| Em 18/11/2022

Pesquisa publicada como e-book aborda inovação na gestão do Sistema Único de Assistência Social do Rio Grande do Norte

E-book é resultado do primeiro projeto de pesquisa e inovação que a FAPERN firmou com um órgão do executivo estadual no governo da professora Fátima Bezerra

Próximo de completar quatro anos da nova gestão estadual e na mesma semana que a Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte completa 19 anos, a FAPERN resgata o primeiro edital publicado para inovação da gestão pública. O resultado do projeto, que inovou a gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), foi publicado como e-book e está disponível gratuitamente no catálogo das Edições UERN.

Fruto de um acordo de cooperação firmado com a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS), o e-book titulado “Inovação na Gestão do Sistema Único de Assistência Social do Estado do RN contou com a equipe técnica de coordenação e 12 pesquisadores bolsistas, que produziram, ao todo, 14 artigos científicos a partir dos dados e resultados das metodologias aplicadas.

De acordo com a diretora-presidenta da FAPERN, professora Lúcia Pessoa, tanto o edital de inovação do SUAS quanto o edital que possibilitou a publicação do material como e-book são resultados de uma gestão ativa e eficiente, motivada pela atenção e zelo da governadora Fátima Bezerra com a ciência norte-rio-grandense.

“O Governo do Estado reconhece a importância da FAPERN para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte por meio das pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação. Por esse motivo, desde 2019, a nossa Fundação se reergueu e vem se fortalecendo a cada dia, com novos editais publicados”, esclareceu a diretora-presidenta da FAPERN.

O e-book é resultado do primeiro projeto de pesquisa e inovação que a FAPERN firmou com um órgão do executivo estadual no governo da professora Fátima Bezerra, é o que destacou a secretária da SETHAS, Iris Oliveira.

Segundo a secretária, este projeto foi realizado através do envolvimento de pesquisadores-bolsistas e de uma qualificada equipe de coordenadores da SETHAS e da FAPERN, que trouxeram inovação e, dessa forma, fortaleceram a gestão estadual do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no RN.

Iris Oliveira ressalta os desafios vividos em 2019 no âmbito da gestão estadual do SUAS no RN, mas também do entusiasmo e esperança presente na disposição dos dirigentes dos dois órgãos para cumprir a determinação da governadora com relação aos projetos e propósitos das duas pastas.

“Muita gratidão a todos que estiveram diretamente envolvidos, tanto na equipe da FAPERN, como na equipe da Política de Assistência Social, na SETHAS. De modo especial, quero agradecer a nossa coordenadora de Estudos e Projetos da SETHAS no período 2019-2021, Elizangela Cardoso, a qual contribuiu decisivamente para entregarmos, agora, este produto à sociedade potiguar e a todos que na gestão pública se interesse pelo SUAS e uma política de Assistência Social como Direito Social”, complementou a secretária.

No prefácio do e-book, a equipe organizadora do projeto afirma que a iniciativa do Governo do Estado, por meio da FAPERN e da SETHAS, foi ousada e que resultou na inovação em tecnologias sociais e de gestão da Política e Programas do Sistema Único de Assistência Social. Para eles, essa parceria reafirma o compromisso do Governo do Estado com o aperfeiçoamento da gestão.

FAPERN em novo momento

Buscando reerguer e fortalecer a Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (FAPERN), a nova gestão traçou metas e objetivos, até o término de 2022, para colocar a Fundação em novo momento.

As ações foram disponibilizadas no planejamento estratégico do Plano Plurianual 2019-2022.

 

Acesse o e-book aqui.

 

Fonte: FAPERN (Por Ascom Fapern)

 

SIGA O CONFAP NAS REDES SOCIAIS:  

    

Leia também

Em 16/05/2025

Pesquisa apoiada pela Fapesq destaca a importância em refletir e agir contra o racismo na infância

Projeto de pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) mapeou, analisou e propôs caminhos para o enfrentamento do racismo nas práticas educativas voltados, sobretudo, à formação de profissionais da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, no estado da Paraíba. A pesquisa integrou o Programa Primeiros Projetos – PPP, com apoio do Governo […]

Em 15/05/2025

Com mais de R$ 107 milhões, Governo de Santa Catarina apoia a formação de novos mestres, doutores e pós-doutores

O incentivo do Governo de Santa Catarina à formação de mestres, doutores e pós-doutores para colaborar com o desenvolvimento do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) do Estado ultrapassou R$ 107 milhões com o lançamento de três editais pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) nesta semana. […]

Em 15/05/2025

Startup NE comemora impacto na criação de 600 negócios inovadores no Nordeste

Criado com o propósito de posicionar o Nordeste no mapa global da inovação, o programa Startup NE, ao final de dois ciclos, comemora a criação de 600 novos negócios inovadores na região. Ao todo, a iniciativa regional já fomentou mais de 3.500 negócios inovadores, com investimento de mais de 91 milhões de reais, contribuindo para […]

Em 14/05/2025

Pesquisa financiada pela Fapeal desvenda a evolução genética do vírus chikungunya em Alagoas

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) tem sido protagonista na transformação da ciência local por meio de programas que conectam conhecimento, inovação e saúde pública. Um exemplo dessa atuação estratégica é o projeto intitulado “Epidemiologia molecular do vírus chikungunya em regiões endêmicas do estado de Alagoas”, finalizado em fevereiro de […]

Em 16/05/2025

Chamada Academia-Industry Training promove intercâmbio entre empreendedores brasileiros e suíços ligados a inovação

A Swissnex no Brasil, em colaboração com a Universidade de St.Gallen (HSG), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico (CNPq) e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançaram o programa para pesquisadores brasileiros e suíços “Academia-Industry Training”. O AIT é organizado pela Swissnex in Brazil e a Leading House for the Latin […]