| Em 12/02/2025

Fapespa elimina o uso de descartáveis e adere a produtos sustentáveis como parte da Agenda Ambiental

(Foto: Divulgação)

A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisasdo Pará (Fapespa) realizou, na sexta-feira (7), a nomeação da Comissão da Agenda Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (A3P) e passou a participar oficialmente do programa.

Como parte do programa, copos ecológicos de bambu e canecas de cerâmica foram entregues aos servidores da fundação durante o evento que apresentou as diretrizes e o plano de trabalho da Agenda A3P.

Como parte da iniciativa, o presidente da fundação, Marcel Botelho, anunciou que a partir desta data a instituição não fará mais o uso de descartáveis. “A Fapespa aderiu a iniciativa A3P do Ministério do Meio Ambiente. Recebemos o nosso certificado de adesão e, hoje, eu tenho uma notícia muito boa para toda a sociedade. A Fapespa, a partir de hoje, cancela completamente o uso de descartáveis”, disse.

Agenda A3P na Fapespa 

Criada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança de Clima, a agenda Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (A3P) promove a responsabilidade socioambiental nas organizações que lhe aderiram como a adoção de procedimentos de sustentabilidade e critérios socioambientais na atividade do setor público.

Segundo Jullye Monção, membro da Diretoria Administrativa da Fapespa (DIRAD), a comissão acredita que o programa vem como um mecanismo de ciência e inovação do governo federal. “É por meio dele, que vamos estimular, encorajar e promover a responsabilidade socioambiental”, destacou.

(Foto: Divulgação)

A A3P existe há mais de 20 anos propagando os bons princípios da Responsabilidade Socioambiental. A Fundação de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) aderiu ao selo no segundo semestre de 2024, após assinar termo de adesão ao programa A3P, no dia 8 de outubro.

Além disso, os visitantes da fundação também terão acesso aos produtos, explicou o presidente da fundação. “Entregamos para todos os servidores, canecas, copos, para usarmos no dia a dia. Os nossos visitantes também terão acesso a esse material para que a gente elimine completamente o uso descartáveis na nossa fundação. A Fapespa, a partir da proposta ambiental, já vinha trabalhando nesse sentindo, hoje nós damos mais um passo nessa direção”, declarou Marcel Botelho, durante a abertura do evento.

Produtos Sustentáveis 

No evento da A3P foram apresentados aos servidores, os produtos sustentáveis adquiridos pela fundação: Copos ecológicos de bambu; Canecas de cerâmica; Fragmentadora de Papel e uma Lixeira de Coleta Seletiva.

Ao fim da palestra, os copos e as canecas foram distribuídos para os servidores usarem no dia a dia com o objetivo de descartar o uso de plásticos descartáveis na fundação.

O evento que apresentou os membros da Comissão da Agenda Ambiental do Ministério do Meio Ambiente na Fapespa foi dividido em quatro etapas: a abertura, conduzida pelo presidente da fundação, Marcel Botelho; a apresentação da comissão gestora; a palestra apresentando as diretrizes da Agenda A3P e o plano de trabalho; a apresentação dos produtos sustentáveis e, por fim, a entrega de canecas de cerâmica e copos ecológicos de bambu para os servidores.

Fonte: FAPESPA (Por: Beatriz Rodrigues sob supervisão de Manuela Oliveira/ Ascom Fapespa)

Leia também

Em 16/05/2025

Pesquisa apoiada pela Fapesq destaca a importância em refletir e agir contra o racismo na infância

Projeto de pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) mapeou, analisou e propôs caminhos para o enfrentamento do racismo nas práticas educativas voltados, sobretudo, à formação de profissionais da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, no estado da Paraíba. A pesquisa integrou o Programa Primeiros Projetos – PPP, com apoio do Governo […]

Em 15/05/2025

Com mais de R$ 107 milhões, Governo de Santa Catarina apoia a formação de novos mestres, doutores e pós-doutores

O incentivo do Governo de Santa Catarina à formação de mestres, doutores e pós-doutores para colaborar com o desenvolvimento do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) do Estado ultrapassou R$ 107 milhões com o lançamento de três editais pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) nesta semana. […]

Em 15/05/2025

Startup NE comemora impacto na criação de 600 negócios inovadores no Nordeste

Criado com o propósito de posicionar o Nordeste no mapa global da inovação, o programa Startup NE, ao final de dois ciclos, comemora a criação de 600 novos negócios inovadores na região. Ao todo, a iniciativa regional já fomentou mais de 3.500 negócios inovadores, com investimento de mais de 91 milhões de reais, contribuindo para […]

Em 14/05/2025

Pesquisa financiada pela Fapeal desvenda a evolução genética do vírus chikungunya em Alagoas

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) tem sido protagonista na transformação da ciência local por meio de programas que conectam conhecimento, inovação e saúde pública. Um exemplo dessa atuação estratégica é o projeto intitulado “Epidemiologia molecular do vírus chikungunya em regiões endêmicas do estado de Alagoas”, finalizado em fevereiro de […]

Em 16/05/2025

Chamada Academia-Industry Training promove intercâmbio entre empreendedores brasileiros e suíços ligados a inovação

A Swissnex no Brasil, em colaboração com a Universidade de St.Gallen (HSG), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico (CNPq) e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançaram o programa para pesquisadores brasileiros e suíços “Academia-Industry Training”. O AIT é organizado pela Swissnex in Brazil e a Leading House for the Latin […]