O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) publicou nesta sexta-feira, 1º de março, a relação dos finalistas do Prêmio CONFAP de Boas Práticas em Fomento à CT&I (3ª Edição) nas categorias: Desenvolvimento do Ecossistema de CT&I; Gestão e Desenvolvimento Organizacional e Gestor(a) Inovador(a) e Técnico(a) Inovador(a).
Os vencedores serão anunciados no dia 13 de março de 2024, na cerimônia de premiação que será realizada durante o 63º Fórum Nacional CONSECTI & CONFAP, em Brasília/DF. O evento será transmitido ao vivo, a partir das 19h30, pelo canal do YouTube do CONFAP (www.youtube.com/confapbrasil).
Em sua 3ª edição, a premiação nacional do CONFAP será concedida a Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), e gestores(as) e técnicos(as) inovadores(as) de agências de fomento à CT&I, que tenham desenvolvido ações e procedimentos criativos, diferenciados, inovadores, eficientes e eficazes no fomento ao desenvolvimento e execução da Política Nacional de CT&I e, que por consequência, tenham potencializado a interação entre academia, setor produtivo, governo e sociedade.
Premiação
As FAPs classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugares nas categorias Desenvolvimento do Ecossistema de CT&I e Gestão e Desenvolvimento Organizacional serão premiadas com certificado e troféu. Na categoria Gestor(a) Inovador(a), será premiado(a) um(a) gestor(a) que ocupou cargo da alta direção (Presidentes, Diretores e equivalentes), e um(a) Técnico(a), integrante das demais linhas hierárquicas, que tenha atuado ou esteja atuando na área meio ou finalística de qualquer agência de fomento à CT&I brasileira.
*A relação das propostas finalistas nas categorias Desenvolvimento do Ecossistema de CT&I e Gestão e Desenvolvimento Organizacional estão organizadas em ordem alfabética, não refletindo portanto, a colocação final das FAPs, que somente será divulgada no dia 13/03/2024 durante a cerimônia de premiação em Brasília/DF.
Conheça os finalistas em cada categoria/ subcategoria:
Categoria Desenvolvimento do Ecossistema de CT&I
- Proposta finalista: “CICLO ILP-FAPESP, parceria de sucesso com o Legislativo e a Comunidade Científica”, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
A FAPESP mantém desde 2017, parceria com a Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), materializada na iniciativa CICLO ILP-FAPESP de Ciência e Inovação, uma série de seminários e debates mensais sobre temas de ciência, tecnologia e inovação. Além do aprofundamento da relação da Fundação com a ALESP, o Ciclo propiciou desde 2020 apresentações dentro do parlamento paulista sobre os avanços de pesquisas relacionadas à COVID-19, como o desenvolvimento das vacinas e o monitoramento de variantes. O distanciamento social imposto pela pandemia teve efeito colateral bastante positivo nesses eventos: a participação online de pesquisadores e especialistas de vários Estados brasileiros, enriquecendo o debate e trazendo informações sobre a ciência praticada não só no Estado de São Paulo. Tanto a FAPESP como a ALESP consideram que a parceria tem rendido bons frutos que, em novembro de 2023, as duas instituições, representadas por seus presidentes, assinaram Acordo de Cooperação por mais cinco anos.
- Proposta finalista: “Escola Doutoral da Cátedra Araucária: Desenvolvimento Territorial Sustentável – Eixo Capricórnio”, da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná.
A Escola Doutoral constitui-se de um dispositivo ativo para a criação de redes de internacionalização. Ela é uma das ações efetivas da Cátedra Araucária, criada em março de 2022 com o objetivo de estimular e integrar a investigação científica conjunta e internacional tendo, como tema principal, a fronteira do conhecimento do Desenvolvimento Territorial Sustentável (DTS). A partir desse tema prioritário considera, também, a referência geopolítica do Eixo de Capricórnio, compreendendo os países da América do Sul, África, Austrália e Polinésia e seus contextos desafiadores emergenciais, como: mudanças climáticas, novas organizações sócio técnicas, pós-pandemia e novos contextos geopolíticos, além da transformação digital.
- Proposta finalista: “Observatório da Inovação”, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS)
O Observatório da Inovação RS é uma iniciativa da FAPERGS e da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT-RS) que visa a identificar e disponibilizar informações sobre o Ecossistema de Inovação gaúcho de maneira a dar visibilidade e subsidiar novas iniciativas e a tomada de decisão por parte do poder público e privado, empresas, instituições de ciência e tecnologia e sociedade em geral. Tem por objetivo o desenvolvimento de um sistema de monitoramento sobre os principais conteúdos pertinentes à área de Inovação, Ciência e Tecnologia, bem como indicadores de inovação para fornecer estudos analíticos, além de identificar e concentrar as informações sobre o ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul a fim de facilitar a busca por dados dos mais diversos atores da área. Com o propósito de dar visibilidade ao Ecossistema Gaúcho de Inovação, nas diversas regiões do Estado, e tornar-se uma fonte de conteúdo sobre inovação, ciência e tecnologia.
Categoria Gestão e Desenvolvimento Organizacional
- Proposta finalista: “Comissão Interna de Diversidade FAPES”, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES)
A formação da Comissão Interna de Diversidade FAPES foi impulsionada pela necessidade de incorporar medidas de ações afirmativas nos editais da organização. Esse imperativo tornou-se evidente durante a concepção do edital de aceleração de startups SEEDES, lançado em 2022. Em preparação para o lançamento desse edital, a Comissão Interna de Diversidade foi estabelecida por meio de uma instrução de serviço, divulgada no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo em 02 de julho de 2021. Conforme delineado nessa instrução, a comissão tem como metas oferecer consultoria à fundação em assuntos relacionados a políticas de inclusão, diversidade social e cultural, bem como temas vinculados a grupos minoritários. Adicionalmente, a comissão visa discutir e propor políticas de inclusão nas ações promovidas pela FAPES, avaliar informações e documentos submetidos por candidatos às oportunidades decorrentes de políticas afirmativas, além de conduzir treinamentos, palestras e outras atividades internas relacionadas à diversidade. Quando necessário, a comissão representa a fundação em eventos sobre políticas de afirmação, diversidade social e cultural.
- Proposta finalista: “Pagamento automatizado das bolsas dos programas de incentivo à formação da FAPEMIG”, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)
A Fapemig possui importantes programas de incentivo à formação de pesquisadores, tais como o Programa de Apoio à Pós-graduação – PAPG (mestrado e doutorado), Programa de Iniciação Científica – BIC (graduação) e Programa de Iniciação Científica Júnior – BICJr (nível médio). Por meio de tais programas, são pagas bolsas como modo de incentivar a formação e a pesquisa científica no ambiente acadêmico. Atualmente, são beneficiados mais de cinco mil estudantes por mês, espalhados pelas instituições de ciência e tecnologia (ICTs) do Estado. Anteriormente, por falta de capacidade operacional da FAPEMIG, estas bolsas eram pagas por meio de convênios com fundações de apoio (instituições gestoras). A partir de novembro de 2022, foi realizada a automatização do pagamento das bolsas pela ferramenta Power Automate (versão gratuita), que permitiu o registro de forma automatizada de 11.655 cadastros de pessoas físicas (bolsistas) no Sistema Integrado de Administração Financeira, 16.362 empenhos, 14.137 e reforço de empenho, 68.285 liquidações e 68.285 ordens de pagamentos, que totalizam o valor de R$ 88.207.303,17 pagos em bolsas.
- Proposta finalista: “PATRONAGE – Sistema de Gerenciamento de Bolsas e Auxílios da FAPEMA”, da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA)
O PATRONAGE é um sistema desenvolvido em 2005, pela Divisão de Informática da FAPEMA e tem a finalidade de gerenciar a submissão, a avaliação e o acompanhamento da execução de projetos de CT&I, pedidos de apoio a eventos, projetos para implantação de bolsas e auxílios financeiros da FAPEMA, bem como o gerenciamento interno pelos colaboradores da Fundação. O sistema facilita que pesquisadores(as) possam se inscrever nos editais lançados pela FAPEMA mediante o envio, pelo sistema, dos documentos necessários para inscrição tais como: documento com foto, comprovante de endereço, o projeto de pesquisa, orçamento detalhado, entre outros. Desta maneira não se faz necessário a impressão de documentos e entrega presencial na Fundação, tudo pode ser feito pelo sistema. As funcionalidades do Patronage foram pensadas para facilitar o acesso dos(as) pesquisadores(as) aos editais abertos para inscrição.
Categoria Gestor(a) Inovador(a) e Técnico(a) Inovador(a)
- Gestor(a) Inovador(a): Paulo Sérgio Lacerda Beirão
Paulo Sérgio Lacerda Beirão possui graduação em Medicina pela UFMG (1972), mestrado e doutorado pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ (1976 e 1980, respectivamente), e pós-doutorado pela Universidade de Leicester, Reino Unido (1993). Seu extenso currículo abrange contribuições para a ciência, homenagens recebidas de alunos e dos governos estadual e federal, além de cargos de alta direção em instituições como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde foi pró-reitor de pesquisa (1998-2002) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), onde foi Diretor de Cooperação institucional (junho/ 2014 a maio/ 2015). É membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) , do conselho deliberativo da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e foi agraciado, em 2023, com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. Na FAPEMIG, Beirão foi presidente do Conselho Curador (2008-2010), diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação (2015-2020) e presidente (2020-2023). Em todos esses momentos, sua atuação foi fundamental para a evolução e o sucesso da agência de fomento à CT&I mineira. Destaca-se, especialmente, seu conhecimento profundo sobre o sistema de Ciência, Tecnologia & Inovação e sua capacidade de conciliação, que ajudaram a aproximar a comunidade acadêmica, o setor empresarial e o governo de Minas Gerais, parceiros fundamentais no projeto de desenvolvimento econômico e social do Estado com base no conhecimento.
- Técnico(a) Inovador(a): Marcelo Nicolas Camargo
Marcelo Nicolas Camargo possui graduação em Engenharia Mecânica pela UFRJ, MBA em Monitoramento Científico e Técnico de Tecnologia da Informação pela Universidade de Toulon, na França, mestrado em Administração de Empresas pelo Grupo IBMEC, pós-graduação em Inteligência Competitiva pela UFRJ/ INT e MBA em Engenharia Econômica e Administração Industrial pela UFRJ. Possui 30 anos de carreira em empresas, e atualmente atua na Diretoria de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (DRCT) da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), onde já ocupou o cargo de Superintendente de Inovação. Camargo tem realizado um trabalho técnico de grande destaque na implementação de programas de subvenção econômica de forma descentralizada, como o Centelha e o Tecnova. Nesta função, tem interagido de forma permanente com as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) e participado ativamente dos Fóruns do CONFAP, contribuindo com informações e ouvindo as demandas das Fundações.
Assessoria de Comunicação do CONFAP
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