| Em 28/03/2024

Empresas maranhenses estão ganhando o mercado internacional com o apoio do Governo e ApexBrasil

(Foto: Divulgação)

Acessar o mercado exportador é a meta de muitas empresas, que veem neste cenário a oportunidade para diversificar seus negócios e fazer conexão com novos clientes. Por meio do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), empresas maranhenses estão sendo qualificadas para ganhar o mercado internacional e com isso aumentar o faturamento, além de gerar mais emprego e renda para a população.

Atualmente, cerca de 50 empresas da região de São Luís e Tocantina integram o programa, resultado de parceria entre o Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que qualifica companhias com potencial de exportação.

Neste ciclo 2023-2025, o PEIEX, que também conta com a parceria da Secretaria de Estado da Indústria e Comercio (Seinc) e Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), desponta com negócios inovadores e pioneiros, gerando novos atrativos a este segmento no Maranhão. O programa tem aberto caminho para as empresas participarem de rodadas de negócios internacionais.

Na próxima segunda-feira, dia 1º de abril, acontecerá em São Luís grande evento da ApexBrasil, o “Diálogos Exporta Mais Brasil 2024” que busca uma aproximação ativa com todas as regiões do país para potencializar suas exportações. Durante o evento, que contará com a presença do presidente da Apex, Jorge Viana, serão apresentados cases de sucesso de empresas do Estado participantes do Programa PEIEX.

Muitas dessas empresas, inclusive, já estão tendo a oportunidade de apresentar seus produtos em eventos internacionais, onde vários negócios são fechados. Na lista, a Gin Luar, que participou da missão internacional Brasil-Alemanha; a Coyote Couro está inscrita no Exporta Mais São Luís; no Brasil Trade Lounge Saudi Food estão inseridas a Pipoca Gourmet e Meu Café de Açaí; a Demodê, marca de roupas íntimas sustentáveis, participa da Semana de Moda de Milão; e da Rodada de Negócios Internacional da Expo Indústria estão confirmadas as polpas da Pomar Açaí Sunset, as geleias da Saluma e Sabor da Ilha e os doces amanteigados da Doce Pedaço (a empresa é ganhadora de vários prêmios por sua atuação empresarial e busca inserção no mercado Mexicano e Norte Americano).

A expansão para o mercado de exportação pode ser uma maneira importante de impulsionar o crescimento sustentável, a médio e longo prazo, além de conhecer tecnologias externas e impulsionar marcas e produtos. “As empresas selecionadas no PEIEX têm todas estas oportunidades a seu favor, e o Governo do Estado reforça esta proposta de expansão, a fim de valorizar os produtos ou serviços e proporcionar melhores condições para competir de maneira mais eficaz em nível internacional. Dessa forma, a gestão estadual, por meio da Fapema, fomenta a pesquisa e o empreendedorismo, a geração de emprego e renda”, ressaltou o presidente da Fapema, Nordman Wall.

Para além dos desafios, como barreiras comerciais e culturais, o potencial de crescimento e expansão que a exportação oferece compensa os obstáculos. Ao entrar no mercado, os empreendimentos ganham uma série de benefícios, que podem ajudá-los a crescer, diversificar o campo de ação e torná-los mais competitivos globalmente. E é isso que os empreendedores do PEIEX buscam.

“Esse programa tem grande importância na preparação das empresas maranhenses, tornando-as apta a atuar no mercado exterior, de forma qualificada, eficiente e segura. Temos várias empresas participando de rodada de negócios internacionais, iniciando tratativas com fornecedores no ramo de alimentos e bebidas. Teremos, no Maranhão, uma rodada específica de negócios para empresas no ramo couro e curtume. Portanto, são muitas oportunidades oferecidas às empresas que integram o programa”, frisou o coordenador do PEIEX/MA, Ricardo Cruz.

Nesta edição, o programa está capacitando 50 empresas, e tem a meta de chegar a 75.

Pipoca Gourmetizada

Negócios com potencial nascem nas mais variadas situações, e, durante a pandemia, muitos despontaram das impossibilidades trazidas com a crise de saúde. O Pipocas Gourmet – Chambéry é um destes empreendimentos que tem apoio do PEIEX/MA. O diferencial atrativo é que os produtos são feitos com milho especial, sendo 80% sem caroços.

“Durante a pandemia, busquei fazer algo e pensei em um produto escalável, que não dependesse tanto de pessoas, e sim, de máquinas. Naquele cenário não era viável a contratação de outras pessoas. E nasceu a Pipoca Gourmet”, explica a criadora da empresa, Mayara Chávez, que teve o item selecionado para ser apresentado em evento no Marrocos.

A pipoca é feita de uma variedade de milho chamada Mushroom, encontrada principalmente no Peru, onde há mais de quatro mil tipos. Possui menos cascas, resultando numa pipoca maior, mais crocante e com um excelente rendimento – por volta de 50% de bola. Esta variedade de milho era conhecida como milho americano e plantado apenas no Canadá. Atualmente, já existe cultivo no Brasil.

Do milho, a empresária também criou snacks (alimentos rápidos, como barrinhas de cereais, biscoitos e a pipoca), que são distribuídos em hotéis.

Os produtos já estão no mercado local e nacional, e agora, a empreendedora foca no comércio exterior. “O PEIEX tem sido excelente e me ajudado a crescer mais ainda, trazendo conhecimento e mostrando oportunidades. Minhas expectativas para atuar na exportação são as melhores”, enfatiza Mayara Chaves.

Com o PEIEX, ela almeja a expansão da empresa, aumento da receita, reconhecimento internacional, acesso a inovações e novas tendências. A empreendedora também pontua a importância do apoio da Fapema, “que tornou possível a concretização do negócio, sendo um grande facilitador no nosso crescimento”.

Café de Açaí

Após assistir uma reportagem sobre a produção de um café à base de açaí, Celso Valois teve a ideia de produzir algo semelhante. Foram vários testes até conseguir encontrar o ponto ideal de torra do caroço do açaí.  A partir de então, iniciou a produção, de forma artesanal e, posteriormente, formalizou o negócio – Meu Café de Açaí, da empresa Coffessaí.

“O café de açaí é mais que uma iguaria. É uma inovação tecnológica, um conceito de sustentabilidade. Pois ele, a partir do reaproveitamento do caroço do açaí, evita a contaminação do meio ambiente pelo descarte, após a extração da polpa do açaí. Aquilo que iria para o lixo, agora é limpo, higienizado, torrado e moído, até se transformar num pó de cor, aroma e sabor semelhante ao café tradicional”, explica Celso Valois.

Para Valois, o programa PEIEX foi um divisor de águas. “Por meio desse projeto, nos capacitamos para o mercado internacional e já temos visibilidade de trades que buscam nosso produto. O café de açaí é um produto novo, que ainda depende de regulação nacional. Estamos capacitados pelo programa PEIEX, com registro no Radar e um plano de exportação pronto. Já temos três países interessados no produto, aguardando as liberações sanitárias”, informou.

Por meio do PEIEX/MA, Valois apresentou o produto no Brazil Trade Lounge, evento internacional realizado em Dubai. A empresa está em tratativas para exportação, dependendo apenas de regulação interna do produto pelos órgãos de controle sanitário. O café de açaí é comercializado no mercado local, varejo e atacado, no site do produto: www.meucafedeacai.com.br.

O empresário também destacou o papel da Fapema, que “tem proporcionado para nós a oportunidade de conhecimento e crescimento empresarial, através das capacitações coletivas. Sempre que acontecem esses eventos, estamos presentes, pois sabemos que a interação e troca de ideias com os mentores somam e nos ajudam a tomar decisões e nos posicionar no mercado”, pontuou.

Fonte: FAPEMA (Por: Elizete Silva/ Ascom Fapema)

Leia também

Em 03/07/2025

Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) anuncia os agraciados da 4ª edição dos Prêmios de Ciência, Tecnologia e Inovação

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) realizou, na manhã desta quinta-feira (3), no auditório Carvalho Pinto da FAPESP, em São Paulo, a cerimônia de entrega do Prêmio CONFAP de Boas Práticas em Fomento à CT&I e do Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia & Inovação – Professor Ennio Candotti (4ª edição). […]

Em 02/07/2025

Pesquisadores desenvolvem sistema rápido para diagnóstico da resistência à antibióticos

Pesquisadores de Mato Grosso realizaram estudo para detectar isolados Multi Resistentes a Drogas (MDR), ou seja, bactérias (organismos) resistentes a múltiplos antibióticos em animais e humanos. Nos estudos foi verificado o perfil de susceptibilidade a antimicrobianos em diferentes populações, tornando possível padronizar um teste rápido de detecção de genes de resistência. Através da implantação da […]

Em 01/07/2025

FGV promove workshop sobre parcerias internacionais equitativas no 68º Fórum Nacional CONFAP

Como ampliar a contribuição de pesquisadores brasileiros para o avanço da ciência global? Essa foi a pergunta central do workshop “Fortalecendo Parcerias Equitativas de Longo Prazo para Ampliar Cooperações Internacionais”, realizado no dia 1º de julho, em São Paulo, no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Organizado pela Fundação […]

Em 01/07/2025

Pesquisadores identificam novas espécies de briófitas na Paraíba e propõe ações de conservação em ecossistemas em área protegida da Caatinga

Pesquisa realizada no Parque Estadual do Poeta e Repentista Juvenal de Oliveira, em Campina Grande, identifica novas espécies de briófitas (musgos), pequenas plantas rasteiras, folhosas ou talosas, que geralmente crescem em locais úmidos nas florestas ou nas margens de cursos d’água. Essas plantas seriam um direcionador para ações de conservação e podem ajudar a compreender e monitorar a saúde […]

Em 30/06/2025

Fapepi participa de lançamento da SoberanIA, primeira inteligência artificial brasileira

Em um marco histórico para a tecnologia piauiense e brasileira, foi lançada na quarta-feira (25), no Palácio de Karnak, em Teresina, a SoberanIA, primeira inteligência artificial desenvolvida no Brasil com infraestrutura própria, domínio público e funcionamento exclusivo em língua portuguesa. O evento contou com a presença de autoridades locais, representantes de universidades, startups nacionais, parlamentares, […]

Em 27/06/2025

Fapeam divulga resultado final do Programa Ciência na Escola

Mais de R$ 6,5 milhões serão investidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), para apoiar a participação de professores e estudantes da capital e do interior, em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica no estado a serem desenvolvidos nas escolas. A iniciativa […]

Em 27/06/2025

Projeto apoiado pela Fapitec/SE promove saúde e qualidade de vida para mulheres idosas na UFS

O projeto Mais Viver, apoiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado do Sergipe (Fapitec/SE), surgiu com o objetivo de auxiliar mulheres idosas por meio da prática de exercícios físicos personalizados, focados em fortalecer músculos, na melhoria da flexibilidade, coordenação motora e habilidades cognitivas. A abordagem inovadora combina treinamento funcional […]

Em 26/06/2025

Facepe consolida protagonismo na inovação com premiações nacionais e internacionais de startups locais

Com uma política pública estratégica voltada para o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação, o Governo de Pernambuco vem colhendo os frutos de um ecossistema pujante e cada vez mais reconhecido no Brasil e no mundo. Por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PE) e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia […]

Em 23/06/2025

Fapespa lança Mapa Gastronômico inédito em Belém

A tradicional bebida indígena da Amazônia, que carrega no sabor a ancestralidade e as memórias do povo paraense, dá nome ao estudo inédito de mapeamento do cenário gastronômico da capital do Pará: o projeto Belém Papa Chibé. O site com os resultados da pesquisa foi lançado na quinta-feira (29) na Fundação Amazônia de Amparo a […]