
O Programa Centelha, iniciativa nacional que incentiva a transformação de ideias inovadoras em negócios com potencial, lançou na última semana uma capacitação online e gratuita voltada para empreendedores que desejam se preparar para os editais da nova edição do programa. Desenvolvida em parceria com a Fundação Wadhwani, a Trilha Pré-Centelha possui duração de três semanas e tem como objetivo principal ensinar os participantes a elaborarem um pitch deck, apresentação estruturada que comunica o valor da ideia e pode aumentar as chances de sucesso nos editais do Centelha 3.
Em sua terceira edição, o programa Centelha possui alcance nacional, investimento de R$ 155 milhões e expectativa de apoiar mais de 1.100 projetos. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e a Fundação CERTI.
A Trilha Pré-Centelha será oferecida de forma contínua, em turmas que devem ocorrer até março de 2025, com expectativa de formar pelo menos cinco grupos nesse período. As inscrições são permanentes e os participantes são alocados nas turmas de acordo com a data em que se inscreveram, garantindo que novas oportunidades surjam regularmente.
As atividades são realizadas com conteúdo flexível para que cada participante possa aprender no seu ritmo. Encontros ao vivo com mentores especialistas complementam a experiência, e todas as atividades ficam gravadas para acesso posterior. “Essa é uma oportunidade para quem quer se preparar antes da abertura dos editais do Centelha 3, em qualquer região do país. Mesmo quem nunca empreendeu pode participar e aprender a apresentar sua proposta de forma clara e convincente”, destaca Priscila Procópio, coordenadora de projetos do Centro de Empreendedorismo Inovador da CERTI.
Sobre o Centelha
O Programa Centelha incentiva a transformação de ideias inovadoras em negócios com potencial de impacto econômico e social. Voltado a pessoas físicas, oferece capacitações empreendedoras e recursos financeiros. Em sua terceira edição, o programa chega a todos os 26 estados e ao Distrito Federal, com investimento de R$ 155 milhões e expectativa de apoiar mais de 1.100 projetos em todo o país. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e a Fundação CERTI. Em duas edições, o programa já apoiou mais de 1.640 startups e envolveu mais de 65 mil empreendedores em todo o Brasil.
Fonte: Programa Centelha (Por: Assessoria de Comunicação do Programa Centelha)