| Em 15/08/2019

Governo do Maranhão alavanca desenvolvimento científico com abertura de editais de pesquisa

Com foco em diversificar a produção científica no Maranhão, o Governo do Estado abriu mais editais de fomento à pesquisa. A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico (Fapema) lançou o edital para o Prêmio Fapema 2019, que premia pesquisas científicas e de inovação tecnológica no Estado, editais nas áreas de monitoramento de serviços de saúde (em Caxias), além de apoio a programas e projetos de incentivo internacional de ciência e inovação. Todos os editais estão disponíveis na plataforma da Fapema, por meio do site www.fapema.br.

O edital voltado para o polo de Medicina em Caxias tem como objetivo intervir na realidade epidemiológica, sanitária e sociocultural, propor projetos na rede assistencial, além de contribuir para a formação acadêmico-científica dos estudantes de Medicina, por meio de estágio e desenvolvimento de projetos de extensão.

Com essa iniciativa, serão destinados recursos financeiros no  valor  total  de R$ 587 mil, para apoio de projetos que podem contemplar os eixos: saúde da criança, saúde da mulher, saúde do adulto e do idoso, endemias negligenciadas e emergentes, além de assistência psicossocial. Os interessados podem submeter os trabalhos até o próximo dia 23 de agosto, e o resultado final será conhecido a partir do dia 21 de outubro de 2019.

Além das fronteiras
Já o edital para disseminar os programas e projetos de apoio internacional de ciência e inovação tem como finalidade oferecer plataforma para líderes de grupos em início de carreira, no Brasil, para interação no Reino Unido. Além disso, visa estimular a capacidade de investigação facilitando a formação e a transferência de competências entre os dois países.

“Agradeço ao presidente da Fapema, professor André Santos, e toda equipe, pela produtiva reunião com os pesquisadores da UEMA. Destaco, em meio a tantas dificuldades, o esforço que permitiu o aumento da cota de bolsas de Mestrado. Ciência requer investimento”, destacou o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gustavo Costa.

Prêmio Fapema 2019
A Fapema também lançou edital para premiar a pesquisa científica maranhense. A edição de 2019 terá um total de R$  200 mil em prêmios, distribuídos entre estudantes do ensino médio, técnico, graduação, pós-graduação, mestres, doutores, pesquisadores, inventores e profissionais graduados em Comunicação Social. Os ganhadores receberão diploma e troféu oficial do concurso e prêmio em dinheiro.

Os vencedores, em cada categoria, serão conhecidos na cerimônia de premiação, no dia 5 de dezembro, que acontecerá no Teatro Arthur Azevedo, na capital maranhense.

Para a estudante de Engenharia Elétrica, Gerliane Chaves, ganhadora do prêmio na edição de 2017, a premiação é um estímulo para que pesquisadores deem um bom retorno à sociedade. “Ganhei o prêmio Fapema Neiva Moreira em 2017, com o trabalho de Vigilância Popular em Saúde, desenvolvido no bairro Pequiá de Baixo, em Açailândia. Desenvolver pesquisas de qualidade é uma forma de dar um retorno à  comunidade”, avalia.

Em sua 15ª edição, o prêmio homenageia a professora Terezinha Rêgo, farmacêutica e bioquímica, idealizadora do Herbário Ártico Seabra e do Programa Farmácia Viva, mantido pelo Governo do Maranhão e que beneficia maranhenses em todo o estado, com tratamento fitoterápico.

Fonte: Agência de Notícias do Governo do Maranhão / Fapema.

Leia também

Em 03/07/2025

Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) anuncia os agraciados da 4ª edição dos Prêmios de Ciência, Tecnologia e Inovação

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) realizou, na manhã desta quinta-feira (3), no auditório Carvalho Pinto da FAPESP, em São Paulo, a cerimônia de entrega do Prêmio CONFAP de Boas Práticas em Fomento à CT&I e do Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia & Inovação – Professor Ennio Candotti (4ª edição). […]

Em 02/07/2025

Pesquisadores desenvolvem sistema rápido para diagnóstico da resistência à antibióticos

Pesquisadores de Mato Grosso realizaram estudo para detectar isolados Multi Resistentes a Drogas (MDR), ou seja, bactérias (organismos) resistentes a múltiplos antibióticos em animais e humanos. Nos estudos foi verificado o perfil de susceptibilidade a antimicrobianos em diferentes populações, tornando possível padronizar um teste rápido de detecção de genes de resistência. Através da implantação da […]

Em 01/07/2025

FGV promove workshop sobre parcerias internacionais equitativas no 68º Fórum Nacional CONFAP

Como ampliar a contribuição de pesquisadores brasileiros para o avanço da ciência global? Essa foi a pergunta central do workshop “Fortalecendo Parcerias Equitativas de Longo Prazo para Ampliar Cooperações Internacionais”, realizado no dia 1º de julho, em São Paulo, no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Organizado pela Fundação […]

Em 01/07/2025

Pesquisadores identificam novas espécies de briófitas na Paraíba e propõe ações de conservação em ecossistemas em área protegida da Caatinga

Pesquisa realizada no Parque Estadual do Poeta e Repentista Juvenal de Oliveira, em Campina Grande, identifica novas espécies de briófitas (musgos), pequenas plantas rasteiras, folhosas ou talosas, que geralmente crescem em locais úmidos nas florestas ou nas margens de cursos d’água. Essas plantas seriam um direcionador para ações de conservação e podem ajudar a compreender e monitorar a saúde […]