| Em 19/05/2025

Projeto Lietro: Acessibilidade e Inclusão na Educação do DF

(Foto: Leopoldo Silva)

A inclusão e acessibilidade é um desafio que está no centro de uma iniciativa pioneira da Universidade de Brasília (UnB), com fomento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF).  O projeto Lietro está transformando a educação para crianças e adolescentes com dificuldades de comunicação e aprendizado. A iniciativa busca tornar as escolas mais inclusivas e acessíveis, permitindo que todos os alunos se vejam representados em ambientes pedagógicos. Com uso de tecnologia assistiva, a plataforma oferece cinco aplicativos que estão sendo testados em escolas públicas do DF, como o Centro de Ensino Especial 1 de Brasília e a Escola Classe da 416 Sul.

Ferramentas Inovadoras

Entre as ferramentas desenvolvidas, destaca-se o Caderno Inteligente Lietro, que é um caderno digital com função de leitura. Também há o Aplicativo Eu Quero, que facilita a comunicação alternativa; além de jogos e dicionários ilustrados que ajudam os alunos a expandirem seu vocabulário. Todos os aplicativos são projetados para funcionar em tablets, tornando a interação mais fácil e acessível.

Envolvimento da Comunidade

Um dos pilares do projeto é o envolvimento da comunidade escolar. O coordenador do projeto, neurofisiologista, bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (UnB), Renato Malcher, acompanhado de sua equipe multidisciplinar com pedagogos, psicólogos e fonoaudiólogos, criaram um curso de extensão para formar professores. Esse curso gratuito, com 180 horas de duração e certificado emitido pela UnB, teve suas vagas preenchidas rapidamente, mostrando o interesse dos educadores em aprender novas abordagens de ensino.

O curso é ministrado por Malcher e outros quatro professores: Jehan Tourinho (pedagogo), Mara Rúbia Martins (pedagoga), Ana Paula Gulias (psicopedagoga) e Renan Mello (fonoaudiólogo). Também integram a equipe de desenvolvimento Clarissa Nogueira (psicóloga), Daniel Siqueira (programador), Naiane Silva (pedagoga) e Vitória Lacerda (bióloga)​.

Impactos Visíveis

Os resultados do projeto já são notáveis. Malcher destaca que a iniciativa se tornou uma “engenharia social” e que muitos professores estão ansiosos para aprender e as famílias se emocionam ao ver seus filhos se comunicando pela primeira vez. Esse impacto vai além da sala de aula, mudando a vida de muitos.

(Foto: Leopoldo Silva)

Apoio da FAPDF

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal  já fomentou dois projetos do grupo e acredita que a pesquisa deve atender às necessidades reais da sociedade. O projeto foi aprovado no edital FAPDF Leaning Tech de 2022. O presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior, afirma que apoiar iniciativas como o Lietro é investir em inovação e justiça social, garantindo que o conhecimento chegue a todos.

Olhando para o Futuro

O objetivo do grupo é tornar o Lietro uma política pública, disponibilizando os aplicativos gratuitamente e ampliando o acesso a mais escolas e alunos. Malcher finaliza ressaltando que a iniciativa não só melhora os planos de educação, mas também promove avanços sociais e tecnológicos. O projeto oferece um modelo de cocriação e coparticipação, com profissionais da educação melhorando os aplicativos e as formas de utilizá-los em sala de aula – um ganho não somente para Brasília mas para o Brasil”, finaliza o coordenador da iniciativa.

Fonte: FAPDF (Por: Mariah Brandt/ Ascom Fapdf)

Leia também

Em 03/07/2025

Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) anuncia os agraciados da 4ª edição dos Prêmios de Ciência, Tecnologia e Inovação

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) realizou, na manhã desta quinta-feira (3), no auditório Carvalho Pinto da FAPESP, em São Paulo, a cerimônia de entrega do Prêmio CONFAP de Boas Práticas em Fomento à CT&I e do Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia & Inovação – Professor Ennio Candotti (4ª edição). […]

Em 02/07/2025

Pesquisadores desenvolvem sistema rápido para diagnóstico da resistência à antibióticos

Pesquisadores de Mato Grosso realizaram estudo para detectar isolados Multi Resistentes a Drogas (MDR), ou seja, bactérias (organismos) resistentes a múltiplos antibióticos em animais e humanos. Nos estudos foi verificado o perfil de susceptibilidade a antimicrobianos em diferentes populações, tornando possível padronizar um teste rápido de detecção de genes de resistência. Através da implantação da […]

Em 01/07/2025

FGV promove workshop sobre parcerias internacionais equitativas no 68º Fórum Nacional CONFAP

Como ampliar a contribuição de pesquisadores brasileiros para o avanço da ciência global? Essa foi a pergunta central do workshop “Fortalecendo Parcerias Equitativas de Longo Prazo para Ampliar Cooperações Internacionais”, realizado no dia 1º de julho, em São Paulo, no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Organizado pela Fundação […]

Em 01/07/2025

Pesquisadores identificam novas espécies de briófitas na Paraíba e propõe ações de conservação em ecossistemas em área protegida da Caatinga

Pesquisa realizada no Parque Estadual do Poeta e Repentista Juvenal de Oliveira, em Campina Grande, identifica novas espécies de briófitas (musgos), pequenas plantas rasteiras, folhosas ou talosas, que geralmente crescem em locais úmidos nas florestas ou nas margens de cursos d’água. Essas plantas seriam um direcionador para ações de conservação e podem ajudar a compreender e monitorar a saúde […]

Em 30/06/2025

Fapepi participa de lançamento da SoberanIA, primeira inteligência artificial brasileira

Em um marco histórico para a tecnologia piauiense e brasileira, foi lançada na quarta-feira (25), no Palácio de Karnak, em Teresina, a SoberanIA, primeira inteligência artificial desenvolvida no Brasil com infraestrutura própria, domínio público e funcionamento exclusivo em língua portuguesa. O evento contou com a presença de autoridades locais, representantes de universidades, startups nacionais, parlamentares, […]

Em 27/06/2025

Fapeam divulga resultado final do Programa Ciência na Escola

Mais de R$ 6,5 milhões serão investidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), para apoiar a participação de professores e estudantes da capital e do interior, em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica no estado a serem desenvolvidos nas escolas. A iniciativa […]

Em 27/06/2025

Projeto apoiado pela Fapitec/SE promove saúde e qualidade de vida para mulheres idosas na UFS

O projeto Mais Viver, apoiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado do Sergipe (Fapitec/SE), surgiu com o objetivo de auxiliar mulheres idosas por meio da prática de exercícios físicos personalizados, focados em fortalecer músculos, na melhoria da flexibilidade, coordenação motora e habilidades cognitivas. A abordagem inovadora combina treinamento funcional […]

Em 26/06/2025

Facepe consolida protagonismo na inovação com premiações nacionais e internacionais de startups locais

Com uma política pública estratégica voltada para o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação, o Governo de Pernambuco vem colhendo os frutos de um ecossistema pujante e cada vez mais reconhecido no Brasil e no mundo. Por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PE) e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia […]

Em 23/06/2025

Fapespa lança Mapa Gastronômico inédito em Belém

A tradicional bebida indígena da Amazônia, que carrega no sabor a ancestralidade e as memórias do povo paraense, dá nome ao estudo inédito de mapeamento do cenário gastronômico da capital do Pará: o projeto Belém Papa Chibé. O site com os resultados da pesquisa foi lançado na quinta-feira (29) na Fundação Amazônia de Amparo a […]