| Em 07/07/2016

Pesquisador cria canal no youtube para ensinar física através do skate

Nos últimos anos, esportes radicais como surf e skate ganharam mais espaço na mídia e mais adeptos entre os jovens. A causa disso são os atletas brasileiros que vêm se destacando mundialmente. Pensando nisso, o doutor em Engenharia Nuclear, Albérico Blohem de Carvalho, criou um canal no youtube que une Física e esporte. Uma forma de tornar mais fácil o aprendizado dos jovens.

“O canal vem estreitar laços entre esta ciência e adolescência. Assim, além de incentivar a prática, desenvolve o espírito científico. Alguns estudos mostram que o skate pode ser utilizado como um facilitador na construção do conhecimento científico, tornando-o mais acessível e compreensível”, contou.

 

[cml_media_alt id='9693']alberico skate[/cml_media_alt]

 

O objetivo do canal é ser uma ferramenta complementar para o ensino da Física. Além de estimular os alunos a utilizarem as novas tecnologias para auxiliá-los na construção do conhecimento, encorajá-los a praticar algum esporte. O professor ressalta a importância do projeto. “Sabemos que os jovens estão cada vez mais sedentários e isto pode refletir em uma vida adulta inativa aumentando assim a probabilidade de se desenvolver alguma doença crônica.”

Os vídeos são divididos de duas formas: os rápidos, de aproximadamente 15 segundos, que apresentam ou lembram um conceito físico e os mais longos, por volta de 1 minuto, que são explicativos. O conteúdo poderá ser acessado por qualquer pessoa através do Youtube.  Albérico explicou que a exposição dos vídeos em sala de aula servirá para facilitar o ensino e complementar a aula.

A divulgação do canal “Física pelo Esporte” começou há pouco tempo. Ele foi lançado na Feira Estadual de Ciências, Tecnologia e Artes de Sergipe (Cienart) no dia 10 de junho, através da oficina temática intitulada “Ferramentas para o Ensino de Física Explorando Novas Tecnologias”. Neste dia, foram entregues DVDs com vídeos do canal aos professores. O doutor em Engenharia Nuclear mostra-se animado com os resultados.

Apoio

O projeto integra o edital “Popularização da Ciência” desenvolvido pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação do Estado de Sergipe (Fapitec/SE). Além do canal no Youtube, o pesquisador criou uma conta no Instagram (@fisicapeloesporte) onde posta fotos relacionadas aos temas dos vídeos e uma página no Facebook. Assim, disseminando o projeto para além de Aracaju.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Fapitec/SE

Leia também

Em 19/05/2025

Divulgado o resultado da Chamada do Programa de Ações Marie Sklodowska-Curie Intercâmbio de Pessoal 2024

O programa de Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA) publicou, na terça-feira (6), o resultado da Chamada – Marie Skłodowska-Curie Intercâmbio de Pessoal 2024, vinculada ao programa europeu de apoio à Pesquisa e Inovação Horizon Europe, que conta com o apoio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). Entre as ações apoiadas pelas […]

Em 19/05/2025

Projeto Lietro: Acessibilidade e Inclusão na Educação do DF

A inclusão e acessibilidade é um desafio que está no centro de uma iniciativa pioneira da Universidade de Brasília (UnB), com fomento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF).  O projeto Lietro está transformando a educação para crianças e adolescentes com dificuldades de comunicação e aprendizado. A iniciativa busca tornar as escolas mais inclusivas […]

Em 16/05/2025

Pesquisa apoiada pela Fapesq destaca a importância em refletir e agir contra o racismo na infância

Projeto de pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) mapeou, analisou e propôs caminhos para o enfrentamento do racismo nas práticas educativas voltados, sobretudo, à formação de profissionais da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, no estado da Paraíba. A pesquisa integrou o Programa Primeiros Projetos – PPP, com apoio do Governo […]

Em 15/05/2025

Com mais de R$ 107 milhões, Governo de Santa Catarina apoia a formação de novos mestres, doutores e pós-doutores

O incentivo do Governo de Santa Catarina à formação de mestres, doutores e pós-doutores para colaborar com o desenvolvimento do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) do Estado ultrapassou R$ 107 milhões com o lançamento de três editais pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) nesta semana. […]