| Em 24/06/2024

Empresa inovadora apoiada pelo Governo do Amazonas aposta em novo conceito de mercado do guaraná de Maués

(Foto: Divulgação)

Trazer um novo conceito para o consumo do guaraná (Paullinia cupana) é o objetivo de um projeto apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), que utiliza o fruto para produzir uma novidade premium para o mercado em forma de pó orgânico. A iniciativa, foi desenvolvida pela empresa “MawêProdutos da Amazônia”, que apresenta o produto em embalagens informativas, sobre a história de origem do produto e dos produtores rurais.

Intitulado “Identificação e Implementação do padrão de guaraná premium”, o projeto amparado pelo Programa Inova Amazônia Módulo Tração, celebrado pela Fapeam, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), utiliza insumos diretamente de Maués (distante 276 quilômetros da capital), e visa mapear as variáveis do guaraná, a fim de obter o melhor resultado em propriedades energéticas.

O coordenador da pesquisa, Aldemir Gomes de Almeida Filho, reforça a importância de se trabalhar com o guaraná, a fim de não somente fortalecer a economia do município e agregar valor ao produto, mas também encontrar novos mercados e conseguir entregar retorno socioeconômico para as famílias de pequenos produtores rurais, mantendo a floresta e as tradições dos povos nativos vivas.

Somos filhos da terra do guaraná, Maués, e embora atualmente estejamos morando em Manaus, nossos pais, tios e parentes continuam vivendo da renda do guaraná”, disse o empreendedor sobre a relevância da agricultura familiar.

Atualmente, a empresa produz e comercializa o guaraná em pó em embalagem descartável plástica, contendo o peso igual ou superior a 100 g. Os produtos são disponibilizados para a venda no site da empresa e por meio do perfil no Instagram, na forma de: refil de guaraná em pó, bastão de guaraná, refil de cacau em pó e óleo vegetal de castanha.

Novidades no produto

A mudança de embalagem pretende preservar as características e os nutrientes do guaraná, proporcionando aos potenciais clientes a reutilização da embalagem em outros produtos. A lata irá estender o tempo de vida do produto, além de preservar as propriedades e poder ser utilizada como embalagem reutilizável contribuindo com a preservação do meio ambiente”, explica ele.

O produto na forma como é atualmente comercializado tem uma exposição solar, o que impacta na mudança de coloração, na diminuição e/ou perda das propriedades nutricionais do guaraná e na insatisfação dos clientes pela alteração do sabor e não percepção dos seus efeitos.

O guaraná tem um mercado crescente, com clientes que já o consomem há muito tempo, mas o objetivo do projeto é justamente ensinar aos novos clientes sobre os hábitos de consumo do guaraná, suas propriedades e benefícios. Aldemir reforça ainda sobre a expectativa da empresa, para que futuramente sejam desenvolvidos projetos em outras cadeias produtivas, como cacau, castanha e açaí.

“Estamos iniciando os trabalhos com esses produtos e já temos algumas parcerias estabelecidas. Nosso intuito é buscar parceiros investidores para pesquisar sobre as propriedades dos produtos amazônicos e transformá-los em produtos com alto valor agregado”, complementa.

Importância da Fapeam

(Foto: Nathalie Brasil, Decon/Fapeam) 

“A Fapeam nos forneceu o subsídio financeiro para que pudéssemos nos dedicar à pesquisa, além de todos os treinamentos, mentorias e acompanhamentos que estamos tendo através do programa, sem o qual não seria possível realizá-la”, reforçou sobre a importância da Fundação para a consolidação dos produtos amazônicos no mercado.

Sobre o Programa

O Programa Inova Amazônia Módulo Tração visa fomentar, apoiar e desenvolver pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras alinhadas à bioeconomia, que tenham como premissa a atuação direta ou indireta para preservação ou uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma Amazônia.

Objetiva, ainda, gerar novos negócios, agregar valor às empresas existentes e fortalecer o ecossistema de bioeconomia amazônico, por meio da inovação, da sustentabilidade e da conexão entre empreendedores da região e empreendedores de outras localidades.

Fonte: FAPEAM (Por: Diovana Rodrigues, Decon/Fapeam) 

Leia também

Em 17/09/2024

Governo do Tocantins investe R$ 2,6 milhões no apoio a projetos de pesquisa que promovam o desenvolvimento sustentável

O Governo do Tocantins, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), lançou o edital da Rede de Desenvolvimento Regional do Tocantins (Rede Deser). O edital apoiará projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) voltados às regiões dos quatro Centros de Desenvolvimento Regional (CDRs), sendo eles […]

Em 17/09/2024

Governo do Acre promove cultura inovadora concedendo bolsas de estudo para mães solo e pesquisas sobre autismo

O governo do Acre vai continuar incentivando a cultura inovadora. O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac), Moisés Diniz, anunciou a concessão de bolsas de estudo para Mães da Ciência e Mentes Azuis. Os programas visam apoiar e incentivar pesquisadores, doutores, mestres e graduados, mães solo e mães atípicas […]

Em 16/09/2024

Lançada chamada CONFAP – ERC IA 2024

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) lançou nesta segunda-feira, 16 de setembro, a chamada CONFAP – ERC IA 2024, em parceria com o Conselho Europeu de Pesquisa (ERC). A chamada é lançada no âmbito do Acordo de Implementação (Implementing Arrangement – IA) assinado entre a Comissão Europeia e o CONFAP […]

Em 16/09/2024

FAPEPI celebra 30 anos com Documentário que destaca Ciência, Tecnologia e Transformação de vidas

Em um marco significativo para a ciência e a inovação no Brasil, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) está comemorando três décadas de conquistas com o lançamento de um documentário revelador. Intitulado “Fapepi: 30 Anos de Ciência, Tecnologia e Inovação – Transformando Vidas e Futuros”, o filme oferece uma visão […]

Em 13/09/2024

Mais pesquisadores mineiros serão beneficiados com bolsas de produtividade

Em agosto, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) assinaram novo Acordo de Cooperação Técnica com foco nas Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ). A parceria foi anunciada durante o seminário em comemoração aos 39 anos da FAPEMIG, realizado no último dia 28. Por […]

Em 12/09/2024

Metodologia permite testar de forma remota a mobilidade e a força muscular de idosos com demência

Pesquisa conduzida na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) mostrou que é possível adaptar testes de mobilidade funcional e de força muscular para que sejam realizados no ambiente doméstico, de forma remota. A proposta é atender pessoas idosas com demência por telessaúde, a partir de um protocolo que envolve o treinamento de cuidadores e a […]

Em 17/09/2024

Edital vai apoiar pesquisadores negros e indígenas em projetos de transição energética no Nordeste

Com o objetivo de ajudar na preparação de uma nova geração de pesquisadores negros e indígenas para pensarem em soluções baseadas em ciência e tecnologia que atendam às necessidades de suas comunidades, o Projeto Mukengi (lê-se: muquêngui) abriu inscrições para sua terceira edição, desta vez com foco no tema “economia verde”. A iniciativa do Instituto Mancala, com apoio […]