| Em 27/10/2023

Projeto financiado pela Fapt através da Rede Deser realiza formalização de Associação das Mulheres Agroextrativistas

Ação é resultado do ‘Projeto Economia Solidária e Cooperação: construindo estratégias para inclusão produtiva das mulheres agroextrativistas da Comunidade Pontinha, município de Dianópolis’. (Foto: divulgação)

No sábado, 21/10, foi realizado, no município de Dianópolis-TO, na Comunidade Pontinha, um evento que marcou o processo de formalização da Associação das Mulheres Agroextrativistas da Pontinha.

A ação é resultado do Projeto Economia Solidária e Cooperação: construindo estratégias para inclusão produtiva das mulheres agroextrativistas da Comunidade Pontinha, município de Dianópolis-TO, que faz parte da carteira de ações do Centro de Desenvolvimento Regional –Sul (CDR-Sul) financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), através da Rede de Desenvolvimento do To (Rede Deser).

O Projeto tem como objetivo viabilizar oportunidades de fortalecimento dos processos de cooperação e da economia solidária local e consiste na realização de visitas à comunidade com a disponibilização de cursos de formação e capacitação voltados para o fortalecimento da organização local, visando o melhor aproveitamento das capacidades produtivas locais e a garantia de geração de trabalho e renda.

Para a professora doutora e coordenadora do projeto, Maria Regina Teixeira da Rocha, a formalização é um importante passo para o fortalecimento social, econômico e ambiental da comunidade. “Com a formalização, encerramos a primeira etapa do projeto que deverá ter continuidade para consolidar a associação e assim efetivamente incluir essas mulheres nos processos produtivos numa perspectiva solidária e cooperativa. O projeto tem como objetivo construir estratégias para a inclusão produtiva das mulheres agroextrativistas da comunidade da Pontinha, por meio de ações de formação e capacitação em temas que possam estimular o empreendedorismo socioeconômico solidário e novas formas de relação com as espécies nativas do cerrado e suas variedades tradicionais”, disse Maria Regina Coordenadora do Projeto.

Francisca Ribeiro, integrante do projeto e da comunidade Pontinha, foi eleita para presidir a Associação. “Estou muito feliz por ter sido escolhida pela comunidade para ser representante das mulheres da Pontinha dentro da nossa Associação. É uma grande responsabilidade e vamos trabalhar juntas para que o trabalho alcance os nossos objetivos e juntas vamos colocar a comunidade no lugar de evidência que ela merece”, destacou a professora Francisca.

“A formalização da Associação conduzida pela Dra Maria Regina Rocha insere a Comunidade Pontinha na perspectiva da sociobiodiversidade/bioeconomia fortalecendo a cultura de sistema de produção cooperada, gerando renda e segurança alimentar”, pontuou a Coordenadora do CDR Sul-TO, Adriana Terra.

A Assembleia e nomeação da equipe de gestão da Associação contou com a participação  do evento os representantes da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Tocantins (Seagro), do Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a Presidência do Comitê de Bacias, Instituto Federal (IFTO), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e da Universidade de Gurupi (Unirg).

Formalização da Associação das Mulheres Agroextrativistas da Pontinha

CRDs –Rede Deser

O Centro de Desenvolvimento Regional Sul do Tocantins, que faz parte da Rede Deser, é financiando pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins. O CDR articulou junto as instituições de educação superior e CTIs, em conjunto com os atores locais, e definiu estratégias e projetos inovadores para o desenvolvimento da região. Um espaço de elaboração, consolidação e dinamização das agendas regionais.

Compete ao CDR exercitar a mobilização dos atores locais, traçar as estratégias de atuação e construir as agendas e colocar em movimento as ações planejadas, com transformação da realidade local por meio da geração de iniciativas inteligentes, sustentáveis e inclusivas.

A criação e formalização da Associação das Mulheres Agroextrativistas da Pontinha é uma etapa do resultado dos projetos da Carteira do CRD Sul.

 

Fonte: FAPT (Por: Najara Barros /Ascom FAPT, com informações – Ceila Menezes/Dicom Unitins)

 

SIGA O CONFAP NAS REDES SOCIAIS:  

    

Leia também

Em 20/11/2024

Projeto que documenta o patrimônio arqueológico de Roraima é selecionado para a Iniciativa Amazônia+10

Roraima abriga tesouros que, por vezes, permanecem ocultos no solo amazônico. Neste contexto, o Dia da Cultura e Ciência, comemorado na terça-feira, 5, reforça a preservação do conhecimento local por intermédio do projeto “Inventário e Documentação do Patrimônio Arqueológico de Roraima”. Fomentado pela Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima) por meio […]

Em 19/11/2024

Goiás inaugura Centro de Excelência em Segurança Hídrica do Cerrado na UEG

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), em parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG), lançou o Centro de Excelência em Segurança Hídrica do Cerrado (Cehidra Cerrado), o oitavo do estado. Com sede no Câmpus Central da UEG, em Anápolis, o projeto conta com um investimento de R$ 15 milhões […]

Em 19/11/2024

Fapergs e IEL lançam o Programa Cientista na Indústria

Na segunda-feira (04) a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) em parceria com o Núcleo Regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), lançou o edital Programa Cientista na Indústria, com o objetivo de selecionar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), com a inserção de recursos humanos nas indústrias […]

Em 19/11/2024

Governo da Paraíba lança edital do Circuito Game Dev Quest e incentiva entusiastas e desenvolvedores de jogos digitais

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) e em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), lançou, na terça-feira (12), o edital do Game Dev Quest, um circuito voltado para o desenvolvimento de jogos digitais independentes (jogos indie). […]

Em 19/11/2024

Energia Limpa: Investimentos da FAPEMA aceleram pesquisas em fontes renováveis

O Governo do Maranhão, por meio da FAPEMA, está impulsionando a diversificação energética e a sustentabilidade com investimentos significativos em pesquisas sobre energias renováveis. O apoio ao Instituto Nacional de Energias Oceânicas e Fluviais (INEOF), sediado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), está fortalecendo o desenvolvimento de tecnologias para explorar energias renováveis de origem marinha […]

Em 19/11/2024

Presidente do CONFAP é eleito membro da Academia Mundial de Ciências (TWAS) 

A Academia Mundial de Ciências para o Avanço da Ciência nos Países em Desenvolvimento (TWAS, na sigla em inglês) anunciou na quinta-feira (14), seus novos membros eleitos para tomarem posse a partir de 1º de janeiro de 2025.  Entre os 74 novos membros eleitos está o presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo […]