| Em 20/05/2024

Em missão na Itália, CONFAP assina Memorando de Entendimento com ​​Conselho Nacional de Pesquisa (CNR) e renova Acordo de Cooperação com MAECI

As parcerias foram firmadas em Roma, nesta segunda-feira (20), em agenda da Missão Internacional do CONFAP à Itália – (Foto: Divulgação CONFAP)

Nesta segunda-feira (20), a delegação brasileira organizada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) iniciou em Roma, a agenda de compromissos da Missão Internacional na Itália para Cooperação em Pesquisa & Inovação. 

O objetivo da missão é aprofundar iniciativas de cooperação e gerar oportunidades entre os estados brasileiros e suas Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) e entidades italianas. A missão segue até o dia 24 de maio, e tem o apoio da Embaixada do Brasil em Roma, do Programa Diplomacia da Inovação (PDI) do Itamaraty e da Embaixada da Itália no Brasil.

Delegação brasileira

A delegação brasileira organizada pelo CONFAP é composta por: Odir Dellagostin – presidente do CONFAP e da FAPERGS (Rio Grande do Sul); Márcio de Araújo Pereira –  vice-presidente do CONFAP e presidente da FUNDECT (Mato Grosso do Sul); Marcel do Nascimento Botelho – presidente da FAPESPA (Pará) e diretor da Regional Norte do CONFAP; Marcos de Sá Fernandes da Silva – presidente da FAPEMAT (Mato Grosso) e diretor da Regional Centro-Oeste do CONFAP; Handerson Leite – presidente da FAPESB (Bahia); Maria Zaira Turchi – coordenadora do Projeto Internacional CT&I (Top Managers) da Fundação Araucária (Paraná) e ex-presidente do CONFAP; Elton Siqueira Moura – diretor de Inovação da FAPES e Lucia Aparecida de Queiroz Araújo – diretora Administrativo-Financeira da FAPES (Espírito Santo); Cristiano Capovilla – diretor Científico da FAPEMA (Maranhão) e Elisa Natola – assessora para Cooperação Internacional do CONFAP. A delegação brasileira foi recepcionada e acompanhada em todas as reuniões nesta segunda-feira por Fernanda Maria Soares dos Santos, conselheira da Embaixada do Brasil em Roma.

Delegação do CONFAP e conselheira da Embaixada do Brasil em Roma, na Itália (à direita) – (Foto: Divulgação CONFAP)

Na agenda de compromissos do primeiro dia da missão, a delegação realizou reuniões em Roma com autoridades do ​​Conselho Nacional de Pesquisa da Itália (CNR), do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional (MAECI), da Organização Internacional Ítalo-Latino Americana (IILA) e do Ministério da Universidade e Pesquisa (MUR).

“Tivemos hoje uma programação muito intensa. O dia foi de grandes avanços, incluindo a assinatura de um novo Memorando de Entendimento [MoU] com o CNR, além de encaminhamentos para novas parcerias com ministérios e com a Organização Internacional Ítalo-Latino Americana (IILA). Estamos muito satisfeitos com a receptividade demonstrada pelos parceiros italianos”, destacou o presidente do CONFAP, Odir Dellagostin.

Memorando de Entendimento CONFAP – CNR

Na sede do ​​Conselho Nacional de Pesquisa da Itália (CNR), o presidente do CONFAP, Odir Dellagostin, e a presidente do CNR, Maria Chiara Carrozza, assinaram Memorando de Entendimento (MoU) para realização de ações conjuntas entre as entidades, com o objetivo de apoiar a mobilidade de pesquisadores e projetos de pesquisa voltados a ações para enfrentamento das mudanças climáticas, e soluções para a biodiversidade e bioeconomia.

Ciente da situação de calamidade pública que se encontra o estado do Rio Grande do Sul, Carrozza se solidarizou com a população gaúcha e informou à delegação que os pesquisadores do Rio Grande do Sul afetados pelas enchentes poderão contar com o apoio dos Centros de Pesquisa da Itália para continuidade e desenvolvimento de pesquisas que precisaram ser paralisadas.

Além da presidente da CNR, participaram da reunião: Virginia Coda Nunziante – diretora de Relações Europeias e Internacionais do CNR; Andrey Felipe Sgorla – do Centro CNR Biodiversità e Milena Riolo – assessora de Relações Internacionais do CNR.

 Delegação do CONFAP na sede do ​​Conselho Nacional de Pesquisa da Itália (CNR), em Roma –  (Foto: Divulgação CONFAP)

MAECI

No segundo compromisso da agenda, a delegação do CONFAP reuniu-se com representantes do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional (MAECI).

No encontro, o presidente do CONFAP e a chefe do Gabinete de Cooperação Científica Bilateral do MAECI, Alessandra Tognonato, alinharam a renovação automática do Acordo de Cooperação assinado em 2019 pelas entidades que possibilitou a execução de ações conjuntas entre os dois países nos últimos anos. Na reunião, foram apresentados os resultados do primeiro Programa Executivo (2022 – 2024) entre as entidades e alinhados os temas científicos prioritários do novo Programa Executivo (2025 – 2027) para o lançamento de uma nova Chamada Pública que apoiará projetos colaborativos de pesquisa e inovação entre Brasil e Itália.

Pelo lado italiano, também participaram da reunião: Massimo Carnelos, chefe do Escritório de Inovação do MAECI; Andrea Giordano, diretor da Direção Geral de Assuntos Globais do MAECI e os peritos científicos do Gabinete de Cooperação Científica Bilateral do Maeci, Giuditta Perozzi e Cláudio Barchesi.

Reunião no Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional (MAECI) – (Foto: Divulgação CONFAP)

ILLA

No terceiro compromisso do dia, a delegação do CONFAP esteve na sede da Organização Internacional Ítalo-Latino Americana (IILA). 

Os representantes do CONFAP apresentaram as ações de cooperação internacional em andamento executadas pelo Conselho, por meio das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), e os representantes do ILLA apresentaram iniciativas e projetos que a entidade promove entre a Itália e os países da América Latina, e que podem ter participação das entidades brasileiras.  

A IILA é um órgão intergovernamental instituído em 1966, e funciona como entidade de estímulo e fortalecimento das relações entre a Itália (a Europa) e a América Latina.

Pelo lado italiano participaram da reunião: a secretária-geral do ILLA e embaixadora Antonella Cavallari; a secretária Técnico-Científica do ILLA, Tatiana Ribeiro Viana; a secretária do setor Socioeconômico do ILLA, Giselle Canahuati; o diretor executivo do ILLA, Gianandrea Rossi; o responsável pelo Serviço de Cooperação Italiana do ILLA, Mauro Camicia e o responsável pelos Programas da União Europeia de Inclusão Social e Meio Ambiente do ILLA, Andrea Monaco.

Reunião na sede da Organização Internacional Ítalo-Latino Americana (IILA), em Roma – (Foto: Divulgação CONFAP)

MUR

No último compromisso da agenda desta segunda-feira (20), a delegação do CONFAP, acompanhada da conselheira da Embaixada do Brasil em Roma, Fernanda Maria Soares dos Santos, reuniu-se com representantes do Ministério da Universidade e Pesquisa (MUR). Na pauta foram apresentadas as ações de cooperação em andamento entre Brasil e Itália, e os resultados de ações como as chamadas transnacionais conjuntas Water4All e Parceria de Economia Azul Sustentável, que tiveram a participação de Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) no Brasil.

Delegação do CONFAP no Ministério da Universidade e Pesquisa (MUR), em Roma – (Foto: Divulgação CONFAP)

Pelo lado italiano, participaram da reunião: Michele Mazzola, chefe do Escritório III da Direção-Geral de Internacionalização e Comunicação do MUR; acompanhada de Alessandro Boero, Dian Thais, Rachele Nocera, Aldo Covello (que também integra o Secretariado da Water4All); Margherita Cappelletto e Margherita Zorgno (que também integra o Secretariado da Parceria de Economia Azul Sustentável).

Acesse aqui a cobertura fotográfica da Missão Internacional do CONFAP na Itália

Assessoria de Comunicação do CONFAP

Leia também

Em 18/09/2024

Fapern apoia: Lançamento de livro sobre Desertificação na Bacia do Apodi-Mossoró

Na terça-feira (10), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi palco do lançamento do livro “Suscetibilidade à Desertificação na Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró”. O evento ocorreu durante a Aula Magna do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (Plandites), no campus de Pau dos Ferros, e destacou […]

Em 18/09/2024

Funcap lança em parceria com a Finep edital do Programa Tecnova/CE III

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), órgão vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), lançou no dia 11 de setembro, o edital nº 10/2024 – Tecnova/CE III. Realizado em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Governo Federal, ele tem […]

Em 18/09/2024

Programa Ganhando o Mundo da Ciência abre inscrições para mobilidade acadêmica no Japão

Estão abertas, até o dia 15 de outubro, as inscrições para o Programa Ganhando o Mundo da Ciência para mobilidade acadêmica na Universidade Provincial de Kyoto (KPU), no Japão. São até duas vagas para estudantes de graduação e até duas vagas para pós-doutorado. A iniciativa é resultado do acordo de cooperação assinado entre a Fundação Araucária, Secretaria […]

Em 18/09/2024

FAPEMIG assina acordo de cooperação científica com a FAPESP

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) firmaram um acordo de cooperação científica e tecnológica que irá viabilizar o lançamento de chamadas futuras, o apoio a projetos, programas e outras iniciativas até setembro de 2029. O documento […]

Em 13/09/2024

Mais pesquisadores mineiros serão beneficiados com bolsas de produtividade

Em agosto, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) assinaram novo Acordo de Cooperação Técnica com foco nas Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ). A parceria foi anunciada durante o seminário em comemoração aos 39 anos da FAPEMIG, realizado no último dia 28. Por […]

Em 12/09/2024

Metodologia permite testar de forma remota a mobilidade e a força muscular de idosos com demência

Pesquisa conduzida na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) mostrou que é possível adaptar testes de mobilidade funcional e de força muscular para que sejam realizados no ambiente doméstico, de forma remota. A proposta é atender pessoas idosas com demência por telessaúde, a partir de um protocolo que envolve o treinamento de cuidadores e a […]