| Em 11/01/2024

Estudo financiado pela FAPESC compara sistemas de saneamento de Santa Catarina e da Província de Ontário, no Canadá

O pesquisador Cláudio Antônio Klaus Júnior foi contemplado no Edital de Chamada Pública Fapesc/CAPES nº 21/2021 – (Foto: Arquivo pessoal do pesquisador)

Um estudo realizado pelo pesquisador Cláudio Antônio Klaus Júnior, bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (FAPESC), está chamando a atenção internacional por lançar luz sobre as disparidades críticas no acesso ao saneamento básico entre a região de Santa Catarina, no Brasil, e a Província de Ontário, no Canadá.

A pesquisa, intitulada “Direito, Saneamento e Sustentabilidade: Uma Análise Comparativa entre Municípios do Estado de Santa Catarina, Brasil e da Província de Ontário, Canadá à Luz dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 6 e 11”, oferece uma visão detalhada da situação atual e dos desafios enfrentados nas duas regiões.

O estudo revelou que, embora mais de 99% da população de ambas as regiões tenha acesso a água potável, existe uma grande disparidade no tratamento e na coleta de esgoto. Entre 2019 e 2020, a cobertura da coleta de esgoto no Brasil aumentou apenas ligeiramente, de 74,5% para 75,7%. Além disso, 47,6% da população brasileira ainda não tem acesso à coleta de esgoto, e apenas 55,8% estão conectados à rede. Essa situação contrasta significativamente com os padrões observados em Ontário, onde os esforços para melhorar a infraestrutura de saneamento têm sido mais consistentes e eficazes.

O pesquisador destaca a importância de seu estudo como um catalisador para a mudança global. “Ao evidenciar essas disparidades e a complexidade do mercado, estamos convocando uma colaboração internacional para assegurar o saneamento como um direito universal, impulsionando ações informadas e sustentáveis”, enfatizou Klaus Júnior.

Mapa do saneamento no Brasil com destaque para o estado de Santa Catarina (Fonte: Leandro Maciel, GRUPO ND)

O estudo foi reconhecido pela Ouvidoria do Ministério das Cidades do Brasil e recebeu reconhecimento do Ministro do Meio Ambiente do Canadá, Steven Guilbeault, ressaltando a relevância e o impacto do estudo no cenário internacional.

Esta análise comparativa entre Santa Catarina e Ontário fornece uma perspectiva valiosa sobre os fatores socioeconômicos e políticos que moldam os padrões de saneamento, oferecendo insights essenciais para a formulação de políticas públicas mais eficazes e a promoção de um desenvolvimento sustentável.

A necessidade de políticas informadas e investimentos adequados em saneamento é urgente, conforme destacado pelo estudo. Enquanto Santa Catarina enfrenta desafios significativos, com mais da metade dos municípios sem serviço de esgoto e muitos sem planos para cumprir a meta de universalização do marco legal do saneamento, há uma oportunidade clara para aprendizado mútuo e cooperação entre Brasil e Canadá.

Fomento

O pesquisador Cláudio Antônio Klaus Júnior foi contemplado no Edital de Chamada Pública Fapesc/CAPES nº 21/2021 – Credenciamento das Instituições de Ensino Superior com Programas de Pós-Graduação stricto sensu Emergentes e em Consolidação em Áreas Prioritárias do Estado de Santa Catarina. O edital foi lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (FAPESC) em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O estudo completo está disponível para acesso no link: https://scholarlycommons.pacific.edu/mcgeorge-dissertations/3/.

 

SIGA O CONFAP NAS REDES SOCIAIS:  

    

Leia também

Em 20/11/2024

Projeto que documenta o patrimônio arqueológico de Roraima é selecionado para a Iniciativa Amazônia+10

Roraima abriga tesouros que, por vezes, permanecem ocultos no solo amazônico. Neste contexto, o Dia da Cultura e Ciência, comemorado na terça-feira, 5, reforça a preservação do conhecimento local por intermédio do projeto “Inventário e Documentação do Patrimônio Arqueológico de Roraima”. Fomentado pela Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima) por meio […]

Em 19/11/2024

Goiás inaugura Centro de Excelência em Segurança Hídrica do Cerrado na UEG

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), em parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG), lançou o Centro de Excelência em Segurança Hídrica do Cerrado (Cehidra Cerrado), o oitavo do estado. Com sede no Câmpus Central da UEG, em Anápolis, o projeto conta com um investimento de R$ 15 milhões […]

Em 19/11/2024

Fapergs e IEL lançam o Programa Cientista na Indústria

Na segunda-feira (04) a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) em parceria com o Núcleo Regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), lançou o edital Programa Cientista na Indústria, com o objetivo de selecionar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), com a inserção de recursos humanos nas indústrias […]

Em 19/11/2024

Governo da Paraíba lança edital do Circuito Game Dev Quest e incentiva entusiastas e desenvolvedores de jogos digitais

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) e em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), lançou, na terça-feira (12), o edital do Game Dev Quest, um circuito voltado para o desenvolvimento de jogos digitais independentes (jogos indie). […]

Em 19/11/2024

Presidente do CONFAP é eleito membro da Academia Mundial de Ciências (TWAS) 

A Academia Mundial de Ciências para o Avanço da Ciência nos Países em Desenvolvimento (TWAS, na sigla em inglês) anunciou na quinta-feira (14), seus novos membros eleitos para tomarem posse a partir de 1º de janeiro de 2025.  Entre os 74 novos membros eleitos está o presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo […]