| Em 22/07/2024

Acre divulga linhas de pesquisas da 8ª chamada do programa Pesquisa para o SUS

Diretrizes foram definidas durante OPP, em parceria com a Sesacre. (Foto: Divulgação)

O governo do Acre, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapac), divulga as linhas de pesquisas que irão compor a chamada pública da 8ª edição do programa Pesquisa para o SUS (PPSUS-AC) que será lançada em setembro.

O PPSUS corresponde a uma gestão compartilhada em Saúde, que tem por objetivo promover a descentralização de fomento à pesquisa em saúde nas Unidades Federativas (UFs). Além disso, o programa busca promover o desenvolvimento científico e tecnológico, visando atender às peculiaridades, especificidades e necessidades de saúde locais de cada estado, proporcionando melhorias nas condições de vida da população, que é o principal objetivo das políticas públicas em saúde.

As linhas de pesquisa que irão compor a chamada pública no estado do Acre são frutos do trabalho realizado na Oficina de Prioridades de Pesquisas (OPP), que tiveram três etapas distintas.

Na primeira etapa foi realizado o levantamento dos problemas de saúde pelos profissionais da área e gestores do Estado, com base em eixos temáticos levantados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre).

Na segunda etapa, foi feita a priorização dos problemas de saúde elencados pelos profissionais de saúde e gestores do Estado; e na terceira o grupo de trabalho promoveu consulta à comunidade científica do estado para sugestões de linhas de pesquisa em oficina presencial realizada pela Fapac.

“A definição das linhas de pesquisa resultou de um trabalho participativo da Sesacre, com os trabalhadores e gestores do SUS, e da Fapac, que reuniu os pesquisadores das áreas da saúde. Foram levantados os problemas na gestão do SUS, e as pesquisas que serão selecionadas irão apresentar soluções para enfrentar estes problemas”, explicou o presidente da Fapac, Moisés Diniz.

Todo o processo da OPP foi conduzido no estado do Acre com a participação de representantes da Fapac, da Sesacre, com apoio do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde.

Foram definidos cinco eixos para as linhas de pesquisa que irão compor  a Chamada Pública da 8ª edição do PPSUS no Acre, sendo estes:

EIXO I – Planejamento e Gestão no Sistema Único de Saúde (SUS);

EIXO II – Vigilância em Saúde;

EIXO III – As Redes de Atenção à Saúde (RAS);

EIXO IV – Educação Permanente na Saúde;

EIXO V –  Saúde do Trabalhador e Trabalhadora do SUS.

Fonte: Agência Acre (Por: Fhaidy Acosta/ Agência Acre)

Leia também

Em 16/05/2025

Pesquisa apoiada pela Fapesq destaca a importância em refletir e agir contra o racismo na infância

Projeto de pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) mapeou, analisou e propôs caminhos para o enfrentamento do racismo nas práticas educativas voltados, sobretudo, à formação de profissionais da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, no estado da Paraíba. A pesquisa integrou o Programa Primeiros Projetos – PPP, com apoio do Governo […]

Em 15/05/2025

Com mais de R$ 107 milhões, Governo de Santa Catarina apoia a formação de novos mestres, doutores e pós-doutores

O incentivo do Governo de Santa Catarina à formação de mestres, doutores e pós-doutores para colaborar com o desenvolvimento do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) do Estado ultrapassou R$ 107 milhões com o lançamento de três editais pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) nesta semana. […]

Em 15/05/2025

Startup NE comemora impacto na criação de 600 negócios inovadores no Nordeste

Criado com o propósito de posicionar o Nordeste no mapa global da inovação, o programa Startup NE, ao final de dois ciclos, comemora a criação de 600 novos negócios inovadores na região. Ao todo, a iniciativa regional já fomentou mais de 3.500 negócios inovadores, com investimento de mais de 91 milhões de reais, contribuindo para […]

Em 14/05/2025

Pesquisa financiada pela Fapeal desvenda a evolução genética do vírus chikungunya em Alagoas

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) tem sido protagonista na transformação da ciência local por meio de programas que conectam conhecimento, inovação e saúde pública. Um exemplo dessa atuação estratégica é o projeto intitulado “Epidemiologia molecular do vírus chikungunya em regiões endêmicas do estado de Alagoas”, finalizado em fevereiro de […]

Em 16/05/2025

Chamada Academia-Industry Training promove intercâmbio entre empreendedores brasileiros e suíços ligados a inovação

A Swissnex no Brasil, em colaboração com a Universidade de St.Gallen (HSG), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico (CNPq) e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançaram o programa para pesquisadores brasileiros e suíços “Academia-Industry Training”. O AIT é organizado pela Swissnex in Brazil e a Leading House for the Latin […]