A Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) participa da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), pelo segundo ano, com o Pavilhão da Ciência, Tecnologia e Inovação no Agro (Pavilhão CT&I).
O Pavilhão conta com uma programação inovadora, que visa popularizar a ciência por meio da divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas por pesquisadores/as apoiados em Editais da Fundação.
Com intuito de fomentar e reforçar a necessidade do Ecossistema de Inovação, o Pavilhão reúne oito Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT&Is), que apresentam em seus estandes ações educacionais e tecnológicas implementadas por seus pesquisadores, um estande da Companhia de Mineração do Tocantins – Mineratins, além de três espaços de interação tecnológica.
Nos auditórios que levam os nomes Johanna Dobereiner (uma das cientistas que contribuiu para que o Brasil se tornasse o maior produtor de soja) e Enoch Borges de Oliveira Filho (primeiro pesquisador brasileiro a receber prêmio internacional de embriologia e reprodução animal), está sendo realizado uma série de exposições de projetos voltados à Bioeconomia do Estado. Dentre eles estão a Carteira de Projetos da Rede de Desenvolvimento Regional – REDE DESER vinculados ao Centro de Desenvolvimento Regional Sul (CDR Sul) e o Inova Amazônia – Módulo Tração parceria FAPT/SEBRAE. Estão sendo apresentados ainda, resultados das pesquisas desenvolvidas por pesquisadores/as vinculados aos Editais da Pesquisa Agropecuária (parceria FAPT/SEAGRO), Meio Ambiente (parceria FAPT/NATURATINS).
Serão apresentados mais de 100 resultados de pesquisas realizadas, assim como também, mesas redondas, oficinas de apresentação das metodologias implantadas nos Centros de Desenvolvimento Regional (CDRs), lançamento da segunda fase do Edital – Rede de Desenvolvimento Regional do Tocantins (REDE DESER), assinatura de Carta Compromisso referente aos recursos Minerais do Tocantins em parceria com CNPq, a construção do plano de ação do Pacto pela Inovação entre outras.
Novidades Tecnológicas
Visando fomentar experiências inovadoras, e buscando aproximar contato da sociedade com a pesquisa científica de maneira ainda mais atraente e tecnológica, o Pavilhão CT&I no Agro, conta com três espaços interativos, sendo eles o Floresta Encantada, o Cerrado Animado e o Planetário Antares.
A Floresta Encantada é um espaço que proporciona aos visitantes uma experiência imersiva em realidade virtual (óculos de VR) que permite a interação do espectador com elementos marcantes da cultura, da fauna e da flora tocantinense.
O Cerrado Animado, é uma instalação de desenho digital animado que permite a participação do público (por meio de tablets) na ilustração de um cenário vivo (telão de LED) e em constante transformação.
O Planetário Antares, permite aos visitantes do pavilhão uma experiência imersiva em conteúdos de astronomia e outras ciências naturais.
A proposta é que essas interações tecnológicas proporcionem ao público elementos das riquezas naturais do Tocantins, como um dos fatores relevantes para o sucesso da Bioeconomia no Estado.
“Buscamos com estas interações sensibilizar a população quanto à valorização dos saberes imemoriais dos nossos povos originários na preservação da natureza e no desenvolvimento agrícola do Tocantins. A proposta é que a programação de todo o Pavilhão destaque a importância do conhecimento científico para uso das agrotecnologias de maneira sustentável, colocando a pesquisa como elemento motriz do desenvolvimento tecnológico do Estado”, pontuou a presidente da Fapt, Maria Eulessandra Castilho.
Para ter acesso a programação geral do Pavilhão, ou agendar uma visita guiada, clique aqui.
Agrotins 2024
A Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024), que começou no dia 14 e segue até o dia 18 de maio, é considerada a mais importante da região Norte do País. O tema Bioeconomia será tratado como uma abordagem inovadora para impulsionar a produção agrícola de forma sustentável.
“A Bioeconomia representa um caminho promissor para o desenvolvimento socioeconômico e, no Tocantins, um Estado rico em biodiversidade, ela assume um papel ainda mais relevante e é através do conhecimento científico e da aplicação de novas tecnologias que podemos criar produtos e serviços mais sustentáveis e eficientes”, reforçou a presidente da Fapt, Maria Eulessandra Castilho.
Realização
A Agrotins é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agronegócio, instituições e órgãos públicos, de pesquisa e educacionais.
Fonte: FAPT (Por: Najara Barros/ Governo do Tocantins, com adaptações)