da marcação combinada de p16 e Ki67 na referência de mulheres com citologia ASC-US ou LSIL para colposcopia. (Jucimária Dantas Galvão – Doutoranda em Pesquisa Aplicada à Saúde da Criança e da Mulher)
14h30 a 14h45 – Vigilância de arbovírus através do sequenciamento de nova geração em amostras de mosquitos coletados em Tocantins. (Fabrício Souza Campos – Doutor em Ciências Veterinárias / Virologia)
15h15 às 15h30 – Cuidadores de idosos dependentes no município de Palmas: o significado do cuidar e o impacto de intervenção educativa da sobrecarga (Daniella Pires Nunes – Doutora em Ciências em Saúde)
15h30 às 15h45 – Estudo da flutuação mensal e infecção natural por Leishmania infantum em flebotomíneos capturados em Araguaína-Tocantins. (Helcileia Dias Santos – Doutora em Ciências Veterinária)
15h45 a 16h – Perigos microbiológicos e micotoxigênicos à saúde pública dos alimentos de origem animal informalmente comercializados no norte do Tocantins. (José Carlos Ribeiro Júnior. (Doutorado em Ciências Animal)
16h a 16h15 – Validação e confiabilidade de kits de diagnósticos para detecção do Zika vírus via RT-qPCR. (Horllys Gomes Barreto – (Doutorado em Biotecnologia)
Fonte: FAPT (por Geórgya Laranjeira Corrêa/ Governo do Tocantins)
SIGA O CONFAP NAS REDES SOCIAIS: