| Em 12/08/2024

Projetos apoiados pela Fapitec/SE expõem resultados em mostra de ciências do Atheneu Sergipense

Feira realizada em parceria com a Seduc recebeu expositores de diferentes escolas da Rede Pública Estadual de Educação(Foto: Divulgação)

Projetos científicos financiados pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), integraram o quadro de expositores da 10ª Mostra Atheneu de Ciências (Mostrac), sediada no Centro de Excelência Atheneu Sergipense. Realizada na sexta-feira, 2, a feira recebeu estudantes, professores e público externo.

De acordo com os organizadores, a feira científica tem como objetivo primordial a promoção e o incentivo à produção de pesquisa e ciência entre os alunos, proporcionando assim um espaço de apresentação de resultados. Neste ano, a Mostrac foi aceita como filiada de feiras científicas de abrangência nacional como a Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia em Pernambuco (Fenecit) e a Feira Brasileira de Iniciação Científica em Santa Catarina (Febic).

O estudante Caio Matheus Lobo, que cursa o ensino médio no Centro de Excelência Atheneu Sergipense, apresentou o resultado do desenvolvimento de esponjas biodegradáveis utilizando fibra de coco e pontuou a relevância do projeto. “Nós estamos conscientizando Aracaju, trazendo algo sustentável e biodegradável para a nossa cidade. Nós estamos vivendo o agora, mas precisamos pensar no futuro”, salientou.

“Hoje a mostra nos orgulha muito, porque nós temos escolas aqui do estado todo e agentes financiadores como a Fapitec/SE e a Seduc, então os alunos conseguem ver o significado de suas escolas. A escola abre portas para o mundo”, declarou o diretor do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, Daniel Lemos.

Outro projeto apresentado durante o evento foi desenvolvido por estudantes do Centro de Excelência Hamilton Alves Rocha, de São Cristóvão. O trabalho desenvolvido pelos alunos do Programa Institucional de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr) teve como principal objetivo a aplicação de esponjas verdes adsorventes na indústria têxtil.

Para o diretor-presidente da Fapitec/SE, Alex Garcez, iniciativas como a 11° Mostrac são fundamentais para a difusão da ciência sergipana. “São projetos de iniciação científica, pensados e executados por jovens interessados pela ciência. A escola deve ser o espaço que oportuniza o primeiro contato com a pesquisa e nós, enquanto fundação, ficamos orgulhosos em ver tantos resultados”, explanou.

“É extremamente gratificante ver de perto os projetos desenvolvidos por esses jovens pesquisadores com o auxílio de seus professores. Visualizamos propostas promissoras e sustentáveis que são fruto do apoio promovido pelo Governo do Estado”, destacou a diretora técnica da Fapitec/SE, Carla Guimarães.

Apoio

Além da participação de projetos apoiados pela Fapitec/SE, a realização da Mostac também conta com apoio da Fundação, a partir da execução do Programa de Apoio a Realização de Feiras de Ciências na Rede Pública Estadual de Educação (edital n° 22/23), que conta com a parceria da  Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc).

O secretário da Seduc, Zezinho Sobral, destacou a contribuição da Fapitec/SE para a educação sergipana. “A Fapitec/SE é um agente catalisador dos processos, e tem a oportunidade de incentivar os nossos jovens à geração de ciência, à produção de novas tecnologias, e o estímulo e capacitação ao estudo. Isso tem consequências no aprendizado e os tornam mais eficientes nas suas ações pedagógicas”, pontuou.

“Todo investimento no setor de ciência, tecnologia e inovação tem um impacto social significativo, e isso é um combustível que impulsiona a cadeia científico-tecnológica do estado de Sergipe”, alegou o secretário da Sedetec, Valmor Barbosa.

Fonte: FAPITEC (Por: Ascom Fapitec)

Agência de Notícias do CONFAP

Leia também

Em 20/11/2024

Projeto que documenta o patrimônio arqueológico de Roraima é selecionado para a Iniciativa Amazônia+10

Roraima abriga tesouros que, por vezes, permanecem ocultos no solo amazônico. Neste contexto, o Dia da Cultura e Ciência, comemorado na terça-feira, 5, reforça a preservação do conhecimento local por intermédio do projeto “Inventário e Documentação do Patrimônio Arqueológico de Roraima”. Fomentado pela Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima) por meio […]

Em 19/11/2024

Goiás inaugura Centro de Excelência em Segurança Hídrica do Cerrado na UEG

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), em parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG), lançou o Centro de Excelência em Segurança Hídrica do Cerrado (Cehidra Cerrado), o oitavo do estado. Com sede no Câmpus Central da UEG, em Anápolis, o projeto conta com um investimento de R$ 15 milhões […]

Em 19/11/2024

Fapergs e IEL lançam o Programa Cientista na Indústria

Na segunda-feira (04) a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) em parceria com o Núcleo Regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), lançou o edital Programa Cientista na Indústria, com o objetivo de selecionar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), com a inserção de recursos humanos nas indústrias […]

Em 19/11/2024

Governo da Paraíba lança edital do Circuito Game Dev Quest e incentiva entusiastas e desenvolvedores de jogos digitais

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) e em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), lançou, na terça-feira (12), o edital do Game Dev Quest, um circuito voltado para o desenvolvimento de jogos digitais independentes (jogos indie). […]

Em 19/11/2024

Energia Limpa: Investimentos da FAPEMA aceleram pesquisas em fontes renováveis

O Governo do Maranhão, por meio da FAPEMA, está impulsionando a diversificação energética e a sustentabilidade com investimentos significativos em pesquisas sobre energias renováveis. O apoio ao Instituto Nacional de Energias Oceânicas e Fluviais (INEOF), sediado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), está fortalecendo o desenvolvimento de tecnologias para explorar energias renováveis de origem marinha […]

Em 19/11/2024

Presidente do CONFAP é eleito membro da Academia Mundial de Ciências (TWAS) 

A Academia Mundial de Ciências para o Avanço da Ciência nos Países em Desenvolvimento (TWAS, na sigla em inglês) anunciou na quinta-feira (14), seus novos membros eleitos para tomarem posse a partir de 1º de janeiro de 2025.  Entre os 74 novos membros eleitos está o presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo […]