Durante a posse de Denise Pires de Carvalho, como presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na terça-feira, 27 de fevereiro, na sede da Fundação, a gestora anunciou a conversão do contrato com a American Chemical Society (ACS), de 68 periódicos, de read only para read and publish, por um período de cinco anos. Com isso, a partir de agora, milhares de professores e estudantes de todo o Brasil, atendidos pelo Portal de Periódicos da CAPES, terão acesso completo aos periódicos da ACS.
Denise ressaltou que o “Portal de Periódicos é o maior acervo digital do mundo em publicações acadêmicas”, e destacou que em 2024 a Fundação continuará a conduzir o processo para assinatura de acordos transformativos. A presidente lembrou que o movimento é essencial neste momento em que se debate a cultura do acesso aberto.
A partir deste ano, pesquisadores brasileiros poderão publicar seus artigos nos periódicos da ACS, em formato open access e sem qualquer custo, após a devida aprovação do processo de revisão por pares. Vale destacar, também, que o novo acordo entre a CAPES e a ACS amplia ainda mais o número de instituições que terão acesso aos conteúdos da American Chemical Society no Brasil.
A ação visa acelerar a pesquisa no Brasil, não apenas por fornecer acesso aos periódicos mais importantes do mundo em Química e áreas correlatas, mas também por possibilitar que os autores brasileiros possam expandir a visibilidade de suas pesquisas por meio da publicação em acesso aberto.
Fonte: CAPES (Por: Redação CGCOM/CAPES)
SIGA O CONFAP NAS REDES SOCIAIS: