A Elsevier e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério da Educação (CAPES/ MEC), realizam a sexta edição do Prêmio CAPES-Elsevier, no dia 6 de novembro, no Edifício da CAPES, em Brasília. O reconhecimento consagra 15 pesquisadoras que se destacaram pela sua contribuição de impacto em diferentes áreas de conhecimento no período de 2019 a 2023.
De acordo com o último relatório sobre equidade de gênero na pesquisa, publicado pela Elsevier (Progress Toward Gender Equality in Research & Innovation – 2024), o Brasil é o terceiro país com maior participação feminina na pesquisa, atrás apenas da Argentina e de Portugal. O percentual de mulheres entre os autores de publicações científicas no país passou de 38%, para 49%, em 2022.
O relatório, bem como os infográficos complementares, estão disponíveis na página: Gender and Diversity in Research | Elsevier e serão discutidos durante o evento de premiação.
Para a edição vigente do prêmio, as vencedoras foram selecionadas a partir do indicador de citações ponderadas por disciplina, que mede o impacto de um trabalho em relação a outros do mesmo tipo (i.e.: artigos são comparados com artigos), da mesma disciplina e do mesmo ano de publicação, extraído da ferramenta de avaliação de produção científica e de métricas, SciVal, da Elsevier. Os dados foram exportados de acordo com a atualização do dia 25/09/2024. Além do indicador, foi analisado o número mínimo de 5 publicações na disciplina indicada nos últimos 5 (cinco) anos (2019-2023).
As pesquisadoras são:
Região Norte
- Exatas: Josiane Santana Monteiro
- Médicas: Mayla Gabriela Silva Borba
- Humanas: Flávia Regina Capellotto Regina Costa
Região Nordeste
- Exatas: Tatiana Baptista Gibertoni
- Médicas: Nicole Leite Galvão-Coelho
- Humanas: Fernanda X. Palhano-Fontes
Região Centro-Oeste
- Exatas: Symone Gomes Soares Alcalá
- Médicas: Ana Maria Nogales Vasconcelos
- Humanas: Jéssica E.M. Farias
Região Sudeste
- Exatas: Tabata Aira Ferreira
- Médicas: Alessandra Carvalho Goulart
- Humanas: Patrícia Vanzella
Região Sul
- Exatas: Sandra C. Müller
- Médicas: Maria Inês Schmidt
- Humanas: Mary Rute Gomes Esperandio
Sobre o Portal de Periódicos da CAPES
O Portal de Periódicos da CAPES é um dos maiores acervos científicos virtuais do mundo. Reúne e disponibiliza conhecimento científico de alta qualidade, assinado junto a editores e sociedades científicas internacionais para professores, pesquisadores, funcionários e alunos das instituições participantes. Atualmente, há mais de 40 mil títulos com texto completo, 74 bases referenciais, dez bases exclusivas para patentes, mais de 280 mil documentos eletrônicos, além de normas técnicas, enciclopédias, estatísticas e conteúdo audiovisual. O Portal ainda oferece conteúdo gratuito selecionado, como bases de livre acesso, periódicos nacionais com boa classificação no Programa Qualis-CAPES, além dos resumos de teses e dissertações defendidas no país desde 1987.
Sobre a Elsevier
Como líder global em informações e análises, a Elsevier ajuda pesquisadores e profissionais de saúde a avançarem na ciência e a melhorarem os resultados em saúde para o benefício da sociedade, há mais de 140 anos. Soluções digitais como ScienceDirect, Scopus, SciVal, ClinicalKey e Sherpath apoiam o gerenciamento estratégico de pesquisa, desempenho de P&D, suporte a decisões clínicas e educação em saúde. São mais de 2.700 periódicos digitalizados, incluindo The Lancet e Cell, e mais de 43 mil títulos de e-books e obras de referência icônicas, como Gray’s Anatomy. A Elsevier Foundation e o Conselho Consultivo de Inclusão e Diversidade trabalham em parceria com diversas partes interessadas para promover a inclusão e a diversidade na ciência, pesquisa e saúde nos países em desenvolvimento e em todo o mundo. A Elsevier faz parte da RELX, um fornecedor global de ferramentas de análise e decisão baseadas em informações para clientes profissionais e empresariais.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Elsevier