| Em 26/12/2023

Fapes financia Startup que conecta profissionais a pessoas que necessitam de cuidadores

A plataforma permite ao cliente escolher o profissional mais adequado às suas necessidades. (Imagem: reprodução Azo Cuidados)

Uma startup capixaba criada com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santos (Fapes) tem facilitado a vida das pessoas que necessitam de cuidadores profissionais. A Azo Cuidados faz a conexão direta do cuidador com a pessoa que necessita dos serviços prestados e disponibilizados na plataforma.

Além da comodidade ao cliente, há questões de segurança e de confiança às famílias. Na plataforma, o cliente pode escolher o profissional de acordo com suas necessidades, quantidade de dia e hora para atendimento em plantões de 4h a 24h. Por meio do sistema, a empresa encaminha o profissional escolhido e mais adequado para atender o cliente em casa.

A fundadora da startup é a advogada Lívian Tononi, que participou do edital Fapes 013/2022 do Programa Startup e Empreendedorismo Estadual em Desenvolvimento no Espírito Santo (Seedes), recebendo apoio financeiro de R$ 100 mil para impulsionar o amadurecimento da empresa. “Sem dúvida, a participação no programa foi uma etapa crucial para nossa estruturação interna, proporcionando uma operação capaz de sustentar o crescimento da demanda, processos ágeis com o suporte da tecnologia e a robustez necessária para a escalabilidade da startup”, destacou Lívian Tononi.

Segundo dados do Censo Demográfico 2022, a população idosa de 60 anos ou mais é de 32.113.490 (15,6%), um aumento de 56,0% em relação a 2010. Já a população com deficiência no Brasil, foi estimada em 18,6 milhões de pessoas de 2 anos ou mais, o que corresponde a 8,9% dessa faixa etária. São grupos em que a grande maioria necessita de atenção especial.

Com o envelhecimento da população, a demanda por serviços de cuidadores de pessoas idosas está aumentando. Além disso, pessoas com necessidades especiais ou crônicas também precisam de assistência personalizada. Esses serviços acabam tendo um impacto direto na qualidade de vida dos clientes. Cuidadores capacitados podem melhorar significativamente a qualidade de vida de idosos, pessoas com deficiência ou em outras condições.

O desenvolvimento de soluções inovadoras na plataforma ajudou a eliminar o processo burocrático e a melhorar a prestação de serviço de cuidados da startup. O próximo passo é concluir a modelagem da implementação de tecnologias de escala e inovadoras no sistema. “A metodologia do programa foi fundamental e nos auxiliou para não desperdiçarmos o investimento em tecnologias caras, antes de serem avaliadas”, esclareceu a fundadora Lívian Tononi.

A empresa atua no Espírito Santo, nos municípios da Serra, Vila Velha e Vitória, e, em Minas Gerais, atendendo em Belo Horizonte. A advogada Lívian Tononi destaca também a importância da empresa na vida das pessoas com “a oferta de serviços de cuidadores de confiança, que podem aliviar o fardo emocional e físico das famílias que cuidam de entes queridos. “Isso permite que eles continuem suas próprias vidas e atividades sem se preocupar com o bem-estar dos que precisam de cuidados”, complementou.

O diretor de Inovação da Fapes, Elton Siqueira Moura, falou sobre os impactos dos serviços prestados na sociedade em geral. “Startups como a plataforma AZO utilizam a tecnologia para aprimorar a qualidade dos serviços, a segurança e o conforto dos pacientes. A Fapes se sente realizada quando investe em um projeto e o resultado é benéfico para toda a sociedade”, salientou.

Ainda segundo Moura, permitir a facilidade de acesso a serviços de cuidadores confiáveis e qualificados, o que pode ser difícil de encontrar para muitas famílias, é um fator bem positivo. “Esses serviços não apenas atendem a uma necessidade crescente, mas também podem gerar empregos e contribuir para o crescimento econômico na região em que são prestados”, completou.

 

Fonte: FAPES (Por: Rafaela Aguiar/Ascom Fapes)

 

SIGA O CONFAP NAS REDES SOCIAIS:  

    

Leia também

Em 21/01/2025

SBPC divulga vencedoras do 6º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) anunciou na segunda-feira, 20 de janeiro, conforme descrito no Edital da premiação, as vencedoras da 6ª edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, que nesta edição premia a categoria “Meninas na Ciência”, cujas pesquisas de iniciação científica demonstraram criatividade, boa aplicação do método científico e potencial de contribuição com […]

Em 20/01/2025

Inscrições para pesquisas com potencial de inovação de mestres e doutores seguem abertas

As inscrições para o novo ciclo da jornada Catalisa ICT, programa do Sebrae que tem como objetivo transformar pesquisas com potencial de inovação em soluções de impacto para a sociedade, seguem abertas até 3 de fevereiro. Cerca de 2 mil pesquisas com potencial de inovação serão selecionadas. O edital é voltado para mestres e doutores, com […]

Em 17/01/2025

Lançada chamada da 2ª edição do Programa nexBio Amazônia

A Swissnex no Brasil, em parceria com a Leading House para a região da América Latina do Institute of Management in Latin America (Universidade de St. Gallen), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), anuncia a segunda edição do Programa Suíço-Brasileiro de Inovação Sustentável para […]

Em 16/01/2025

FAPEMIG dá início às celebrações de seus 40 anos

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG é o órgão do Governo de Minas responsável pelo fomento a iniciativas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I). Criada em 1985, ela completa, este ano, quatro décadas de existência. A fim de celebrar os resultados de sua atuação para toda a população […]