| Em 24/05/2024

Delegação do CONFAP conclui, em Roma, agenda da Missão Internacional para Cooperação em Pesquisa e Inovação com a Itália

Delegação do CONFAP foi recepcionada nesta quinta-feira, 23 de maio, pelo embaixador do Brasil em Roma, Renato Mosca, e pela conselheira da Embaixada, Fernanda Maria Soares dos Santos – (Foto: Divulgação CONFAP)

A delegação do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) concluiu, em Roma, a agenda de compromissos da Missão Internacional na Itália para Cooperação em Pesquisa & Inovação

A Missão Internacional do CONFAP foi realizada entre os dias 20 e 24 de maio. Nos cinco dias de compromissos, a delegação do CONFAP realizou reuniões com a participação de várias instituições italianas, que poderão resultar em ações conjuntas em cooperação com as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) e oportunidades para os pesquisadores brasileiros. 

“A missão do CONFAP à Itália foi de grande importância, pois possibilitou a consolidação de parcerias estratégicas e o estabelecimento de novas oportunidades de cooperação em pesquisa e inovação. Com o apoio da Embaixada do Brasil em Roma e do Programa Diplomacia da Inovação do Itamaraty, a delegação brasileira conseguiu engajar-se com importantes entidades italianas, como o MAECI, MUR, IILA, CNR, CREA, e ENEA, além de universidades e centros de pesquisa”, destacou o presidente do CONFAP, Odir Dellagostin. 

Agenda na Embaixada do Brasil em Roma

Na quinta-feira (23), a delegação do CONFAP esteve na Embaixada do Brasil em Roma. Pela manhã, foi realizado pela Embaixada, em parceria com o Programa Diplomacia da Inovação (PDI) do Itamaraty e o CONFAP, o seminário “Brasil-Itália: Inovação Verde”, sobre cooperação acadêmica e tecnológica no contexto da Missão realizada pelo CONFAP à Itália.

O seminário foi aberto pelo embaixador do Brasil em Roma, Renato Mosca, e pelo presidente do CONFAP, Odir Dellagostin. Na sequência, a conselheira da Embaixada, Fernanda Maria Soares dos Santos, moderou o painel “Oportunidades de Cooperação em Pesquisa e Inovação entre o CONFAP e a Itália”. O painel contou com a participação do presidente do CONFAP; da chefe do Gabinete de Cooperação Científica Bilateral do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional (MAECI), Alessandra Tognonato; da diretora de Relações Europeias e Internacionais do ​​Conselho Nacional de Pesquisa da Itália (CNR), Virginia Coda Nunziante e da responsável de Cooperação e Desenvolvimento da Universidade de Bolonha (UniBO), Karin Pallaver.

Odir Dellagostin, presidente do CONFAP, apresentou na Embaixada do Brasil em Roma os resultados do programa Mobility CONFAP Italy (MCI), realizado em parceria com a Rede de Universidades Italianas – (Foto: Divulgação CONFAP)

O segundo painel do seminário, com o tema “Iniciativas para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil e seus estados e na Itália”, foi moderado pela coordenadora do Projeto Internacional CT&I (Top Managers) da Fundação Araucária (Paraná) e ex-presidente do CONFAP, Maria Zaira Turchi. O painel teve a participação do vice-presidente do CONFAP e presidente da FUNDECT (Mato Grosso do Sul), Márcio de Araújo Pereira; do presidente da FAPESPA (Pará) e diretor da Regional Norte do CONFAP, Marcel do Nascimento Botelho e do pesquisador da Universidade de Ferrara (Unife), Lindomar Alberto Lerin.

(Foto: Divulgação CONFAP)

Reuniões de Cooperação Bilateral 

No turno da tarde, a delegação do CONFAP realizou reuniões de cooperação bilateral com o objetivo de ampliar as oportunidades de cooperação com pesquisadores que atuam na Itália e na Suíça, e fortalecer a parceria com as universidades dos dois países para prospectar novas oportunidades para os pesquisadores brasileiros. 

A primeira reunião de cooperação bilateral foi realizada com a presidente do Comitê Diretivo da Diáspora Ricercatori – Rede de Pesquisadores Brasileiros na Itália, Naiara Posenato; em seguida, foi realizada reunião com representantes das universidades que integram a Rede Mobility CONFAP – Italy (MCI). Participaram do encontro, representantes da Universidade de Bérgamo, Universidade de Bolonha, Universidade de Milão, Politécnico de Milão, Universidade de Modena e Reggio Emília, Universidade de Pádua, Universidade de Parma, Universidade de Pavia, Universidade de Roma – La Sapienza, Universidade de Roma Tor Vergata, Universidade de Roma Tre, Universidade de Siena, Universidade de Turim, Universidade de Trieste e Universidade de Pisa. 

Também estiveram presentes no encontro, representantes de outras universidades da Itália e de San Marino que possuem interesse em integrar a iniciativa, são elas: a Universidade de Tuscia, a Universidade dos Estudos da República de São Marinho, a Escola Internacional de Estudos Avançados (SISSA) e a Universidade de Perugia.

O CONFAP publicou na quinta-feira (23) o resultado parcial da última chamada Mobility CONFAP – Italy (MCI) de apoio à mobilidade de pesquisadores brasileiros para universidades italianas, confira aqui

Durante a agenda na Itália, a delegação do CONFAP reuniu-se em Bolonha, no dia 22 de maio, com representantes da Universidade de Bolonha (UNIBO) – que atua como Secretariado Técnico da Rede das Universidades Italianas. Entre os assuntos tratados na pauta da reunião, foram alinhadas perspectivas futuras de lançamento de nova Chamada Pública para apoiar a mobilidade de pesquisadores brasileiros para as universidades italianas.

Na última reunião de cooperação bilateral do dia, a delegação do CONFAP reuniu-se com a presidente da Rede Brasil Suíça de Integração Acadêmica e Profissional, Letícia Vargas, para conhecer as iniciativas que a entidade realiza para apoiar à comunidade brasileira em questões acadêmicas e profissionais e prospectar oportunidades de cooperação entre entidades suíças e as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs).

“Essas interações com entidades e com pesquisadores italianos foram fundamentais para discutir e planejar colaborações focadas em desafios globais como mudanças climáticas, eventos extremos e desenvolvimento sustentável. A missão facilitou o intercâmbio de conhecimento e o estabelecimento de estratégias para o financiamento de projetos conjuntos que fortalecerão a capacidade de inovação e pesquisa tanto no Brasil quanto na Itália”, disse Dellagostin. 

Reunião na Embaixada do Brasil em Roma com representantes da Diáspora Ricercatori – Rede de Pesquisadores Brasileiros na Itália (Foto: Divulgação CONFAP)

No último dia da Missão Internacional, sexta-feira (24), a delegação do CONFAP reuniu-se com representantes do Conselho para Pesquisa Agrícola e Análise da Economia Agrária da Itália (CREA). Na sede da instituição, a delegação foi recepcionada pela diretora geral, Laura Proietti. Na reunião foram apresentadas possíveis perspectivas de cooperação na área de pesquisa no setor agroalimentar entre o Brasil e a Itália.

Reunião na sede do Conselho para Pesquisa Agrícola e Análise da Economia Agrária (CREA), em Roma –  (Foto: Divulgação CONFAP)

No turno da tarde, a delegação brasileira reuniu-se com representantes da Agência Nacional para Novas Tecnologias, Energia e Desenvolvimento Econômico Sustentável da Itália (ENEA), com o objetivo de conhecer as ações realizadas pela entidade e prospectar oportunidades para cooperação científica e tecnológica. Estiveram presentes na reunião, a responsável para o Serviço de Inovação para Administração Pública da ENEA, Valentina Gentile; a responsável da Unidade de Relações Institucionais da ENEA, Paola Cicchetti e, remotamente, participou da reunião o diretor da Direção Geral para Transferência Tecnológica da ENEA, Alessandro Coppola. 

“Ao analisarmos as publicações científicas brasileiras com participação de coautores internacionais, a Itália é o sexto entre os países com os quais o Brasil já coopera. Com o fortalecimento das parcerias já existentes e o estabelecimento de novas parcerias, estamos seguros de que conseguiremos ampliar o número de cooperações, gerando oportunidades de intercâmbio de pesquisadores. Como consequência, teremos também um aumento no número de publicações em coautoria. Porém, não queremos que a cooperação fique limitada ao ambiente acadêmico. Há oportunidades também de cooperação entre empresas, bem como de parcerias entre academia e empresas”, finalizou o Dellagostin. 

Delegação do CONFAP

A delegação brasileira organizada pelo CONFAP foi composta por: Odir Dellagostin – presidente do CONFAP e da FAPERGS (Rio Grande do Sul); Márcio de Araújo Pereira –  vice-presidente do CONFAP e presidente da FUNDECT (Mato Grosso do Sul); Marcel do Nascimento Botelho – presidente da FAPESPA (Pará) e diretor da Regional Norte do CONFAP; Marcos de Sá Fernandes da Silva – presidente da FAPEMAT (Mato Grosso) e diretor da Regional Centro-Oeste do CONFAP; Handerson Leite – presidente da FAPESB (Bahia); Maria Zaira Turchi – coordenadora do Projeto Internacional CT&I (Top Managers) da Fundação Araucária (Paraná) e ex-presidente do CONFAP; Elton Siqueira Moura – diretor de Inovação da FAPES e Lucia Aparecida de Queiroz Araújo – diretora Administrativo-Financeira da FAPES (Espírito Santo); Cristiano Capovilla – diretor Científico da FAPEMA (Maranhão) e Elisa Natola – assessora para Cooperação Internacional do CONFAP.

Realizada entre os dias 20 e 24 de maio, a Missão Internacional do CONFAP teve o apoio da Embaixada do Brasil em Roma, do Programa Diplomacia da Inovação (PDI) do Itamaraty e da Embaixada da Itália no Brasil.

Acesse aqui a cobertura completa da Missão Internacional do CONFAP na Itália.

Assessoria de Comunicação do CONFAP

Leia também

Em 17/09/2024

Governo do Tocantins investe R$ 2,6 milhões no apoio a projetos de pesquisa que promovam o desenvolvimento sustentável

O Governo do Tocantins, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), lançou o edital da Rede de Desenvolvimento Regional do Tocantins (Rede Deser). O edital apoiará projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) voltados às regiões dos quatro Centros de Desenvolvimento Regional (CDRs), sendo eles […]

Em 17/09/2024

Governo do Acre promove cultura inovadora concedendo bolsas de estudo para mães solo e pesquisas sobre autismo

O governo do Acre vai continuar incentivando a cultura inovadora. O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac), Moisés Diniz, anunciou a concessão de bolsas de estudo para Mães da Ciência e Mentes Azuis. Os programas visam apoiar e incentivar pesquisadores, doutores, mestres e graduados, mães solo e mães atípicas […]

Em 16/09/2024

Lançada chamada CONFAP – ERC IA 2024

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) lançou nesta segunda-feira, 16 de setembro, a chamada CONFAP – ERC IA 2024, em parceria com o Conselho Europeu de Pesquisa (ERC). A chamada é lançada no âmbito do Acordo de Implementação (Implementing Arrangement – IA) assinado entre a Comissão Europeia e o CONFAP […]

Em 16/09/2024

FAPEPI celebra 30 anos com Documentário que destaca Ciência, Tecnologia e Transformação de vidas

Em um marco significativo para a ciência e a inovação no Brasil, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) está comemorando três décadas de conquistas com o lançamento de um documentário revelador. Intitulado “Fapepi: 30 Anos de Ciência, Tecnologia e Inovação – Transformando Vidas e Futuros”, o filme oferece uma visão […]

Em 13/09/2024

Mais pesquisadores mineiros serão beneficiados com bolsas de produtividade

Em agosto, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) assinaram novo Acordo de Cooperação Técnica com foco nas Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ). A parceria foi anunciada durante o seminário em comemoração aos 39 anos da FAPEMIG, realizado no último dia 28. Por […]

Em 12/09/2024

Metodologia permite testar de forma remota a mobilidade e a força muscular de idosos com demência

Pesquisa conduzida na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) mostrou que é possível adaptar testes de mobilidade funcional e de força muscular para que sejam realizados no ambiente doméstico, de forma remota. A proposta é atender pessoas idosas com demência por telessaúde, a partir de um protocolo que envolve o treinamento de cuidadores e a […]

Em 17/09/2024

Edital vai apoiar pesquisadores negros e indígenas em projetos de transição energética no Nordeste

Com o objetivo de ajudar na preparação de uma nova geração de pesquisadores negros e indígenas para pensarem em soluções baseadas em ciência e tecnologia que atendam às necessidades de suas comunidades, o Projeto Mukengi (lê-se: muquêngui) abriu inscrições para sua terceira edição, desta vez com foco no tema “economia verde”. A iniciativa do Instituto Mancala, com apoio […]