A Academia Mundial de Ciências para o Avanço da Ciência nos Países em Desenvolvimento (TWAS, na sigla em inglês) anunciou na quinta-feira (14), seus novos membros eleitos para tomarem posse a partir de 1º de janeiro de 2025.
Entre os 74 novos membros eleitos está o presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), Odir Dellagostin. Também foram eleitos outros 9 cientistas brasileiros, são eles: Celia Regina Carlini (UFRGS); Milena Botelho Pereira Soares (Fiocruz); Paulo Saldiva (USP); Maria Valnice Boldrin Zanoni (Unesp); Francisco de Assis Tenório de Carvalho (UFPE); Ricardo Ivan Ferreira da Trindade (USP); Maria Aparecida Soares Ruas (USP); Antonio José Roque da Silva (CNPEM) e Marcelo Knobel (Unicamp).
Odir Dellagostin
Odir Dellagostin é presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). É formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) (1989), tem doutorado em Biologia Molecular pela University of Surrey – Inglaterra (1995) e pós-doutorado pela mesma Universidade (1997). É professor da UFPel desde 1997 e pesquisador nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 2007. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Tem experiência na área de Biologia Molecular, atuando principalmente no desenvolvimento de vacinas recombinantes. Já publicou mais de 250 artigos científicos. Orientou mais de 60 teses e dissertações. Foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, membro do Comitê Assessor de Veterinária do CNPq e coordenador da área de Biotecnologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), integrando o Conselho Técnico-Científico da CAPES de 2014 a 2018. É também membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), do Conselho Deliberativo do CNPq e preside o Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).
Sobre a TWAS
A Academia Mundial de Ciências para o Avanço da Ciência nos Países em Desenvolvimento (TWAS) foi fundada em 1983 por um distinto grupo de cientistas dos países em desenvolvimento, sob a liderança de Abdus Salam, o físico paquistanês e ganhador do Nobel (1979). Os cientistas compartilhavam a crença de que as nações em desenvolvimento, ao construir força na ciência e engenharia, poderiam construir o conhecimento e a habilidade para enfrentar desafios como a fome, as doenças e a pobreza.
Com a eleição dos novos membros a partir de 1º de janeiro de 2025, o número total de associados à TWAS passa a ser de 1.444 cientistas.
Acesse aqui a lista completa de novos membros da TWAS
Assessoria de Comunicação do CONFAP