| Em 24/03/2025

Fórum Nacional CONFAP reúne gestores de CT&I em Macapá e promove a colaboração entre as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa

Presidentes e diretores das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) e o governador do Amapá, Clécio Luís (ao centro) na cerimônia de abertura do evento realizada no Museu Sacaca, em Macapá (AP) – (Foto: Ricardo Corrêa/ Divulgação CONFAP)

Foi realizada na quinta-feira, 20/03, no auditório Waldemiro Gomes do Museu Sacaca, em Macapá (AP), a cerimônia de abertura do 67º Fórum Nacional CONFAP. Realizado pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap), o evento reuniu na capital amapaense as principais lideranças da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do país, para promover a colaboração entre as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) e debater desafios e soluções para o futuro da pesquisa no Brasil. 

O evento também integrou as pautas de sustentabilidade, ciência e inovação, destacando o papel estratégico da pesquisa no enfrentamento das mudanças climáticas, no ano em que o Brasil sediará a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30).

A cerimônia de abertura do evento foi transmitida ao vivo pelos canais do YouTube do CONFAP e da Fapeap. Assista a íntegra aqui.

Participaram da mesa de abertura o então presidente do CONFAP, Odir Dellagostin; o presidente da Fapeap, Gutemberg de Vilhena Silva; o diretor de Programas e Bolsas no País da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Luiz Antonio Pessan; o superintendente da Área de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento Tecnológico da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), André Nunes; a diretora de Cooperação Institucional, Internacional e Inovação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (DCOI/CNPq), Dalila Andrade Oliveira e o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Amapá, Edivan Andrade, que na ocasião também representou o Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti).

Dellagostin destacou em sua fala de boas-vindas que as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) possuem um papel de destaque no fomento à CT&I brasileira nos últimos anos. 

“O Brasil avança na ciência, mas esse avanço tem sido sustentado, principalmente, pelos esforços estaduais. São as Fundações Estaduais que garantem a continuidade do investimento em pesquisa e inovação, muitas vezes compensando a ausência de recursos federais”, afirmou o então presidente do Conselho Nacional das FAPs, Odir Dellagostin, que se despediu da presidência do CONFAP nesta edição do evento.

Gutemberg de Vilhena Silva, presidente da Fapeap, Clécio Luís, governador do Amapá e Odir Dellagostin, então presidente do CONFAP – (Foto: Ricardo Corrêa/ Divulgação CONFAP)

O evento também enfatizou a necessidade de ampliação dos investimentos estaduais e a busca por maior autonomia no fomento à pesquisa. O anfitrião do Fórum e presidente da Fapeap, Gutemberg de Vilhena Silva, ressaltou que o crescimento do investimento estadual reflete a maturidade do sistema de ciência e tecnologia nos estados. “Temos mostrado que, mesmo diante de desafios, as FAPs são capazes de transformar o cenário da pesquisa brasileira com investimentos estratégicos e bem aplicados”, pontuou.

O Fórum contou com a presença do governador do Amapá, Clécio Luís, que destacou a importância da pesquisa aplicada para o desenvolvimento social e econômico. “A pesquisa aplicada é a redenção para oferecer um modelo para o desenvolvimento social e econômico do país”, declarou o governador.

No turno da tarde foi realizado o painel “Interação com as Agências Nacionais de Fomento à CT&I: perspectivas para 2025”, que contou com a participação do diretor da Capes, Luiz Antonio Pessan; do coordenador-geral de Programas Estratégicos da CAPES, Julio César Piffero de Siqueira; da diretora do DCOI/CNPq, Dalila Andrade Oliveira, e com a moderação do presidente do CONFAP Odir Dellagostin.

Acordos de Cooperação 

Durante a programação do Fórum foram realizadas as assinaturas de acordos de cooperação do CONFAP com parceiros.

Odir Dellagostin e Dalila Andrade Oliveira assinaram o Protocolo de Cooperação Científica, Tecnológica e de Inovação entre o CONFAP e o CNPq com vistas à execução do Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia e Inovação. Em sua 4ª edição, o Prêmio reconhece a atuação de pesquisadores(as) que se destacaram em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, cujos resultados tenham contribuído para a produção de conhecimento e beneficiado direta ou indiretamente o desenvolvimento e o bem-estar das populações brasileiras. A premiação também reconhece a atuação de profissionais de comunicação que, por meio do jornalismo científico, tenham contribuído para aproximar a ciência, a tecnologia e a inovação da sociedade. O CNPq, por meio da Coordenação de Execução e Difusão de Prêmios Nacionais e Internacionais em CT&I (COEDP/CGITC) apoia a iniciativa desde a primeira edição, em 2021.

Dalila Andrade Oliveira e Odir Dellagostin assinaram o Protocolo de Cooperação Científica, Tecnológica e de Inovação com vistas à execução do Prêmio CONFAP de CT&I – (Foto: Ricardo Corrêa/ Divulgação CONFAP)

Em seguida, Paulo Gadelha, coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030 e Odir Dellagostin assinaram o Acordo de Cooperação entre o CONFAP e a Fiocruz com vistas à implementação do Instituto Brasileiro de Saúde Única (IBSU) .

A Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030 está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e busca criar e fortalecer parcerias com organizações nacionais, como o governo, a sociedade civil e as populações locais, para promover esforços colaborativos na busca de soluções para questões complexas em saúde, clima e outros temas relacionados ao desenvolvimento sustentável. O  Acordo de Cooperação assinado entre as entidades visa fomentar a atuação nacional em Saúde Única, para viabilizar o diagnóstico do setor, um inventário de pesquisadores, de projetos e da produção científica, além da publicação de editais conjuntos.

Paulo Gadelha coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, Odir Dellagostin, então presidente do CONFAP e Ramiro Wahrhaftig, presidente da Fundação Araucária, que será o gestor da iniciativa no Conselho (Foto: Ricardo Corrêa/ Divulgação CONFAP)

Na sequência da programação foi realizado o segundo painel do turno da tarde. Com o tema “Região das Guianas, Universidades e a COP 30: Ciência e Inovação para um futuro sustentável”, o painel contou com as palestras do reitor da Université de Guyane (Guiana Francesa), Laurent Linguet; dos pesquisadores da University of Guyana, Calvin Bernard e Gyanpriya Maharaj e do presidente da Fapeap, Gutemberg de Vilhena Silva.

Fechando a programação de quinta-feira do evento, Márcia Perales Mendes Silva, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), proferiu a palestra “Amazônia Inovadora: Ciência, Empreendedorismo e Sustentabilidade em Rede”.

Acesse a cobertura completa do 67ª Fórum Nacional CONFAP aqui.

Por: Fernando de Lucena, da Assessoria de Comunicação do CONFAP, com colaboração de Alessandra Rodrigues, da Ascom Fapeg

Leia também

Em 03/07/2025

Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) anuncia os agraciados da 4ª edição dos Prêmios de Ciência, Tecnologia e Inovação

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) realizou, na manhã desta quinta-feira (3), no auditório Carvalho Pinto da FAPESP, em São Paulo, a cerimônia de entrega do Prêmio CONFAP de Boas Práticas em Fomento à CT&I e do Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia & Inovação – Professor Ennio Candotti (4ª edição). […]

Em 02/07/2025

Pesquisadores desenvolvem sistema rápido para diagnóstico da resistência à antibióticos

Pesquisadores de Mato Grosso realizaram estudo para detectar isolados Multi Resistentes a Drogas (MDR), ou seja, bactérias (organismos) resistentes a múltiplos antibióticos em animais e humanos. Nos estudos foi verificado o perfil de susceptibilidade a antimicrobianos em diferentes populações, tornando possível padronizar um teste rápido de detecção de genes de resistência. Através da implantação da […]

Em 01/07/2025

FGV promove workshop sobre parcerias internacionais equitativas no 68º Fórum Nacional CONFAP

Como ampliar a contribuição de pesquisadores brasileiros para o avanço da ciência global? Essa foi a pergunta central do workshop “Fortalecendo Parcerias Equitativas de Longo Prazo para Ampliar Cooperações Internacionais”, realizado no dia 1º de julho, em São Paulo, no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Organizado pela Fundação […]

Em 01/07/2025

Pesquisadores identificam novas espécies de briófitas na Paraíba e propõe ações de conservação em ecossistemas em área protegida da Caatinga

Pesquisa realizada no Parque Estadual do Poeta e Repentista Juvenal de Oliveira, em Campina Grande, identifica novas espécies de briófitas (musgos), pequenas plantas rasteiras, folhosas ou talosas, que geralmente crescem em locais úmidos nas florestas ou nas margens de cursos d’água. Essas plantas seriam um direcionador para ações de conservação e podem ajudar a compreender e monitorar a saúde […]