A professora de medicina veterinária Laila Natasha Santos Brandão, bolsista da Fapemat/cooperação nº 0322/2020 entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), com o projeto denominado “Detecção Direta de SARS-Cov-2 pela técnica ‘Padrão Ouro Internacional’ RT-PCR em Tempo Real”, realizou uma pesquisa onde detectou a Covid-19 em dois gatos domésticos no município de Alta Floresta (MT).
A pesquisa não pode afirmar se o vírus é transmissível de gatos para seres humanos, mas ficou comprovado que um animal pode transmitir para outro da mesma espécie.
“Ainda não compreedemos a Covid-19, pois surgiu há pouco tempo e foi declarada uma pandemia apenas em 2020. Então, as pesquisas que conseguem uma descoberta, devem ser consideradas. Pois analisamos que o vírus consegue se perpetuar entre gatos domésticos, alertando para medidas de controle nesse grupo, para que o vírus não se espalhe mais”, ressalta a pesquisadora.
Os resultados da pesquisa foram publicados na última quarta-feira (28/07) pela revista científica internacional Research, Society e Development.
Fonte: FAPEMAT (Por Widson Ovando /Assessoria de Comunicação – Fapemat, com adaptações)
SIGA O CONFAP NAS REDES SOCIAIS: