| Em 23/04/2025

Fapespa reúne representantes de Universidades federais para discutir Rede de Bioeconomia do Pará

Reunião entre Fapespa e universidades paraenses fortalece Rede de Bioeconomia e alinha ações para mensurar e impulsionar o setor no Pará. (Foto: Divulgação)

Mensurar a bioeconomia no Pará, seus impactos sociais e identificar parcelas ainda não visíveis dessa economia, ampliando a compreensão do setor e evidenciando sua complexidade e potencial. Essa foi a pauta da reunião realizada na segunda-feira (14), na Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa). O encontro reuniu representantes da própria Fapespa, da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

A reunião representa mais um passo rumo à consolidação da Rede de Bioeconomia do Pará, um convênio firmado entre a Fapespa e as universidades federais, com o objetivo de dimensionar a bioeconomia no Estado, compreendendo seu funcionamento como produtora de bens e demandadora de insumos.

A atuação da Rede de Bioeconomia se baseia em metodologias já estabelecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pela Organização das Nações Unidas (ONU), o que assegura a robustez das técnicas de estimativa e amplia a precisão dos resultados. Além da aplicação dessas metodologias consolidadas, o grupo de pesquisadores também se dedicará à proposição de abordagens inovadoras que promovam a integração entre os trabalhos de pesquisa conjunta.

“A bioeconomia é a grande perspectiva para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, e a Fapespa trará os números dessa economia para embasar as tomadas de decisão, a partir dessa união com as universidades paraenses, por meio da Rede de Bioeconomia”, avaliou o presidente da Fapespa, Marcel Botelho.

Pesquisas – Entre os temas discutidos esteve o alinhamento das diretrizes para a execução do plano de trabalho celebrado entre a Fapespa e a Unifesspa, cujo foco é a elaboração das Contas Econômicas Integradas (CEI) e da Tabela de Recursos e Usos (TRU) do Pará. Tais instrumentos são essenciais para o entendimento da estrutura produtiva e da dinâmica econômica do estado, pois mapeiam os setores econômicos e suas inter-relações, além de permitir análises sobre geração de renda, produção e consumo. Esses dados também subsidiam políticas públicas estratégicas.

“É motivo de gratidão ver a Fapespa embarcando em ações que fazem do Pará uma referência na construção de metodologias inovadoras. Essas iniciativas instrumentalizam o Estado na formulação de políticas públicas e na qualificação da mensuração econômica por meio de abordagens não convencionais, mas legitimadas pela Fapespa — e tudo isso em parceria com uma universidade do interior com apenas 12 anos de existência”, destacou Giliad de Souza, professor de Economia da Unifesspa e coordenador do Laboratório de Contas Regionais da Amazônia (Lacam).

“Estamos acompanhando de perto o plano de trabalho, e este é um momento importante para revisitar as metas do projeto e retomar os entregáveis pendentes. Obtivemos resultados bastante produtivos com o intercâmbio de informações e conhecimentos entre a equipe de bolsistas da Unifesspa e a da Fapespa. Além de gerar dados econômicos relevantes para compreendermos a dinâmica do Estado, o projeto também oferece oportunidades de qualificação técnica à equipe da Fapespa”, afirmou Renata Novaes, coordenadora de Estatística Econômica e de Contas Regionais (CEECR/DTGI).

Durante a reunião, também foram abordadas questões administrativas do convênio, com o objetivo de identificar entraves financeiros, promover aproximações necessárias e esclarecer dúvidas relativas à execução do projeto.

“O primeiro ponto discutido foi justamente a necessidade de promover essas aproximações, atualizar o estágio atual da execução do projeto — fruto de um convênio —, identificar os avanços já obtidos, localizar os principais desafios e, a partir disso, construir um calendário que vise tanto a resolução desses obstáculos quanto um maior alinhamento entre a equipe executora e a Fapespa, responsável pelo convênio”, explicou Lucas Rodrigues, professor de Ciências Econômicas da Unifesspa.

II Seminário sobre Contas e Bioeconomia

A reunião de alinhamento desta segunda-feira foi um dos desdobramentos do II Seminário sobre Contas e Bioeconomia, realizado entre os dias 8 e 11 de abril no auditório do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), no campus Guamá da UFPA. O evento debateu os avanços alcançados no âmbito do Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Fundação e as universidades.

Durante o seminário, os pesquisadores discutiram estratégias para fomentar políticas públicas e ampliar os investimentos técnico-científicos na região, com ênfase na integração equilibrada entre a gestão de contas regionais e a sustentabilidade ecológica.

Danilo Fernandes, professor e líder de laboratório de pesquisa da UFPA, enfatizou: “A bioeconomia tem essa missão de integrar desenvolvimento com conservação, aliando proteção da biodiversidade, da floresta e dos saberes tradicionais. Para ampliar nossa capacidade de entender a dinâmica da bioeconomia, o laboratório da UFPA participa dessa rede, visando articular o conhecimento técnico de três grandes universidades paraenses.”

(Foto: Divulgação)

Integração

A programação do seminário contou com mesas técnicas, sessões de alinhamento dos produtos pactuados e a formação de grupos de trabalho por instituição, que abordaram temas como bioeconomia, contas regionais e os impactos das políticas públicas diante da emergência climática.

O professor doutor Giliad de Souza ressaltou a relevância da Rede: “Ela representa um diálogo consistente com a indústria de transformação, especialmente nas áreas de alimentos, bebidas, cosméticos e fármacos. A bioeconomia se torna, assim, uma cultura integrada a diversos setores econômicos — impactando positivamente desde o agro até a indústria e o comércio de serviços — e ainda favorecendo melhorias na estrutura tributária. O primeiro passo é reconhecer essa atividade como economicamente viável; o segundo, mensurar seu tamanho; e o terceiro, entender seu impacto sobre as demais atividades”, destacou o professor.

Representando a Ufopa, o professor doutor Luiz Feijão reforçou o papel estratégico da bioeconomia como articuladora de diversas frentes produtivas no Pará. “A bioeconomia assume uma posição cultural que conecta diferentes setores econômicos. Ela influencia de forma positiva não apenas o setor agropecuário, mas também o industrial e o de serviços, com potencial para gerar avanços tributários”, afirmou o docente.

Fonte: FAPESPA (Por: Manuela Oliveira/ Ascom Fapespa)

Leia também

Em 03/07/2025

Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) anuncia os agraciados da 4ª edição dos Prêmios de Ciência, Tecnologia e Inovação

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) realizou, na manhã desta quinta-feira (3), no auditório Carvalho Pinto da FAPESP, em São Paulo, a cerimônia de entrega do Prêmio CONFAP de Boas Práticas em Fomento à CT&I e do Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia & Inovação – Professor Ennio Candotti (4ª edição). […]

Em 02/07/2025

Pesquisadores desenvolvem sistema rápido para diagnóstico da resistência à antibióticos

Pesquisadores de Mato Grosso realizaram estudo para detectar isolados Multi Resistentes a Drogas (MDR), ou seja, bactérias (organismos) resistentes a múltiplos antibióticos em animais e humanos. Nos estudos foi verificado o perfil de susceptibilidade a antimicrobianos em diferentes populações, tornando possível padronizar um teste rápido de detecção de genes de resistência. Através da implantação da […]

Em 01/07/2025

FGV promove workshop sobre parcerias internacionais equitativas no 68º Fórum Nacional CONFAP

Como ampliar a contribuição de pesquisadores brasileiros para o avanço da ciência global? Essa foi a pergunta central do workshop “Fortalecendo Parcerias Equitativas de Longo Prazo para Ampliar Cooperações Internacionais”, realizado no dia 1º de julho, em São Paulo, no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Organizado pela Fundação […]

Em 01/07/2025

Pesquisadores identificam novas espécies de briófitas na Paraíba e propõe ações de conservação em ecossistemas em área protegida da Caatinga

Pesquisa realizada no Parque Estadual do Poeta e Repentista Juvenal de Oliveira, em Campina Grande, identifica novas espécies de briófitas (musgos), pequenas plantas rasteiras, folhosas ou talosas, que geralmente crescem em locais úmidos nas florestas ou nas margens de cursos d’água. Essas plantas seriam um direcionador para ações de conservação e podem ajudar a compreender e monitorar a saúde […]

Em 30/06/2025

Fapepi participa de lançamento da SoberanIA, primeira inteligência artificial brasileira

Em um marco histórico para a tecnologia piauiense e brasileira, foi lançada na quarta-feira (25), no Palácio de Karnak, em Teresina, a SoberanIA, primeira inteligência artificial desenvolvida no Brasil com infraestrutura própria, domínio público e funcionamento exclusivo em língua portuguesa. O evento contou com a presença de autoridades locais, representantes de universidades, startups nacionais, parlamentares, […]

Em 27/06/2025

Fapeam divulga resultado final do Programa Ciência na Escola

Mais de R$ 6,5 milhões serão investidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), para apoiar a participação de professores e estudantes da capital e do interior, em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica no estado a serem desenvolvidos nas escolas. A iniciativa […]

Em 27/06/2025

Projeto apoiado pela Fapitec/SE promove saúde e qualidade de vida para mulheres idosas na UFS

O projeto Mais Viver, apoiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado do Sergipe (Fapitec/SE), surgiu com o objetivo de auxiliar mulheres idosas por meio da prática de exercícios físicos personalizados, focados em fortalecer músculos, na melhoria da flexibilidade, coordenação motora e habilidades cognitivas. A abordagem inovadora combina treinamento funcional […]

Em 26/06/2025

Facepe consolida protagonismo na inovação com premiações nacionais e internacionais de startups locais

Com uma política pública estratégica voltada para o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação, o Governo de Pernambuco vem colhendo os frutos de um ecossistema pujante e cada vez mais reconhecido no Brasil e no mundo. Por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PE) e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia […]

Em 23/06/2025

Fapespa lança Mapa Gastronômico inédito em Belém

A tradicional bebida indígena da Amazônia, que carrega no sabor a ancestralidade e as memórias do povo paraense, dá nome ao estudo inédito de mapeamento do cenário gastronômico da capital do Pará: o projeto Belém Papa Chibé. O site com os resultados da pesquisa foi lançado na quinta-feira (29) na Fundação Amazônia de Amparo a […]