| Em 14/05/2024

Programa Steam Maker: estudantes do DF desenvolvem conhecimento teórico com uso de ferramentas tecnológicas

O Centro de Ensino Fundamental 113 do Recanto das Emas, em Brasília, recebeu kit com impressoras 3D e circuitos de robótica – (Foto: Divulgação)

Estudantes do Distrito Federal são incentivados a explorar, experimentar e criar, utilizando ferramentas e tecnologias como impressoras 3D, robótica, programação, no programa Steam Maker. A abordagem busca uma maior interação não só entre os conteúdos e as áreas do conhecimento, mas também entre os alunos que aprendem de forma ativa e colaborativa.

A iniciativa é resultado da parceria entre a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), a Secretaria de Educação do Distrito Federal e o Instituto Conhecer Brasil, juntamente com a pesquisa-ação do NACE-Escola do Futuro/USP. O programa quer transformar a experiência educacional nas escolas do DF com uso da metodologia, em curso de um ano para alunos da rede pública de ensino.

O Steam Maker será implementado em 16 unidades escolares que ofertam os Anos Finais do Ensino Fundamental. E consiste na montagem de um Smart Lab, que é um laboratório de criatividade inovador contendo um kit de ferramentas, um computador, uma impressora 3D e um kit de insumos, e com o fornecimento de kits Maker de Robótica em cada unidade escolar participante. Um professor por escola será escolhido para receber a formação do Programa e, posteriormente, repassar esse conhecimento aos demais interessados, permitindo que apliquem os ensinamentos em suas aulas com os alunos.

O Centro de Ensino Fundamental 113 do Recanto das Emas já recebeu o kit com impressoras 3D, circuitos de robótica e programação. Na cerimônia de entrega, na terça-feira (7), estiveram presentes a secretária de Estado de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, e o vice-presidente da FAPDF, Paulo Nicholas.

Na ocasião, a secretária de Educação falou sobre a importância da iniciativa. “Estamos empenhados em investir nos Anos Finais do Ensino Fundamental para que nossos estudantes cheguem melhor preparados para o Ensino Médio. Os Smarts Labs irão proporcionar aos nossos alunos uma forma de aprendizagem avançada em que eles aprendem na prática”, explicou Hélvia.

Para Paulo Nicholas, vice-presidente da FAPDF, o intuito é investir para que os alunos desenvolvam pesquisas e gerem riqueza para eles e para a sociedade. “Nós investimos na educação, na transformação do aprendizado para que os jovens tenham condições de criar, de desenvolver pesquisas e soluções para nosso DF. Sem educação não há salvação”, afirmou.

O Programa quer transformar os ambientes sociais, promovendo habilidades transdisciplinares por meio do conceito Maker, enfatizando a importância da educação de qualidade, da participação social, da formação dos cidadãos e do preparo dos estudantes para a universidade e para a vida profissional.

Fonte: FAPDF (Por: Daniela Uejo/ Fapdf)

Leia também

Em 18/09/2024

Fapern apoia: Lançamento de livro sobre Desertificação na Bacia do Apodi-Mossoró

Na terça-feira (10), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi palco do lançamento do livro “Suscetibilidade à Desertificação na Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró”. O evento ocorreu durante a Aula Magna do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (Plandites), no campus de Pau dos Ferros, e destacou […]

Em 18/09/2024

Funcap lança em parceria com a Finep edital do Programa Tecnova/CE III

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), órgão vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), lançou no dia 11 de setembro, o edital nº 10/2024 – Tecnova/CE III. Realizado em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Governo Federal, ele tem […]

Em 18/09/2024

Programa Ganhando o Mundo da Ciência abre inscrições para mobilidade acadêmica no Japão

Estão abertas, até o dia 15 de outubro, as inscrições para o Programa Ganhando o Mundo da Ciência para mobilidade acadêmica na Universidade Provincial de Kyoto (KPU), no Japão. São até duas vagas para estudantes de graduação e até duas vagas para pós-doutorado. A iniciativa é resultado do acordo de cooperação assinado entre a Fundação Araucária, Secretaria […]

Em 18/09/2024

FAPEMIG assina acordo de cooperação científica com a FAPESP

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) firmaram um acordo de cooperação científica e tecnológica que irá viabilizar o lançamento de chamadas futuras, o apoio a projetos, programas e outras iniciativas até setembro de 2029. O documento […]

Em 13/09/2024

Mais pesquisadores mineiros serão beneficiados com bolsas de produtividade

Em agosto, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) assinaram novo Acordo de Cooperação Técnica com foco nas Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ). A parceria foi anunciada durante o seminário em comemoração aos 39 anos da FAPEMIG, realizado no último dia 28. Por […]

Em 12/09/2024

Metodologia permite testar de forma remota a mobilidade e a força muscular de idosos com demência

Pesquisa conduzida na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) mostrou que é possível adaptar testes de mobilidade funcional e de força muscular para que sejam realizados no ambiente doméstico, de forma remota. A proposta é atender pessoas idosas com demência por telessaúde, a partir de um protocolo que envolve o treinamento de cuidadores e a […]