A Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (FAPERN) lançou o Edital Nº 26/2024, que visa fortalecer a pesquisa na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e diminuir as desigualdades científicas e tecnológicas nas diferentes regiões do Estado. Com este edital, a Fapern pretende apoiar projetos que abordem temas estratégicos para o desenvolvimento regional, promovendo a atuação de pesquisadores em territórios de cidadania do Rio Grande do Norte.
As inscrições estarão abertas de 09 a 17 de novembro, e deverão ser realizadas exclusivamente pelo e-mail meta01rnmaiscientifico@gmail.com.
As oportunidades de apoio financeiro abrangem 20 bolsas destinadas a pesquisadores, para que desenvolvam projetos em diferentes áreas de conhecimento em unidades acadêmicas da UERN. Serão contempladas áreas como Bioquímica, Ciências Fisiológicas, Ensino de História, Educação Inclusiva, entre outras, com vagas distribuídas nos campi da UERN em Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros.
Para participar, os interessados devem ser egressos de Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs) brasileiras. As propostas devem ser submetidas conforme as normas detalhadas no edital. Os projetos aprovados terão apoio para contribuir diretamente para a formação de novas competências em ciência e tecnologia no Rio Grande do Norte, estimulando a inovação e o desenvolvimento social e econômico das regiões menos favorecidas do Estado.
O edital faz parte do programa RN Mais Científico, que busca fomentar a produção científica e tecnológica em diversas áreas prioritárias, como educação científica, desenvolvimento sustentável no semiárido, inovação em empresas e gestão pública, entre outras. Para a execução do programa, foram definidos três eixos estratégicos: desenvolvimento da pesquisa e pós-graduação, desenvolvimento científico e tecnológico regional na graduação e inovação na gestão acadêmico-científica.
RN Mais Científico
O RN Mais Científico foi criado para apoiar e fomentar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação na UERN. O programa busca, de forma específica, fortalecer a pós-graduação stricto sensu e reduzir as desigualdades regionais no desenvolvimento científico e tecnológico. Além disso, a iniciativa objetiva responder às necessidades locais e para ampliar o acesso à educação superior, especialmente no interior do Estado.
O programa integra o Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, e, além de incentivar a produção científica e tecnológica, busca contribuir para o desenvolvimento socioeconômico de regiões com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH).
Fonte: FAPERN (Por: Ana Beatriz Vilar, Ascom Fapern)