| Em 12/08/2016

British Council, Fiocruz e cinco FAPs lançam chamada para pesquisas sobre o Zika

Em evento realizado nesta terça-feira (09), no Instituto Aggeu Magalhães (UFPE), em Recife, foi lançada a chamada do programa Newton Fund Institutional Links Vírus Zika, uma parceria entre as Fundações de Amparo à Pesquisa de Distrito Federal (FAPDF), Pernambuco (Facepe), Paraíba (Fapesq-PB), Ceará (Funcap), Alagoas (Fapeal) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com o British Council. A chamada selecionará propostas que promovam a troca de conhecimentos científicos e acadêmicos entre pesquisadores brasileiros e britânicos, contribuindo para a geração de conhecimento, metodologias, protocolos e programas de treinamento sobre o vírus Zika, buscando diminuir impactos sociais e na saúde.

O programa destina até 100 mil libras, por estado, em cofinanciamento para propostas que promovam a troca de conhecimentos científicos e acadêmicos entre pesquisadores brasileiros e britânicos, contribuindo para a geração de conhecimento, metodologias, protocolos e programas de treinamento sobre o vírus Zika, buscando diminuir impactos sociais e na saúde. As inscrições para o programa Institutional Links vão até o dia 12 de setembro de 2016.

Esta chamada irá financiar até 15 propostas, que devem ter duração entre 18 e 24 meses. A avaliação das propostas será realizada através de comitês científicos independentes, no Reino Unido e no Brasil. O resultado será divulgado no site do British Council no dia 30 de Novembro de 2016.
[cml_media_alt id='10250']presidentes- Fapeal_Facepe_Fapesq_Funcap[/cml_media_alt]

 

O diretor-presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes, explica que “a parceria entre as cinco fundações estaduais do Nordeste e do Distrito Federal, com o Conselho Britânico e a Fiocruz, tem um caráter inovador, por ser uma colaboração em rede”, comenta.

O diretor-presidente da Facepe (Pernambuco), Abraham Sicsu, observou que   os editais anteriores se detiam em questões como epidemiologia e vacinas, enquanto que este se foca no tratamento e assistência às vitimas deste processo e novos métodos para abordagem da questão, explicando que o foco preferencial para as pesquisas deve ser a assistência a mulheres grávidas e crianças recém-nascidas, afetadas pela microcefalia ou por um conjunto mais complexo de condições, que vêm sendo descrito como “síndrome congênita do vírus Zika”, exprimindo as alterações visuais, neurológicas, motoras e articulares que também estão sendo identificadas nos bebês.

Participaram do evento os presidentes das Fundações de Amparo à Pesquisa, prof. Claudio Furtado, FAPESQ-PB; prof. Fabio Guedes -FAPEAL; prof. Abraham Sicsu –  FACEPE; prof. Luiz Drude de Lacerda – FUNCAP; prof. Sinval Pinto Brandão –  Fiocruz Pernambuco; Claudio Anjos –  British Council e Graham Tiday –  Consul do Reino Unido em Recife. Na ocasião, os presidentes das FAPs assinaram o contrato de parceria para co-financiamento da chamada.

Financiamento – A fonte de recursos para as pesquisas é o Newton Fund (Fundo Newton), uma iniciativa do governo britânico que visa promover o desenvolvimento social e econômico dos países parceiros, por meio de pesquisa, ciência e da tecnologia em 15 países. Segundo o Cônsul-geral do Reino Unido em Recife, Graham Tindey, presente à ocasião, “o Brasil é o terceiro maior beneficiário global e continuará sendo um aliado estratégico do fundo até 2021”.

[cml_media_alt id='10261']cinco faps lanam chamada virus zika[/cml_media_alt]

Cláudio Anjos, diretor de educação e sociedade do British Council no Brasil, afirma que “tem sido muito importante criar laços entre acadêmicos e institutos nos dois países e destaca uma atuação que considera as pessoas que estão, nesse momento, passando por esta dificuldade e lidando com essa população que precisa de assistência, além de repensar o papel do Estado brasileiro e das organizações sociais que prestam esse tipo de apoio”.

O público do evento, além dos representantes das instituições mencionadas, incluiu pesquisadores e profissionais de saúde pública, que discutiram questões de atuação profissional e coleta de dados pertinentes ao tratamento e estudo do vírus Zika no Brasil, principalmente no Nordeste.

Como encontrar instituições parceiras no Reino Unido

A International Unit ajuda organizações brasileiras a encontrar instituições com interesses similares no Reino Unido para projetos do British Council financiados pelo Fundo Newton. Para saber mais, escreva para newton@international.ac.uk, indicando o assunto “Institutional Links – Brazil July call”.

 

Fontes: Naísia Xavier – Ascom FAPEAL e Helda Suene – Ascom FAPESQ

 

Fotos: Naísia Xavier – FAPEAL

Leia também

Em 16/05/2025

Pesquisa apoiada pela Fapesq destaca a importância em refletir e agir contra o racismo na infância

Projeto de pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) mapeou, analisou e propôs caminhos para o enfrentamento do racismo nas práticas educativas voltados, sobretudo, à formação de profissionais da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, no estado da Paraíba. A pesquisa integrou o Programa Primeiros Projetos – PPP, com apoio do Governo […]

Em 15/05/2025

Com mais de R$ 107 milhões, Governo de Santa Catarina apoia a formação de novos mestres, doutores e pós-doutores

O incentivo do Governo de Santa Catarina à formação de mestres, doutores e pós-doutores para colaborar com o desenvolvimento do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) do Estado ultrapassou R$ 107 milhões com o lançamento de três editais pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) nesta semana. […]

Em 15/05/2025

Startup NE comemora impacto na criação de 600 negócios inovadores no Nordeste

Criado com o propósito de posicionar o Nordeste no mapa global da inovação, o programa Startup NE, ao final de dois ciclos, comemora a criação de 600 novos negócios inovadores na região. Ao todo, a iniciativa regional já fomentou mais de 3.500 negócios inovadores, com investimento de mais de 91 milhões de reais, contribuindo para […]

Em 14/05/2025

Pesquisa financiada pela Fapeal desvenda a evolução genética do vírus chikungunya em Alagoas

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) tem sido protagonista na transformação da ciência local por meio de programas que conectam conhecimento, inovação e saúde pública. Um exemplo dessa atuação estratégica é o projeto intitulado “Epidemiologia molecular do vírus chikungunya em regiões endêmicas do estado de Alagoas”, finalizado em fevereiro de […]

Em 16/05/2025

Chamada Academia-Industry Training promove intercâmbio entre empreendedores brasileiros e suíços ligados a inovação

A Swissnex no Brasil, em colaboração com a Universidade de St.Gallen (HSG), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico (CNPq) e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançaram o programa para pesquisadores brasileiros e suíços “Academia-Industry Training”. O AIT é organizado pela Swissnex in Brazil e a Leading House for the Latin […]