| Em 13/08/2025

Startup tocantinense participa de programa internacional na Colômbia e inicia articulação para cooperação em agricultura urbana

Comitiva brasileira e equipe local durante visita ao Jardim Botânico – (Foto: Divulgação/Acervo Pessoal)

Apoiada pelo Governo do Tocantins, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), a startup Hortcity Agricultura Urbana integrou a programação oficial do Programa Distrital de Agricultura Urbana e Periurbana de Bogotá, na Colômbia. A participação marca o início de uma cooperação internacional que abre portas para parcerias em diversas frentes.

Coordenada pelo pesquisador Gilson Freitas e Mireia Freitas, a Hortcity é contemplada pelo Programa Centelha, executado pela Fapt. Além dessa iniciativa, a startup já firmou acordos com a Agrosavia Corporação Colombiana de Pesquisa Agrícola e com a UK Urban Agritech, do Reino Unido.

A Hortcity busca fomentar a agricultura urbana com foco na segurança alimentar e na criação de uma plataforma digital para desenvolvimento e apoio a projetos agrícolas em áreas residenciais e comerciais.

Durante dois dias a equipe da startup participou de uma programação intensa, com atividades como visita guiada ao Jardim Botânico, percurso turístico pela Rota Agroecológica no centro de Bogotá e apresentação dos principais instrumentos de planejamento e regulamentação da agricultura urbana no país. 

Mireia Freitas ressaltou que o apoio da Fapt, por meio do Centelha, foi decisivo para o fortalecimento institucional e técnico do projeto. Segundo ela, o amparo não somente impulsionou o projeto em nível local, como também o posicionou como uma iniciativa com potencial de cooperação internacional e replicabilidade em outras regiões urbanas. 

“Esse fomento tem permitido o desenvolvimento de uma plataforma interativa para o desenvolvimento de projetos e um modelo de negócios voltado à segurança alimentar urbana e à sustentabilidade, além de viabilizar ações estratégicas, como a articulação com redes internacionais”, afirmou Mireia Freitas. “Sobretudo porque uma das nossas metas do nosso projeto no Programa Centelha se tornou tema de um novo projeto submetido ao CNPq em parceria com Agrosavia na Colômbia e UK Urban Agritech no Reino Unido”, completou.

A comitiva brasileira foi recebida pela diretora do Jardim Botânico, Dra. María Claudia García Dávila, pelo coordenador de Agricultura Urbana, Engenheiro, Wilson Rodríguez, e sua equipe: Andrea Lozano, Claudia Veloza, Solangie Parrado e Nubia Cruz.  

Ao final da visita, foram iniciadas as tratativas para firmar acordos de cooperação entre Brasil e Colômbia, com o objetivo de desenvolver projetos voltados à agricultura urbana sustentável e ao fortalecimento da segurança alimentar em territórios urbanos dos dois países.

Sobre o Programa Centelha

O Programa Centelha é uma ação do Governo Federal voltada ao incentivo do empreendedorismo inovador. A iniciativa oferece suporte técnico, capacitação e financiamento para viabilizar a transformação de ideias em negócios de sucesso, com ênfase no desenvolvimento de produtos, processos ou serviços com caráter inovador. 

No Tocantins, o programa é executado pela Fapt, em parceria com a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com a parceria da Fundação Certi, e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

Fonte: FAPT (Por Adla Gonçalves/Governo do Tocantins)

Leia também

Em 13/08/2025

Pesquisa da UFMT estuda uso de amêndoa de castanha de caju-do-cerrado na produção de bebidas vegetais fermentadas e pastas cremosas

Um projeto de pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que recebe apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), investiga o potencial da amêndoa de castanha de caju-do-cerrado na formulação de novos alimentos vegetais. Segundo o coordenador do projeto, doutorando Cézar da Silva Guerra, do Programa de Pós-Graduação […]

Em 13/08/2025

Fapema e Secti lançam edital para a seleção de monitores para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Maranhão 2025

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) está com inscrições abertas para a seleção de monitores que irão atuar na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) Maranhão 2025. O prazo vai até o dia 29 de agosto e as inscrições devem ser feitas exclusivamente on-line pelo […]

Em 13/08/2025

Fapesc e Unoesc inauguram laboratórios de pesquisa avançada em Videira e Joaçaba, estruturados com fomento de R$ 7,3 milhões do Governo de Santa Catarina

A pesquisa avançada nas áreas de Ciências Agrárias, Saúde Coletiva, Ciências Biológicas e Engenharia ganharam quatro novos espaços com tecnologia de ponta estruturados com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina. Na segunda-feira, 4, foram inaugurados laboratórios multiusuários nos campi da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) em Videira e em Joaçaba. Juntos, […]