| Em 27/10/2021

Pesquisa identifica marcadores bioquímicos para mel da região do Pantanal

No Pantanal, a produção de mel se dá em condições especialmente favoráveis, pois o néctar é oriundo principalmente de floradas silvestres. (Foto: Gcom)

Uma equipe da Universidade Estadual de Mato Grosso  (Unemat), campus de Cáceres, coordenados pelo pesquisador Renê Arnoux da Silva Campos da área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, investigam a qualidade do mel da região do  Pantanal, quanto aos principais compostos bioativos (ácidos fenólicos, flavonoides) e a atividade antioxidante (DPPH e FRAP), visando contribuir para aumentar a competitividade e a sustentabilidade da apicultura no estado.

Com os resultados obtidos foi possível identificar marcadores bioquímicos para o mel do Pantanal. O ácido p-cumárico  pode ser considerado um marcador para o mel branco d’água, o ácido trans-cinâmico para o mel extra-branco/branco e a luteolina para o mel âmbar.

Com esses resultados foi possível selecionar a produção de mel do Pantanal com qualidade superior, demarcando produtores com potencial produtivo para competir com os méis de outras regiões do Brasil e no mercado internacional. A pesquisa é fomentada pelo governo do estado de Mato Grosso, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

Os mel tem grande valia para a indústrias alimentícias, farmacêuticas e cosméticos, por conterem substâncias benéficas para a saúde, na prevenção de doenças e na melhoria da saúde dos consumidores.

É um alimento natural, rico em energia e substâncias benéficas à saúde humana por possuir diversas propriedades terapêuticas. Do ponto de vista biológico e analítico, o mel é um produto complexo, uma vez que sua composição é determinada pela origem floral, geográfica e condições climáticas. Suas propriedades terapêuticas são determinadas pela sua composição química. Além de açúcares, o mel apresenta uma ampla gama de componentes minoritários, muito dos quais, propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias (polifenóis). Os polifenóis são um importante grupo de compostos relacionados à aparência e propriedades funcionais do mel. No corpo humano, as reações oxidativas causam efeitos adversos à saúde, estando relacionados, por exemplo, às doenças cardiovasculares e câncer”, afirma o pesquisador.

É um alimento natural, rico em energia e substâncias benéficas à saúde humana por possuir diversas propriedades terapêuticas. (Foto: Gcom)

No Pantanal, a produção de mel se dá em condições especialmente favoráveis, pois o néctar é oriundo principalmente de floradas silvestres, isentas de produtos agrotóxicos. As boas condições de extração e processamento dos produtos apícolas na região resultaram no maior controle de qualidade e estabilidade nas características físico-químicas requeridas para o consumo. Na área de Ciência dos Alimentos, a utilização de marcadores bioquímicos constitui-se uma tecnologia inovadora, sendo considerada de grande importância para a certificação de produtos regionais, permitindo com isso a proteção comercial de certos produtos tradicionais, valorizando sua tipicidade, autenticidade e qualidade, contribuindo positivamente para as economias locais, contribuindo para a preservação da biodiversidade e dos recursos naturais do Pantanal.

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) conferiu a certificação de indicação geográfica ao Mel do Pantanal, atribuindo aos produtos desta região reputação de “ecologicamente correto”, tornando-o mais competitivo e facilitando o acesso a novos mercados.

 

Fonte: FAPEMAT (Por Widson Ovando, da Assessoria de Comunicação da Fapemat) 

 

SIGA O CONFAP NAS REDES SOCIAIS:  

    

Leia também

Em 22/11/2024

Com apoio da FAPEMIG, nasce o Centro de Excelência do Semiárido

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) vai investir R$20 milhões na implementação do Centro de Excelência do Semiárido – o Sertão – que será desenvolvido pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em Montes Claros, nos próximos cinco anos. O Centro vai usar a Inteligência Artificial (IA) e a e Internet […]

Em 20/11/2024

Projeto que documenta o patrimônio arqueológico de Roraima é selecionado para a Iniciativa Amazônia+10

Roraima abriga tesouros que, por vezes, permanecem ocultos no solo amazônico. Neste contexto, o Dia da Cultura e Ciência, comemorado na terça-feira, 5, reforça a preservação do conhecimento local por intermédio do projeto “Inventário e Documentação do Patrimônio Arqueológico de Roraima”. Fomentado pela Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima) por meio […]

Em 19/11/2024

Goiás inaugura Centro de Excelência em Segurança Hídrica do Cerrado na UEG

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), em parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG), lançou o Centro de Excelência em Segurança Hídrica do Cerrado (Cehidra Cerrado), o oitavo do estado. Com sede no Câmpus Central da UEG, em Anápolis, o projeto conta com um investimento de R$ 15 milhões […]

Em 19/11/2024

Fapergs e IEL lançam o Programa Cientista na Indústria

Na segunda-feira (04) a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) em parceria com o Núcleo Regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), lançou o edital Programa Cientista na Indústria, com o objetivo de selecionar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), com a inserção de recursos humanos nas indústrias […]

Em 19/11/2024

Governo da Paraíba lança edital do Circuito Game Dev Quest e incentiva entusiastas e desenvolvedores de jogos digitais

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) e em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), lançou, na terça-feira (12), o edital do Game Dev Quest, um circuito voltado para o desenvolvimento de jogos digitais independentes (jogos indie). […]

Em 22/11/2024

Publicado o resultado da terceira edição do Programa de Mobilidade Internacional GCUB-Mob

O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) divulgou o resultado dos(as) candidatos(as) selecionados(as) na III Edição do Programa GCUB de Mobilidade Internacional- GCUB-Mob, de acordo com os critérios estabelecidos no Edital GCUB-MOB Nº 001/2024. O Instituto Guimarães Rosa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, a Comissão Nacional da UNESCO para o Brasil, […]