| Em 30/04/2025

No Amazonas, Workshop da Iniciativa Amazônia +10 reúne mais de 100 pesquisadores para apresentação de estudos sobre a região amazônica  

Resultados parciais de 39 pesquisas em temas estratégicos para a região Amazônica foram apresentados, durante os dois dias de workshop – Foto: Ayrton Lopes (Decon/Fapeam)

Com foco em temas estratégicos para a região Amazônica, mais de 100 cientistas de diferentes localidades do Brasil participaram das apresentações dos resultados parciais de 39 pesquisas desenvolvidas no âmbito da Iniciativa da Amazônia +10. O evento promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), foi realizado na Escola do Legislativo Senador José Lindoso, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em Manaus, nos dias 29 e 30 de abril.

A Iniciativa Amazônia+10 é um Programa de fomento à pesquisa do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti) e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os estudos estão inseridos em quatro eixos principais: 1) Povos Indígenas, Saberes Tradicionais, Governança e Território; 2) Mudanças Climáticas, Biodiversidade, Bioprodutos e Recursos Naturais; 3) Cadeias Produtivas, Frutos Amazônicos e Bioeconomia; e 4) Doenças Infecciosas, Saúde e Zoonoses.

A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, destacou que os pesquisadores participantes das oficinas tiveram a oportunidade de apresentar resultados preliminares de seus projetos e discutir com seus pares, de acordo com seu eixo temático, sobre avanços e conquistas nas pesquisas.

“Acredito que os pesquisadores ficaram bastante satisfeitos com o evento, com a oportunidade de falar sobre suas pesquisas e apresentar alguns resultados parciais. O workshop fortalece o Programa Iniciativa Amazônia +10, a região amazônica e o Brasil”, enfatizou Márcia Perales. 

Durante o Workshop, o secretário-executivo da Iniciativa Amazônia +10 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Rafael Andery, destacou os próximos eventos que serão realizados.

“Já estavam previstos dois encontros presenciais em capitais da Amazônia, um para coletar os resultados parciais e acompanhando, e outro de consolidação dos resultados finais. Gostaríamos, inclusive, de ter um portfólio de todos esses projetos especificando o alcance, impactos e experiência”, disse. 

Rafael enfatizou que está previsto o lançamento de dois editais: um dedicado à inovação orientada por missões e em cadeias da socioeconomia amazônica, que será lançado ainda este ano; e outro uma chamada mais tradicional de colaboração em rede em 2026. 

Mudanças Climáticas

Um dos trabalhos apresentados foi o da pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Fernanda de Pinho Werneck, intitulado “Mudanças climáticas e a sociobiodiversidade amazônica: perspectivas da herpetofauna”, do eixo “Mudanças Climáticas, Biodiversidade, Bioprodutos e Recursos Naturais”. O estudo, em andamento, está  sendo realizado em conjunto com cientistas da Paraíba, São Paulo, Tocantins e Paraná. 

A pesquisa tem como foco a herpetofauna amazônica como referencial de biodiversidade para entender e mitigar os impactos das mudanças climáticas globais sobre espécies e populações naturais Amazônicas, através de novas abordagens eco-evolutivas e socioambientais integrativa

“Estamos podendo reunir esforços científicos e físicos na coleta de dados para esses animais para nos ajudar a avançar no entendimento dos processos biológicos envolvidos na resistência e vulnerabilidade das espécies e populações naturais. A gente foca em espécies silvestres típicas da Amazônia e diversas escalas de estudo”, comentou a pesquisadora. 

Vigilância Epidemiológica

No eixo “Doenças Infecciosas, Saúde e Zoonoses”, o pesquisador do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Felipe Gomes Naveca, apresentou os resultados parciais do estudo “Vigilância epidemiológica de doenças febris agudas em zonas de fronteira da Amazônia ocidental: epidemiologia aspectos clínicos e infecciosos”, uma parceria entre pesquisadores do Amazonas, do Rio de Janeiro e de Rondônia.

Foto: Ayrton Lopes (Decon/Fapeam)

Na oportunidade, o cientista explicou que o estudo avalia os aspectos das doenças febris agudas infecciosas em zonas de fronteira da Amazônia Ocidental Brasileira (Letícia-Colômbia e Tabatinga-Amazonas) e as mutações no genoma viral das variantes circulantes de SARS-CoV-2 na região, comparando com a zona de fronteira Guajará-mirim (Brasil) e Guayaramerín (Bolívia).

Naveca reiterou que o trabalho em conjunto com pesquisadores de outros estados reforça a ampliação da amostragem amazônica e o fortalecimento da vigilância de fronteira. “Fizemos um projeto com esse olhar, em uma parceria estreita com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), porque todos os resultados são comunicados imediatamente à vigilância. Não adianta a gente comunicar depois, por conta de ser um projeto de pesquisa, se às vezes é o momento de fazer alguma ação”, disse.

Inclusão social e água potável 

A engenheira química da Universidade Federal do Pará (UFPA), Samira Carvalho, foi uma das pesquisadoras selecionadas na primeira etapa do Programa Amazônia +10, com o estudo “Projeto Amazônia Sustentável- Promovendo a inclusão social pelo acesso à energia elétrica e água de qualidade de comunidades locais amazônicas”. Ela foi uma das cientistas que apresentou o seu projeto no eixo “Povos Indígenas, Saberes Tradicionais, Governança e Território”.

A sua motivação para realizar a pesquisa veio de sua vivência amazônica em uma ilha e da dificuldade em tratar água. O estudo, que está em andamento, é realizado em conjunto com pesquisadores do Paraná e Pernambuco. 

Foto: Ayrton Lopes (Decon/Fapeam)

“Eu nasci numa ilha e vi a grande dificuldade da minha mãe em tratar a água. E vi, nessa oportunidade de usar o meu conhecimento para desenvolver um projeto modular que possa trazer benefício, desenvolvimento social, inclusão social e até econômica para as comunidades”, finalizou. 

Iniciativa Amazônia+10

Os projetos apresentados ocorrem no âmbito da Chamada Pública n.º 003/2022 da Iniciativa Amazônia +10. Nessa chamada foram aprovados 39 projetos. Em 2024, um novo edital da iniciativa: Expedições Científicas aprovou 22 projetos.

Fonte: FAPEAM (Por: Decon/ Fapeam, com adaptações)

Leia também

Em 03/07/2025

Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) anuncia os agraciados da 4ª edição dos Prêmios de Ciência, Tecnologia e Inovação

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) realizou, na manhã desta quinta-feira (3), no auditório Carvalho Pinto da FAPESP, em São Paulo, a cerimônia de entrega do Prêmio CONFAP de Boas Práticas em Fomento à CT&I e do Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia & Inovação – Professor Ennio Candotti (4ª edição). […]

Em 02/07/2025

Pesquisadores desenvolvem sistema rápido para diagnóstico da resistência à antibióticos

Pesquisadores de Mato Grosso realizaram estudo para detectar isolados Multi Resistentes a Drogas (MDR), ou seja, bactérias (organismos) resistentes a múltiplos antibióticos em animais e humanos. Nos estudos foi verificado o perfil de susceptibilidade a antimicrobianos em diferentes populações, tornando possível padronizar um teste rápido de detecção de genes de resistência. Através da implantação da […]

Em 01/07/2025

FGV promove workshop sobre parcerias internacionais equitativas no 68º Fórum Nacional CONFAP

Como ampliar a contribuição de pesquisadores brasileiros para o avanço da ciência global? Essa foi a pergunta central do workshop “Fortalecendo Parcerias Equitativas de Longo Prazo para Ampliar Cooperações Internacionais”, realizado no dia 1º de julho, em São Paulo, no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Organizado pela Fundação […]

Em 01/07/2025

Pesquisadores identificam novas espécies de briófitas na Paraíba e propõe ações de conservação em ecossistemas em área protegida da Caatinga

Pesquisa realizada no Parque Estadual do Poeta e Repentista Juvenal de Oliveira, em Campina Grande, identifica novas espécies de briófitas (musgos), pequenas plantas rasteiras, folhosas ou talosas, que geralmente crescem em locais úmidos nas florestas ou nas margens de cursos d’água. Essas plantas seriam um direcionador para ações de conservação e podem ajudar a compreender e monitorar a saúde […]

Em 30/06/2025

Fapepi participa de lançamento da SoberanIA, primeira inteligência artificial brasileira

Em um marco histórico para a tecnologia piauiense e brasileira, foi lançada na quarta-feira (25), no Palácio de Karnak, em Teresina, a SoberanIA, primeira inteligência artificial desenvolvida no Brasil com infraestrutura própria, domínio público e funcionamento exclusivo em língua portuguesa. O evento contou com a presença de autoridades locais, representantes de universidades, startups nacionais, parlamentares, […]

Em 27/06/2025

Fapeam divulga resultado final do Programa Ciência na Escola

Mais de R$ 6,5 milhões serão investidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), para apoiar a participação de professores e estudantes da capital e do interior, em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica no estado a serem desenvolvidos nas escolas. A iniciativa […]

Em 27/06/2025

Projeto apoiado pela Fapitec/SE promove saúde e qualidade de vida para mulheres idosas na UFS

O projeto Mais Viver, apoiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado do Sergipe (Fapitec/SE), surgiu com o objetivo de auxiliar mulheres idosas por meio da prática de exercícios físicos personalizados, focados em fortalecer músculos, na melhoria da flexibilidade, coordenação motora e habilidades cognitivas. A abordagem inovadora combina treinamento funcional […]

Em 26/06/2025

Facepe consolida protagonismo na inovação com premiações nacionais e internacionais de startups locais

Com uma política pública estratégica voltada para o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação, o Governo de Pernambuco vem colhendo os frutos de um ecossistema pujante e cada vez mais reconhecido no Brasil e no mundo. Por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PE) e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia […]

Em 23/06/2025

Fapespa lança Mapa Gastronômico inédito em Belém

A tradicional bebida indígena da Amazônia, que carrega no sabor a ancestralidade e as memórias do povo paraense, dá nome ao estudo inédito de mapeamento do cenário gastronômico da capital do Pará: o projeto Belém Papa Chibé. O site com os resultados da pesquisa foi lançado na quinta-feira (29) na Fundação Amazônia de Amparo a […]