A Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN), em parceria com o Sebrae/RN, vai fomentar iniciativas inovadoras nas regiões do Seridó e Oeste do Estado do Rio Grande do Norte. O convênio foi assinado na quinta-feira (8), em solenidade no auditório da Governadoria, e tem por objetivo selecionar 50 empresas com ideias inovadoras das áreas de turismo e moda para receberem um aporte financeiro e consultoria para o desenvolvimento de um projeto. O evento contou com a participação da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, do diretor-presidente da FAPERN, Gilton Sampaio de Souza, e de dirigentes do Sebrae/RN.
A parceria entre FAPERN e Sebrae/RN estabelece o “Programa de soluções inovadoras para as cadeias produtivas do turismo, da indústria têxtil e da economia criativa nas regiões Oeste e Seridó do Rio Grande do Norte”, uma iniciativa de suma importância para promover o desenvolvimento econômico e social no interior do Estado. Serão selecionados 50 empreendedores de micro e pequenas empresas para receberem capacitações e mentorias, além do aporte de 13 mil reais para o investimento em projetos inovadores.
De acordo com o Diretor-Presidente da FAPERN, Gilton Sampaio de Souza, o convênio faz parte de um conjunto de ações coordenadas para fomentar o desenvolvimento regional no Rio Grande do Norte, pautadas no planejamento plurianual do estado, que detectou a histórica desigualdade entre os investimentos realizados na capital e no interior. “O Oeste e o Seridó do Estado são duas regiões com muito potencial de desenvolvimento, mas pouca indústria e índices de IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] baixos, por isso há maior necessidade de apoio governamental”, explicou Souza.
O programa terá 24 meses de duração e contará com 800 mil reais, sendo 400 mil provenientes da FAPERN, que virão do Fundo Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDET) e os outros 400 mil alocados pelo Sebrae/RN.
O lançamento do edital está previsto para outubro e trará todas as informações necessárias para participação dos interessados. Acompanhe o site da FAPERN (fapern.rn.gov.br) e do Sebrae/RN (sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/rn).
Fonte: FAPERN (Por Ascom Fapern, com acréscimos)
SIGA O CONFAP NAS REDES SOCIAIS: