A Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) celebrou, na segunda-feira (24), 56 anos de história. A celebração foi realizada durante a 75ª Reunião Anual da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que acontece de 23 a 29 de julho, em Curitiba, no campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Em meio a celebração, foi realizada a cerimônia de reinstalação e 1ª reunião do Conselho Consultivo da empresa, com a posse dos novos conselheiros. Serão ao todo 60 representantes, entre titulares e suplentes, de setores da academia, indústria, governo, instituições de CT&I, associações de classe, empresas estatais, fundações, e conselhos nacionais de ciência e tecnologia e empregados da Finep. O colegiado foi nomeado pela Ministra da Ciência, Tecnologia & Inovação, Luciana Santos, pela Portaria 7.249 do MCTI, de 20/7/2023.
“O Conselho é de fundamental importância para assessorar a gestão da empresa na construção de suas diretrizes, estratégias e prioridades”, disse Celso Pansera, presidente da Finep e do Conselho Consultivo.
O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) possui cadeira no Conselho Consultivo da Finep e será representado por Fábio Guedes Gomes, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) e diretor regional Nordeste do CONFAP e por Denio Rebello Arantes, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES).
Finep
A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) foi criada em 24 de julho de 1967, através do Decreto-Lei nº 61056. A empresa tem por objetivo promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à Ciência, Tecnologia e Inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas.
*Com informações da Finep
SIGA O CONFAP NAS REDES SOCIAIS: